Estudo de Êxodo 17:7 – Comentado e Explicado

Chamaram esse lugar Massá e Meribá, por causa da contenda que os israelitas tiveram com ele, e porque tinham provocado o Senhor, dizendo: "O Senhor está ou não no meio de nós?"
Êxodo 17:7

Comentário de Albert Barnes

Massah… Meribah – Veja a margem. Sobre a importância desta lição, veja as palavras de nosso Senhor, Mateus 4: 7 .

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 17: 7 . Ele chamou o nome do lugar Massah e Meribah cujo significado é, como sempre, dado no contexto; Meribá, repreensão ou contenda, por causa da repreensão dos filhos de Israel; Massah, tentação, porque eles tentaram o Senhor. Ver Êxodo 17: 2 . Mateus 16: 1 . Salmos 78: 18-19 . “Depois de descermos, sem grandes dificuldades, pelo outro lado ou oeste do monte Sinai”, diz o Dr. Shaw, “entramos na planície ou deserto de Rephidim, onde vimos aquela extraordinária antiguidade, a rocha do Meribah, que continuou até os dias de hoje sem o menor dano causado pelo tempo ou por acidentes, o que é justamente chamado, por sua dureza ( Deuteronômio 8:15 .), Uma pedra de pederneira; porém, da cor púrpura ou avermelhada, pode ser justamente denominada rocha de ametista, ou ametista ou rocha de granito.É cerca de seis metros quadrados, caída cambaleante, por assim dizer, e solta, perto do meio do vale; e parece ter sido anteriormente uma parte ou penhasco do Monte Sinai, que pende, em uma variedade de precipícios, por toda a planície.As águas que jorraram e os córregos que transbordaram também ( Salmos 78:20 .) esvaziaram um dos cantos desta rocha. canal de cerca de duas polegadas de profundidade e vinte de largura, todo incrustado, como o interior de uma chaleira ch é usado há muito tempo. Além de várias produções cobertas de musgo, preservadas pelo orvalho, vemos em todo o canal um grande número de buracos, alguns deles com 10 a 15 cm de profundidade e um ou dois de diâmetro; os sinais animados e demonstrativos de terem sido anteriormente tantas fontes. Tampouco a arte ou o acaso poderiam interessar-se pela invenção, na medida em que todas as circunstâncias apontam para nós um milagre; e, da mesma maneira que o aluguel na rocha do Monte Calvário em Jerusalém, nunca deixa de produzir a maior seriedade e devoção de todos que a vêem. Os árabes, que eram nossa guarda, estavam prontos para me apedrejar por tentar quebrar um canto dela. ”

REFLEXÕES. – No caminho do dever, podemos encontrar dificuldades.

1. Os filhos de Israel novamente querem água; e como antes, mas impacientes demais, brigam com seu melhor amigo e questionam, depois de tudo o que viram, a realidade do cuidado e providência de Deus. Nota; (1) Não é incomum que as maiores gentilezas sejam mal solicitadas. (2.) Quem em algum momento não sentiu as mesmas perguntas provocadoras da incredulidade em circunstâncias angustiantes, algumas até mesmo para a própria dúvida da providência, talvez do ser de Deus? Essa é a natureza decaída do homem.

2. Moisés repreende a incredulidade deles, voa para Deus, lança seus fardos sobre ele, pois eles ameaçaram sua vida e implora a ajuda do Senhor em sua situação perigosa atual. Tais perigos devem às vezes correr, que defendem eminentemente Deus. Nota; A oração é o melhor meio de compor nosso espírito sob todas as perturbações e obter orientação em todas as nossas dificuldades.

3. Deus ouve e responde. Em vez de derramar sua ira sobre os rebeldes, ele derrama sua água sobre os sedentos e inunda no chão seco. Moisés recebe ordem de ferir a rocha; no instante em que a copiosa torrente flui, e bebe profundamente os israelitas ressecados dessas correntes refrescantes. Nota; (1) Deus pode abrir em nossas mais profundas angústias os suprimentos mais abundantes. Todo crente experimenta espiritualmente o mesmo favor. Esta rocha é Cristo, ferida pela vara de Deus por nossas ofensas, abrindo uma fonte ao seu lado, saciando a sede da alma culpada, satisfazendo-a com a abundância de suas consolações e brotando em nossos corações como um poço de água para a vida eterna.

4. Nós temos o nome do lugar. Nota; Devemos lembrar por muito tempo nossos pecados, e os lugares onde e quando foram cometidos, por nossa constante humilhação e por nossa cautela futura.

Comentário de Adam Clarke

Ele chamou o nome do lugar Massah, e Meribah Mass? Massah significa tentação ou provação; e ????? Meribah , contenção ou litígio. Em 1 Coríntios 10: 4 , aprendemos que esta rocha era um tipo de Cristo, e o fato de beberem dela é representado como sendo feitos participantes da graça e misericórdia de Deus por meio de Cristo Jesus; e ainda assim muitos que beberam caíram e pereceram no deserto no próprio ato de desobediência! Leitor, não seja altivo, mas tenha medo! Ao ferir a rocha pela vara de Moisés, o Sr. Ainsworth tem a seguinte nota piedosa: “Esta rocha significava Cristo e, portanto, é chamada de Rocha espiritual, 1 Coríntios 10: 4. Ele está sendo ferido com a vara de Moisés e tendo a maldição da lei por nossos pecados, e pela pregação do Evangelho crucificada entre seu povo, Gálatas 3: 1 , dele flui a bebida espiritual com a qual todos os corações crentes são renovados “. João 7:37 e Isaías 53: 1-3 .

Comentário de John Calvin

7. E ele chamou o nome do lugar. O verbo aqui pode ser tomado indefinidamente, como se fosse dito, que esse nome foi dado ao local; mas é mais provável que Moisés, por ordem de Deus, assim chamado lugar, a fim de que os israelitas estivessem mais prontos para reconhecer seu crime, quando assim foi marcado com dupla infâmia. Embora não fosse apenas Sua intenção impressionar esse sentimento em suas mentes, mas também transmitir a lembrança à posteridade. A mesma reprovação é repetida posteriormente em Cades, como veremos; porque o aviso anterior havia sido enterrado no esquecimento por essas pessoas tolas. O próprio nome do lugar (189) era tanto quanto dizer que a própria terra clamava, que o povo, em sua natureza perversa, era rebelde e dado à incredulidade. Agora, a tentação é a mãe das contendas; pois assim que algo ocorre contrariamente aos desejos de quem desconfia de Deus, ele recorre a murmúrios e disputas. Quando Moisés relata que os israelitas “tentaram o Senhor, dizendo: O Senhor está entre nós ou não?” ele não quer dizer que eles falavam abertamente; mas que essa era a tendência de seus gritos, quando por causa da falta de água se levantaram contra Moisés, e reclamaram que foram enganados por ele, como se Deus não tivesse poder para ajudá-los. Mas, embora Deus tenha marcado o povo por sua malignidade e perversidade, com uma marca duradoura de ignomínia, ainda assim Ele lhes deu uma prova extraordinária de Sua bondade, não apenas por lhes conceder a bebida pela qual seus corpos poderiam ser refrescados, mas por honrar suas almas também com bebida espiritual, como Paulo testemunha ( 1 Coríntios 10: 4 ), “aquela rocha era Cristo” e, portanto, ele compara a água que dela fluía ao cálice da santa ceia. Então, vemos como a generosidade imensurável de Deus supera toda a maldade do homem e como, ao transformar seus vícios em salvação, Ele traz luz das trevas; até agora ele está dando a eles a recompensa de seus méritos, quando lhes confere o que é rentável. Mas devemos lembrar o aviso aqui interposto, de que muitos deles nada serviram para beber dessa bebida espiritual, porque profanaram por seus crimes esse excelente presente.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 17: 7 . O Senhor está entre nós ou não? – Proteger e prover para nós de acordo com sua palavra; ele será tão bom quanto sua palavra, ou não será? Palavras que implicavam que para eles era muito duvidoso. Contra dúvidas desse tipo, devemos guardar constantemente. Pois, o que quer que seja sugerido em nossas mentes pelo inimigo de nossas almas, nunca devemos questionar se Deus será misericordioso com aqueles que desejam e se esforçam para segui-lo nos caminhos de sua nomeação.

Referências Cruzadas

Exodo 17:2 – Por essa razão queixaram-se a Moisés e exigiram: “Dê-nos água para beber”. Ele respondeu: “Por que se queixam a mim? Por que colocam o Senhor à prova? “

Exodo 34:9 – “Senhor, se de fato me aceitas com agrado, acompanha-nos o Senhor. Mesmo sendo esse um povo obstinado, perdoa a nossa maldade e o nosso pecado e faze de nós a tua herança”.

Números 20:13 – Essas foram as águas de Meribá, onde os israelitas discutiram com o Senhor e onde ele manifestou sua santidade entre eles.

Deuteronômio 9:22 – Além disso, vocês tornaram a provocar o Senhor à ira em Taberá, em Massá e em Quibrote-Hataavá.

Deuteronômio 31:17 – Naquele dia se acenderá a minha ira contra eles e eu me esquecerei deles; esconderei deles o meu rosto, e eles serão destruídos. Muitas desgraças e sofrimentos os atingirão, e naquele dia perguntarão: “Será que essas desgraças não estão acontecendo conosco porque o nosso Deus não está mais conosco? “

Josué 22:31 – E Finéias, filho do sacerdote Eleazar, disse a Rúben, a Gade e a Manassés: “Hoje sabemos que o Senhor está conosco, pois vocês não foram infiéis para com o Senhor. E assim vocês livraram os israelitas da mão do Senhor”.

Salmos 81:7 – Na sua aflição vocês clamaram e eu os livrei, do esconderijo dos trovões lhes respondi; eu os pus à prova nas águas de Meribá. Pausa

Salmos 95:8 – não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto,

Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Miquéias 3:11 – Seus líderes julgam a troco de suborno, seus sacerdotes ensinam por lucro, e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apóiam no Senhor, dizendo: “O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça vai nos acontecer”.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

Atos dos Apóstolos 7:37 – “Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: ‘Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu’.

Hebreus 3:8 – não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo de provação no deserto,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *