Estudo de Atos 21:5 – Comentado e Explicado

Mas, passados que foram esses dias, partimos e seguimos a nossa viagem. Todos eles com suas mulheres e filhos acompanharam-nos até fora da cidade. Ajoelhados na praia, fizemos a nossa oração.
Atos 21:5

Comentário de Albert Barnes

Tinha realizado aqueles dias – Quando esses dias se passaram.

Todos eles nos trouxeram nosso caminho Eles nos assistiram. Veja a nota de Atos 15: 3 ; Romanos 15:24 nota; 1 Coríntios 16: 6 , 1 Coríntios 16:11 notas; 3 Nota de João 1: 6 . Esta era uma expressão de apego terno e de profundo interesse no bem-estar de Paulo e de seus companheiros de viagem.

Nos ajoelhamos – Veja as notas em Atos 20:36 .

Na praia – Qualquer lugar pode ser apropriado para a oração. Veja as notas em João 4: 21-24 . Deus está em toda parte e pode ouvir com facilidade a oração à beira-mar, como no templo mais magnífico. Este é um exemplo, bem como o de Atos 20:36 , em que o apóstolo evidentemente orou com a igreja sem uma forma de oração. Ninguém pode acreditar que assim derramou os desejos de seu coração ao se separar, e os recomendou a Deus em uma forma prescrita de palavras. Cenas como essa mostram mais claramente do que argumentos abstratos poderiam fazer que tal forma não fosse necessária e não fosse usada. Paulo e seus irmãos cristãos, na areia da costa do mar, derramaram as emoções jorrantes de suas almas em linguagem como as circunstâncias sugeririam, e ninguém pode ler essa narrativa de maneira desapaixonada sem acreditar que eles ofereceram uma oração extempore.

Comentário de E.W. Bullinger

E = Mas aconteceu que isso.

realizado = concluído. App-125.

e todos eles, etc. = todos com esposas e filhos, levando-nos a caminho. Grego. propempo. Veja nota em Atos 15: 3 .

filhos Grego. teknon. App-108.

nos ajoelhamos = tendo nos ajoelhado. Veja nota em Atos 7:60 .

costa . Grego. aigialos. Somente aqui, Atos 27:39 ; Atos 27:40 . Mateus 13: 2 , Mateus 13:48 . João 21: 4 .

e oramos = oramos. Grego. proseuchomai. App-134.

Comentário de John Calvin

5. Com suas esposas e filhos. Este não foi um pequeno testemunho de amor, porque eles acompanharam Paulo da cidade com suas esposas e filhos, coisa que Lucas relata, em parte para que ele pudesse elogiar a piedade deles conforme merecia; em parte para poder declarar que Paulo recebeu a honra que lhe era devida. De onde também nos reunimos, que ele pretendia nada menos do que prover sua própria mercadoria, visto que não era retido com tanta boa vontade, o que era uma isca agradável para convencê-lo a ficar. E também devemos observar o solene costume de orar em assuntos mais pesados, e que, sendo Deus certificado pelo perigo, eles são mais instigados a orar.

Comentário de Adam Clarke

Quando nós realizamos aqueles dias – Ou seja, os sete dias mencionados no versículo anterior.

E todos eles nos trouxeram o nosso caminho, com esposas e filhos – Não é provável que Paulo, Silas, Lucas, etc., tivessem esposas ou filhos com eles; e é mais natural supor que os irmãos de Tiro, com suas esposas e filhos, são os que se destinam; estes, por afeição aos apóstolos, os acompanhavam de suas casas até o navio; e a saída dos maridos, esposas e filhos mostra o interesse geral e afetuoso que a pregação e a conversa particular desses homens santos despertaram.

Ajoelhou-se na praia e orou – Como Deus preenche o céu e a terra, para que ele seja adorado em todos os lugares; também, quando as circunstâncias o exigirem, na praia e no templo. Já vimos, no caso de Lydia, que os judeus tinham prosauchas às margens do rio, etc .; e uma observação em Tertuliano parece íntima de que eles preferem esses lugares, e ao ar livre ofereceu suas petições a Deus à beira-mar: Omissis templis, por omne littus, quocumque em aperto aliquando jam preces ad coelum mittunt . Tertul. de Jejunio.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 29:11 – juntamente com os seus filhos e as suas mulheres e os estrangeiros que vivem nos seus acampamentos cortando lenha e carregando água para vocês.

Josué 24:15 – Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”.

1 Reis 8:54 – Quando Salomão terminou a oração e a súplica ao Senhor, levantou-se diante do altar do Senhor, onde tinha se ajoelhado e estendido as mãos para o céu.

2 Crônicas 20:13 – Todos os homens de Judá, com suas mulheres e seus filhos, até os de colo, estavam ali de pé, diante do Senhor.

Neemias 12:43 – E naquele dia contentes ofereceram grandes sacrifícios, pois Deus lhes enchera de grande alegria. As mulheres e as crianças também se alegravam, e os sons da alegria de Jerusalém podiam ser ouvidos de longe.

Salmos 95:6 – Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador;

Mateus 14:21 – Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

Marcos 1:40 – Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres, podes purificar-me! “

Atos dos Apóstolos 9:40 – Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: “Tabita, levante-se”. Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.

Atos dos Apóstolos 15:3 – A igreja os enviou e, ao passarem pela Fenícia e por Samaria, contaram como os gentios tinham se convertido; essas notícias alegravam muito a todos os irmãos.

Atos dos Apóstolos 17:10 – Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica.

Atos dos Apóstolos 20:36 – Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou.

Atos dos Apóstolos 20:38 – O que mais os entristeceu foi a declaração de que nunca mais veriam a sua face. Então o acompanharam até o navio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *