Estudo de Atos 5:28 – Comentado e Explicado

Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém de vossa doutrina! Quereis fazer recair sobre nós o sangue deste homem!
Atos 5:28

Comentário de Albert Barnes

Lhe ordene estritamente – Nós não o mandamos com uma “ameaça”? Atos 4: 17-18 , Atos 4:21 .

Neste nome – Em nome de Jesus.

Você encheu Jerusalém – Embora não tão desejado, esse foi um tributo honroso ao zelo e fidelidade dos apóstolos. Quando Chastens é denunciado ou perseguido, é bom que a única acusação que seus inimigos possam fazer contra eles seja o fato de terem sido distinguidos por zelo e sucesso em propagar sua religião. Veja 1 Pedro 4:16 : “Se alguém sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus a esse respeito”; também Atos 5: 13-15 .

Pretende trazer o sangue deste homem sobre nós – Trazer “o sangue de alguém” para outro é uma frase que significa manter ou provar que ele é culpado de assassinar inocentes. A expressão aqui os acusa de querer provar que eles mataram Jesus quando ele era inocente; convencer o “povo” disso, e assim enfurecê-lo contra o Sinédrio; e também para provar que eles eram culpados e expostos à vingança divina por terem matado o Messias. Compare Atos 2:23 , Atos 2:36 ; Atos 3:15 ; Atos 7:52 . Que os apóstolos “fizeram” a intenção de acusá-los de serem culpados de assassinato é claro; mas é observável que “nesta ocasião” eles não disseram nada sobre isso, e é ainda mais observável que eles não cobraram isso “exceto na presença deles”. Veja os lugares mencionados. Eles não se esforçaram para espalhar isso entre o povo, “exceto porque o povo era acessório ao crime dos governantes”, Atos 2:23 , Atos 2:36 . Suas consciências não estavam à vontade, e a lembrança da morte de Jesus lhes ocorreria imediatamente à vista dos apóstolos.

Comentário de E.W. Bullinger

comando estrito. Literalmente comando com um comando. Figura do discurso Polyptoton. App-6. Um hebraísmo.

nome. Veja nota em Atos 2:38 .

pretender. Grego. boulomai. App-102.

traga grego. epago. Somente aqui e 2 Pedro 2: 1 , 2 Pedro 2: 5 . Compare sua própria invocação em Mateus 27:25 .

isso, etc. = o sangue deste homem (Emph.)

Comentário de John Calvin

28. O sumo sacerdote impõe dois crimes à acusação dos apóstolos, pois os acusa de contumação ou teimosia (265), porque eles não obedeceram ao decreto do conselho. No segundo membro, ele trai uma consciência má, ou, pelo menos, mostra que lidou mais com assuntos particulares do que com qualquer causa pública, pois reclama que os apóstolos farão com que os sacerdotes e os escribas sejam odiados pela morte de Cristo . Veja, portanto, o que é isso que os preocupa, porque temem a vingança e o castigo do assassinato perverso. Ele finge, a princípio, doutrina; mas podemos concluir que ele não teve tanto cuidado com a doutrina. No período médio, ele acusa os apóstolos de sedição; pois ele aceita isso por algo que todos os homens, na maioria das vezes, concederam (266) que Cristo foi morto justamente. Não obstante, este é o ponto principal da acusação, de que eles não obedeceram ao mandamento dos sacerdotes. Foi uma ofensa hedionda não obedecer ao sumo sacerdote; quanto mais hediondo foi, então, desprezar toda a ordem? Mas o sumo sacerdote não considera qual é o seu dever para com Deus e a Igreja; (267) ele abusou de sua autoridade tiranicamente, como se o mesmo não estivesse sob nenhuma lei, como o Papa lida conosco neste dia; por ver que ele toma para si uma autoridade e um governo desenfreados, ele teme não nos condenar pelos cismáticos, assim que nos vê recusar seus decretos; pois ele entende as seguintes frases: “Aquele que te despreza me despreza” ( Lucas 10:16 😉 e, depois, conclui que nos rebelaremos (268) contra Deus. Mas se ele será ouvido como o embaixador de Cristo, ele deve falar pela boca de Cristo.

Agora, na medida em que ele manifesta o papel de ministro de Satanás, ele empresta autoridade, sem vergonha e cor, ao nome de Cristo; sim, a própria forma de falar usada pelo sacerdote principal prova como tiranos descuidadamente espirituais, que usurpam autoridade e senhorio que não estão sujeitos à palavra de Deus, ousam conceder liberdade a si mesmos para tentar o que lhes agrada. Com um mandamento (diz ele), mandamos. De onde vem esse rigor rigoroso, salvo apenas porque eles pensam que tudo o que deve ser recebido, sem exceção, que eles devem ordenar?

Comentário de Adam Clarke

Não te ordenamos diretamente ?? pa?a??e??? pa????e??aµe? , Com o comando não o mandamos; um hebraísmo – outra prova da precisão e fidelidade de São Lucas, que parece sempre dar o discurso de todos os homens enquanto ele o pronunciava; não a substância, mas as próprias palavras. Veja Atos 4:17 .

Não ensina com esse nome? Isto é, de Jesus como o Cristo ou Messias. Seu nome salvador e as doutrinas relacionadas a ele eram o único tema e substância de seus discursos.

Pretende trazer o sangue deste homem sobre nós – Você fala dele com o povo de modo a convencê-lo de que crucificamos um homem inocente; e que devemos, por esse motivo, ser vítimas da vingança divina ou da fúria do povo, que, pelos seus ensinamentos, você é excitante para seduzir contra nós.

Comentário de Thomas Coke

Atos 5:28 . O sangue deste homem sobre nós, isto é, o ódio e a culpa dele. Ver Mateus 27:25 .

Comentário de John Wesley

Dizendo: Não lhes ordenamos que não ensinássemos com esse nome? e eis que enchestes Jerusalém com a vossa doutrina e pretendes trazer o sangue deste homem sobre nós.

Não lhes ordenamos estritamente que não ensinássemos? – Veja a pobre astúcia dos inimigos do Evangelho. Eles fazem leis e interditam a seu gosto, que aqueles que obedecem a Deus não podem deixar de violar; e então aproveite a ocasião para censurar e punir os inocentes como culpados.

Você traria o sangue deste homem sobre nós – Uma palavra ardilosa e desagradável. Os apóstolos não desejavam acusar ninguém. Eles simplesmente declararam a verdade nua.

Referências Cruzadas

1 Reis 18:17 – Quando viu Elias, disse-lhe: “É você mesmo, perturbador de Israel? “

1 Reis 21:20 – Acabe disse a Elias: “Então você me encontrou, meu inimigo! ” “Eu o encontrei”, ele respondeu, “porque você se vendeu para fazer o que o Senhor reprova.

1 Reis 22:8 – O rei de Israel respondeu a Josafá: “Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá”. “O rei não deveria dizer isso”, Josafá respondeu.

Jeremias 26:15 – Entretanto, estejam certos de que, se me matarem, vocês, esta cidade e os seus habitantes, serão responsáveis por derramar sangue inocente, pois, na verdade, o Senhor enviou-me a vocês para anunciar-lhes essas palavras”.

Jeremias 38:4 – Então os líderes disseram ao rei: “Este homem deve morrer. Ele está desencorajando os soldados que restaram nesta cidade, bem como todo o povo, com as coisas que ele está dizendo. Este homem não busca o bem deste povo, mas a sua ruína”.

Amós 7:10 – Então o sacerdote de Betel, Amazias, enviou esta mensagem a Jeroboão, rei de Israel: “Amós está tramando uma conspiração contra ti no centro de Israel. A nação não suportará as suas palavras.

Mateus 21:44 – Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó”.

Mateus 23:35 – E, assim, sobre vocês recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês assassinaram entre o santuário e o altar.

Mateus 27:25 – Todo o povo respondeu: “Que o sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos! “

Atos dos Apóstolos 2:23 – Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Atos dos Apóstolos 3:15 – Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

Atos dos Apóstolos 4:10 – saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.

Atos dos Apóstolos 4:18 – Então, chamando-os novamente, ordenaram-lhes que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus.

Atos dos Apóstolos 5:40 – Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade.

Atos dos Apóstolos 7:52 – Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do Justo, de quem agora vocês se tornaram traidores e assassinos —

1 Tessalonicenses 2:15 – que mataram o Senhor Jesus e os profetas, e também nos perseguiram. Eles desagradam a Deus e são hostis a todos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *