A Primeira Oração: Por que o homem começou a invocar a Deus

Desde os capítulos iniciais da Bíblia, Deus deixa claro que a humanidade foi criada para desfrutar a vida com Deus, para experimentar o brilho de sua presença e ouvi-lo falar “de perto”.

Adão e Eva andaram com Deus no jardim, que o próprio Deus providenciou para esse propósito. E eles são encarregados de transformar toda a criação em um lugar onde Deus possa ser conhecido e desfrutado (Gênesis 1:28 e 2:15–16 ). Relacionar-se com Deus, para eles, era natural e desimpedido. Após os eventos de Gênesis 3 , é claro, tudo fica muito mais difícil.

O grande plano de Deus para seu povo e seu mundo permanece o mesmo, mas de repente o caminho para Deus está cheio de obstáculos, à medida que a facilidade de se relacionar com Deus é substituída pela luta. Na verdade, não está totalmente claro como nossos primeiros pais devem se relacionar com Deus ao deixar o jardim agora inacessível para trás ( Gênesis 3:24 ). A tarefa que eles foram comissionados a fazer em Gênesis 1:28 permanece, mas agora será enfrentada contra a natureza de uma criação quebrada e sem a presença imediata do Criador. O que nos leva a Gênesis 4 .

1 – Primeira Oração Registrada

Após a exclusão do casal original do Éden, a narrativa salta imediatamente para o nascimento de Caim e depois Abel. A nota intrigante de Gênesis 3:15 nos fez esperar um indivíduo que seja capaz de desfazer o caos recém-criado do pecado.

Ambos os irmãos são retratados trazendo oferendas a Deus (a consciência de nossa obrigação para com aquele que nos fez permanece intacta), mas os eventos violentos que se seguem fazem pouco além de mostrar que a esperança da humanidade deve ser encontrada em outro lugar – e, no entanto, notavelmente, Deus continuou a falar ao seu povo. O mal de Caim rapidamente fica fora de controle, quando ele se estabelece em uma cidade ( Gênesis 4:17 ), em vez de continuar a “encher a terra e subjugá-la”, e então cria uma dinastia de homens autossuficientes, culminando na brutalidade de Lameque, que se gaba de suas esposas que, se alguém mexer com ele, ele exigirá uma vingança desproporcional ( Gn 4:24 ).

Neste ponto da narrativa trágica, encontramos estas palavras:

E Adão conheceu sua esposa novamente, e ela deu à luz um filho e chamou seu nome Sete, pois ela disse: “Deus designou para mim outro descendente em vez de Abel, pois Caim o matou”. Sete também nasceu um filho, e ele chamou seu nome Enos. Naquela época as pessoas começaram a invocar o nome do Senhor. ( Gênesis 4:25-26 )

Inicialmente, Gênesis 4:25 aumenta nossas esperanças. Caim e Abel não serão os únicos herdeiros de Adão – há outro filho , Sete. As próprias palavras de Eva, destacando que ele é outro “descendente” (mesma palavra em Gênesis 3:15 ), nos levam a esperar mais detalhes e, esperançosamente, um contraponto brilhante à escuridão de Caim e sua linhagem. No entanto, não temos detalhes sobre Sete. Ele nasce, e então sua única contribuição para o desdobramento do plano de Deus é gerar um filho, Enos.

Como seu pai, Enos não contribui para a narrativa além de fornecer um descendente. Tudo isso torna duplamente intrigante quando o nascimento de Enos leva as pessoas a começarem a invocar o nome do Senhor, aparentemente pela primeira vez.

2 – Por que orar agora?

A frase “naquele tempo” nos primeiros cinco livros da Bíblia tende a introduzir incidentes significativos (por exemplo, Gênesis 12:6 ; 38:1 ; Deuteronômio 1:9 ). Nesse caso, a natureza marcante da ação (invocar o nome do Senhor) é mais um sinal de que algo importante está acontecendo. Mas é intrigante – o que poderia ter ocasionado esse “novo começo” no relacionamento da humanidade com Deus?

Sete nasce, mas não faz mais nada. Agora que Enos nasceu e, da mesma forma, parece não haver nada de notável em seu nascimento. Então, o que devemos fazer com isso? O que os levou a buscar a Deus dessa maneira agora?

É teoricamente possível que isso seja simplesmente uma nota cronológica. Dado o fato, no entanto, de que nenhuma palavra é desperdiçada nos capítulos iniciais da Bíblia, e cada frase parece carregada de significado para o desenrolar da narrativa, isso parece altamente improvável. Em vez disso, parece que começar a “invocar o nome do Senhor” é a resposta certa ao fato de que Caim e Abel, Sete e Enos apareceram, mas ainda não há sinal da prometida Serpente. Esmagador de Gênesis 3:15 . A espera – e o apelo a Deus para agir – começou.

Ao olharmos para as orações em toda a Bíblia, torna-se cada vez mais evidente que elas são dominadas por esta única preocupação: ver Deus agir para cumprir suas promessas à medida que avança seu plano de redenção em nosso mundo. Isso não quer dizer, é claro, que nosso relacionamento com Deus possa ser reduzido a isso. Há muitas atividades que somos convidados ou ordenados a participar como parte de nosso relacionamento com Deus (como louvor, arrependimento, intercessão, lamento ou agradecimento).

Quando se trata de oração, no entanto, a Bíblia parece ter um foco muito mais restrito do que normalmente permitiríamos. A oração é um meio de comunhão com Deus, mas muito mais frequentemente é simplesmente pedir a Deus para fazer o que ele prometeu fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *