Estudo de Atos 6:6 – Comentado e Explicado

Apresentaram-nos aos apóstolos, e estes, orando, impuseram-lhes as mãos.
Atos 6:6

Comentário de Albert Barnes

E quando eles oraram – Invocando dessa maneira a bênção de Deus para atendê-los no cumprimento dos deveres de seu ofício.

Eles impuseram as mãos … – Entre os judeus era costume impor as mãos sobre a cabeça de uma pessoa que foi designada para um cargo específico, Números 27:18 ; Compare Atos 8:19 . Isso foi feito, não para transmitir qualquer poder ou habilidade, mas para “designar” que eles receberam sua autoridade ou comissão daqueles que assim lhes impuseram as mãos, pois o ato de impor as mãos aos enfermos pelo Salvador era um ato que significa que o poder da cura veio dele, Mateus 9:18 ; compare Marcos 16:18 . Nesses casos, a imposição das mãos não transmitia poder de cura, mas era um sinal ou sinal de que o poder vinha do Senhor Jesus. A ordenação foi realizada de maneira uniforme dessa maneira. Veja 1 Timóteo 5:22 . Embora os sete diáconos tivessem sido escolhidos pela igreja para esse trabalho, eles derivaram sua comissão e autoridade imediatas dos apóstolos.

Comentário de E.W. Bullinger

antes = na presença de apóstolos. App-189.

rezou. App-131.

colocado, & c. Compare Números 27: 18-23 .

Comentário de John Calvin

6. Tendo orado, eles impuseram as mãos sobre eles. A imposição de mãos era um sinal solene de consagração sob a lei. Para esse fim, os apóstolos agora impõem as mãos sobre os diáconos, para que saibam que são oferecidos a Deus. Não obstante, porque essa cerimônia deve, por si só, ser vã, acrescentam-se à oração, na qual os fiéis recomendam a Deus os ministros que lhe oferecem. Isto é referido aos apóstolos, pois todo o povo não impôs as mãos sobre os diáconos; mas quando os apóstolos fizeram oração em nome da Igreja, outros também acrescentaram suas petições. Por isso, concluímos que a imposição de mãos é um rito que concorda com a ordem e a elegância, na medida em que os apóstolos usavam o mesmo, e ainda que ele não possui força ou poder, mas que o efeito depende apenas do Espírito de Deus ; que geralmente deve ser pensado em todas as cerimônias.

Comentário de Adam Clarke

E quando eles oraram – Em vez de ?a? , e, o Codex Bezae lê ??t??e? , que, referindo o ato de orar aos apóstolos, remove uma espécie de ambiguidade. Os apóstolos oraram por essas pessoas, para que, em todos os aspectos, fossem qualificados para seu ofício e fossem bem-sucedidos. E, quando fizeram isso, impuseram as mãos sobre eles e, por esse rito, os designaram para seu cargo. Portanto, parece claro que a escolha da Igreja não foi suficiente: nem a Igreja achou suficiente; mas, como conheciam melhor seus próprios membros, os apóstolos os instruíram, Atos 6: 3 , a escolher as pessoas que consideravam mais qualificadas, de acordo com o critério estabelecido pelos próprios apóstolos, para que fossem de honesto relatório, e cheio do Espírito Santo e sabedoria. Vamos examinar o processo deste negócio:

  1. Havia uma necessidade evidente de que houvesse mais ajudantes nesse trabalho abençoado
  • Os apóstolos reuniram os discípulos, para que considerassem essa necessidade e a provessem, Atos 6: 3 .
  • Eles orientaram os discípulos a escolher entre si as pessoas que julgassem mais adequadas para a obra.
  • Eles deram a eles o critério pelo qual sua escolha deveria ser dirigida; nenhum homem, nem todo homem, nem seu parente mais próximo ou melhor amigo amado; mas os que eram de relato honesto, cujo caráter público era conhecido por ser imaculado; e homens cheios do Espírito Santo, cuja influência manteria tudo certo por dentro e direcionaria seus corações a toda a verdade; e homens que eram conhecidos por serem prudentes e econômicos, pois nem todo homem bom e piedoso pode ser adequado para esse trabalho.
  • Sete pessoas escolhidas pelos discípulos, de acordo com este critério, são apresentadas aos apóstolos para aprovação e confirmação.
  • Os apóstolos, recebendo-os das mãos da Igreja, os consagraram a Deus pela oração, implorando sua bênção sobre eles e seu trabalho.
  • Quando isso foi feito, eles colocaram as mãos sobre eles na presença dos discípulos e assim os designaram para esta obra sagrada e importante; pois é evidente que eles não tiveram sua comissão meramente para servir mesas, mas para proclamar, em conexão com e sob a direção dos apóstolos, a palavra da vida.
  • Ninguém diga que alguma das coisas aqui enumeradas era desnecessária e nenhuma Igreja pretenda ou faça isso sem elas.

    1. Nenhum pregador ou ministro deve ser fornecido até que haja um lugar para ele trabalhar e necessidade de seu trabalho.
  • Que ninguém seja imposto à Igreja de Cristo que não é daquela Igreja, bem conhecida e totalmente aprovada pelo ramo dela com o qual ele estava conectado.
  • Ninguém seja enviado para publicar a salvação do pecado e a necessidade de uma vida santa, cujo caráter moral não possa suportar o escrutínio mais estrito entre seus vizinhos e conhecidos.
  • Que ninguém, por mais moral ou que seja relatado, seja enviado para converter almas, que não têm a razão mais sólida para acreditar que são movidas a ela pelo Espírito Santo.
  • Que aqueles que têm o poder de designar vejam que a pessoa é um homem de sabedoria, ou seja, um bom entendimento – pois um espirituoso ou um obstinado, por mais íntegro, nunca fará um ministro cristão; e que ele seja um homem prudente, sabendo dirigir suas próprias preocupações, e as da Igreja de Deus, com discrição.
  • Que nenhuma pessoa particular, nem número de membros particulares de uma Igreja, presumam autorizá-la, embora em todos os aspectos qualificados para pregar o Evangelho; pois mesmo os cento e vinte discípulos primitivos não arrogaram isso para si mesmos.
  • Que a pessoa seja levada àqueles a quem Deus deu autoridade na Igreja, e que, depois de invocarem Deus mais solenemente, imponham suas mãos sobre ela, de acordo com o plano primitivo e apostólico, e assim a dediquem à obra da ministério.
  • Que alguém a partir daquele momento se considere propriedade de Deus e de sua Igreja, e dedique todo o seu tempo, talentos e poderes, para converter pecadores e edificar os crentes em sua santíssima fé.
  • 9. E que a Igreja de Deus considere tal pessoa como legítima e divinamente enviada, e receba-a como embaixadora de Cristo.

    Referências Cruzadas

    Atos dos Apóstolos 1:24 – Depois oraram: “Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido

    Atos dos Apóstolos 8:17 – Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.

    Atos dos Apóstolos 9:17 – Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo”.

    Atos dos Apóstolos 13:3 – Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.

    1 Timóteo 4:14 – Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.

    1 Timóteo 5:22 – Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro.

    2 Timóteo 1:6 – Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *