Amor em busca de compreensão

A linguagem humana nunca é totalmente adequada para comunicar a vida pessoal. Como me sinto quando vejo crianças próximas deixando sua infância para trás não pode ser totalmente transmitido por palavras. Mas ainda tentamos. Nós gaguejamos. Usamos metáforas (é como jogar coisas ao mar em uma viagem). Escrevemos poemas e canções. A inadequação da linguagem só é superada por sua indispensabilidade. O que mais temos? Inadequado não significa inútil. A linguagem pode não carregar tudo o que existe, mas o que ela carrega pode ser verdadeiro e valioso.

Assim com falar sobre a Trindade. Sem dúvida, sempre excederá nossa plena compreensão. Sem dúvida, nossa linguagem é inadequada para transmitir essa realidade profunda. Mas a profundidade e o valor da Trindade é precisamente o motivo pelo qual devemos falar. Você não joga fora o poema de amor porque fica aquém do amor. É precioso mesmo assim. Assim é a doutrina da Trindade.

Em poucas palavras eu descreveria a Trindade assim: O Pai é Deus existindo da maneira primordial, não originada, mais absoluta. O Filho é Deus eternamente gerado pelo Pai ter uma ideia ou imagem clara e distinta de si mesmo, tanto que sua imagem ou reflexo de si mesmo é Deus – o Filho. O Espírito Santo é Deus existindo como o Espírito infinito de amor e deleite fluindo eternamente entre o Filho e o Pai.

O Pai sempre existiu. E nunca houve um tempo em que ele não tivesse uma Idéia ou Imagem perfeitamente exata e completa de si mesmo. Este é o Filho que, portanto, é igualmente eterno com o Pai. “A ideia de Deus de si mesmo é absolutamente perfeita e, portanto, é uma imagem expressa e perfeita dele, exatamente como ele em todos os aspectos; não há nada no padrão a não ser o que está na representação – substância, vida, poder ou qualquer outra coisa… As passagens bíblicas que apontam para esse entendimento de Deus o Filho são 2 Coríntios 4:4 ; Filipenses 2:6 ; Colossenses 1:15 ;Hebreus 1:3 .

Quando se diz que Deus “é amor” ( 1 João 4:7 , 16 ), devemos pensar que sempre houve duas Pessoas em Deus entre as quais o amor poderia fluir. E as Escrituras ensinam claramente que o Pai ama o Filho ( Mateus 3:17 ; Efésios 1:6 ; João 5:20 ; 17:26 ) e o Filho ama o Pai ( João 14:31 ). O amor infinito de Deus por sua própria glória ( Is 48:11 ) foi satisfeito desde a eternidade em sua contemplação de sua própria imagem gloriosa na pessoa de seu Filho.

Portanto, o Pai e o Filho nunca existiram sem um infinito deleite e amor fluindo entre eles. Não era possível que fossem indiferentes à glória um do outro. 1 João 4:12-13 mostra que o amor que Deus é (v. 7) o Espírito Santo: “Se nos amarmos uns aos outros, Deus habita em nós, e o seu amor é perfeito em nós. Nisto conhecemos que permanecemos nele… porque ele nos deu seu Espírito ”.

O Espírito de Deus é o rio de amor e deleite que flui entre Deus Pai e Deus Filho. O Espírito Santo é o esprito da Divindade. Ao responder à glória infinita um do outro, o Pai e o Filho colocam tudo o que são no ato de amor. E, portanto, o Espírito é tudo o que eles são e existe como uma Pessoa por direito próprio, mas um com o Pai e o Filho.

Nós tateamos. Nós gaguejamos. Procuramos maneiras de dizer o mistério. Por quê? Porque algo aconteceu antes. Apaixonar-se sempre precede os poemas de amor (por piores que sejam).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *