Como transformar problemas em oportunidades

A vida tem um jeito de torcer e virar em direções que nunca imaginamos. Como uma pessoa na vida corporativa que se tornou missionária e que se tornou escritora, falo com alguma autoridade sobre esse assunto. E esses são apenas os destaques.

Obstáculos, ou problemas, criaram muitas novas oportunidades em minha vida. 

Esses eventos ocorreram em minha vida antes de eu entender como “Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito para eles” ( Romanos 8:28). Tendo agora guardado alguns anos de vida, percebo que Deus permitiu que problemas em minha vida abrissem portas para oportunidades.

Nossos problemas

Problemas bombardeiam de todas as direções. Às vezes a vida simplesmente acontece – um vazamento de água inunda seu porão, o carro quebra, um ente querido morre. Outras vezes, outra pessoa causa seu problema – seu emprego foi fechado por má administração, você foi vítima de um crime ou seu cônjuge o deixou. Dentro de todos esses problemas, Deus oferece oportunidades.

Você se pergunta, porém, se as oportunidades de Deus se estendem àquelas situações em que criamos nossos próprios problemas? Enfaticamente, eu digo: “Sim!” Na verdade, acho que Deus brilha mais em tempos como esses. Através de Oséias, o profeta, Deus fala de Seu amado, porém rebelde, povo de Israel.

Mas então eu vou reconquistá-la mais uma vez. Vou levá-la ao deserto e falar com ela com ternura. Eu devolverei suas vinhas a ela e transformarei o Vale da Perturbação em um portal de esperança. ( Oséias 2:14-15 )

Que promessa espetacular Deus fez às pessoas que O desprezaram. Eles se recusaram a reconhecer Seu senhorio e transferiram sua adoração para outros deuses. Mesmo assim, a misericórdia de Deus não conhece limites. Para Seu povo rebelde – isso inclui você e eu – Deus abre uma “porta de esperança” no “Vale da Aflição”. Um “vale de problemas” implica que essas pessoas tiveram uma praga de problemas. Pior, eles trouxeram seus problemas com Deus sobre si mesmos. No entanto, Ele planejou transformar seus problemas em oportunidades cheias de esperança.

O problema da rainha Ester

Vamos nos voltar para outra pessoa cuja história Deus incluiu na Bíblia para obter informações úteis sobre como transformar problemas em oportunidades.

O problema da rainha Ester superou em muito sua autoridade e influência. Uma judia escondendo sua etnia por trás de um nome persa, ela soube que o malvado Hamã havia convencido seu marido, o rei, a assinar um decreto real para limpar o reino de todos os judeus, incluindo ela. Angustiado pelo edito, o tio de Ester, Mardoqueu, pediu que ela interviesse junto ao rei.

O problema? A rainha não tinha permissão para se aproximar do rei a menos que ele a chamasse. Esperar por uma intimação poderia condenar os judeus à extinção, mas entrar imediatamente quase certamente significaria uma sentença de morte para Ester. O que uma rainha deve fazer?

Vamos seguir Ester através de seis passos que transformaram seu problema em oportunidades.

1. Compreenda o escopo completo do problema.

Então Ester mandou chamar Hathach, um dos eunucos do rei que havia sido designado como seu ajudante. Ela ordenou que ele fosse a Mardoqueu e descobrisse o que o preocupava e por que ele estava de luto. Então Hathach saiu para Mardoqueu na praça em frente ao portão do palácio. Mardoqueu contou-lhe toda a história, incluindo a quantia exata de dinheiro que Hamã havia prometido pagar ao tesouro real pela destruição dos judeus. Mardoqueu deu a Hatach uma cópia do decreto emitido em Susa que pedia a morte de todos os judeus. Ele pediu a Hathach que mostrasse a Ester e explicasse a situação para ela. Ele também pediu a Hathach que a orientasse a ir ao rei implorar por misericórdia e implorar por seu povo. ( Ester 4:5-8 )

Às vezes, o medo ou o incômodo do confronto nos faz correr para enterrar a cabeça na duna de areia mais próxima. Mais cedo ou mais tarde, porém, os ventos levam os grãos para longe, e olhamos para cima para descobrir que o problema cresceu em vez de diminuir.

Em vez de evitar, não seria melhor aprender mais sobre o problema? 

Talvez não seja tão ruim quanto você pensa. Mesmo enquanto Ester esperava ficar fora da briga, ela enviou seu servo ao tio para investigar. Ele reuniu todas as evidências e detalhes pertinentes e relatou à rainha Ester. Com os fatos em mãos, ela poderia decidir como lidar com o problema.

Observe que Ester não minimizou o problema. Ela admitiu a terrível realidade do genocídio planejado. Da mesma forma, não devemos minimizar a gravidade de nossos problemas. Nem precisamos aplicar chavões espirituais que adoçam. Servimos a um grande Deus muito maior do que o escopo de qualquer problema que encontramos. Se subestimamos o tamanho do nosso obstáculo, também subestimamos o poder de nosso Deus.

2. Lembre-se do caráter de Deus.

Depois de avaliar as informações que seu servo obteve de Mardoqueu, Ester teve dúvidas. O perigo de se aproximar do rei sem uma convocação pairava grande em sua mente, então ela enviou uma mensagem sobre seu medo a Mardoqueu. Ele respondeu rapidamente, lembrando-a em Ester 4:14 : “Se você ficar quieta em um momento como este, libertação e alívio para os judeus surgirão de algum outro lugar, mas você e seus parentes morrerão”.

Mardoqueu conhecia Deus bem o suficiente para depender dEle para a libertação desse desastre. Ele também estava convencido de que Ester deveria arriscar ser parte da solução. Sua instrução não indicava um desrespeito insensível por sua segurança. Pelo contrário, ele amava muito sua sobrinha. É por isso que ele confiou o bem-estar dela a Deus.

A confiança de Mardoqueu provinha de tudo o que ele lembrava sobre as promessas de Deus e a fidelidade de geração após geração de judeus. Deus provou a Si mesmo para Mardoqueu, e Ele se provará a você quando você depender Dele para transformar seus problemas em oportunidades.

3. Abrace a bênção de ser chamado por Deus.

Mardoqueu ajuda Ester a superar seu medo, ajudando-a a encontrar propósito em Deus. Depois de comentar sobre o caráter de Deus em Ester 4:14, ele termina fazendo uma pergunta. “Quem sabe se talvez você tenha sido feita rainha por um momento como este?”

Você tem um propósito hoje para o qual Deus o preparou por toda a sua vida. Tudo está estabelecido por Ele para hoje. Se Deus apresenta um problema, então Ele também lhe dá a oportunidade de carregar Sua imagem e glória através dele. Hoje é o seu destino.

4. Priorize um plano.

Uma vez que Ester abraçou seu destino, ela formulou um plano. Número um da lista? Vá para Deus.

Ester não queria dar outro passo, certamente não tão perigoso quanto aproximar-se do rei, sem buscar a presença e a orientação de Deus.

Então Ester enviou esta resposta a Mardoqueu: “Vá e reúna todos os judeus de Susa e jejue por mim. Não coma ou beba por três dias, noite ou dia. Minhas criadas e eu faremos o mesmo. ( Ester 4:15-16)

Todos os judeus da cidade, incluindo Ester, uniram-se em jejuar e suplicar a Deus por Sua proteção e provisão. A oração não era uma tática para Ester. A oração a armou para a batalha. Através da oração, Deus a equipou para agir. Por meio da oração, Deus abriu uma porta de oportunidade para o problema dela.

5. Demonstre bravura.

“E então, embora seja contra a lei, entrarei para ver o rei. Se devo morrer, devo morrer”. ( Ester 4:16

As palavras de Ester soam fatalistas, mas ela acabara de se fortalecer em Deus por meio da oração. Ela sabia que sua vida sempre esteve nas melhores mãos possíveis — as de Deus.

Quando percebemos essa verdade por nós mesmos, o medo desaparece. Podemos obedecer a Sua orientação porque confiamos em Sua capacidade de transformar qualquer problema em oportunidade.

6. Siga em frente.

Os capítulos restantes de Ester contam a história dramática de como ela passou por cada parte do plano de Deus para ela. Vale a pena ler e reler. Alerta de spoiler – o rei estende o favor a Ester, ela vive e prospera, Deus interrompe o genocídio, o bandido morre e Mordecai se torna um importante oficial do palácio. Deus abriu várias portas de oportunidade através deste problema aparentemente intransponível.

Deus não faz finais felizes fáceis de fazer. Seu problema pode não ser resolvido da mesma forma que o de Ester. Partes de sua história podem continuar sendo difíceis. Mas você pode ter certeza de que Deus cumprirá Sua promessa de trazer uma boa oportunidade para você através do seu problema. Fique de olho nisso.

Nossas fraquezas mostram a força de Deus

Comecei contando alguns exemplos de meus próprios problemas que se transformaram em oportunidades. Eu não sabia na minha tenra idade quem controlava o universo. De alguma forma, eu pensei que poderia ser eu puxando todas as cordas. Eu não poderia estar mais errado.

Não temos poder para fazer “tudo cooperar para o bem”. Como poderíamos fazer algo bom com os atos mais hediondos do pecado ou os desastres naturais mais devastadores? Somente Deus detém esse nível de poder redentor através de Seu Filho Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *