Estudo de Êxodo 8:25 – Comentado e Explicado

Mandou então o fara chamar Moisés e Aarão: "Ide, disse-lhes ele, oferecer sacrifícios ao vosso Deus, {mas} no país."
Êxodo 8:25

Comentário de Albert Barnes

Para o seu Deus – o Faraó agora admite a existência e o poder do Deus que ele professou não conhecer; mas, como Moisés tem o cuidado de registrar, ele O reconhece apenas como a Deidade nacional dos israelitas.

Na terra – ie no Egito, não além da fronteira.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 8:25 . Ide, sacrifícios – na terra No versículo 8, o Faraó lhes permite sacrificar, sem especificar o local: aqui ele os confina à terra de Gósen, à qual Moisés se opõe; como os animais que eles deveriam sacrificar ao Senhor, sendo aqueles que eram adorados pelos egípcios, seria uma afronta e abominação para eles que colocariam em risco a vida dos israelitas. Este é o significado da frase, Êxodo 8:26, devemos sacrificar a abominação dos egípcios? Veja Gênesis 43:32 e Gênesis 47:34. A paráfrase de Chaldee traduz a última parte de Êxodo 8:26 , “pois levaremos os animais que os egípcios adoram para sacrificar ao Senhor nosso Deus”. O siríaco, “pois, se sacrificarmos os deuses dos egípcios diante de seus olhos, eles nos apedrejarão”. Heródoto, diz o bispo Warburton, nos diz expressamente que os egípcios consideravam uma profanação sacrificar qualquer tipo de gado, exceto suínos, touros, bezerros limpos e gansos; e que novilhas, carneiros e cabras eram considerados sagrados, em uma província ou outra: – e, se ele chegasse perto da verdade em seu relato da superstição primitiva do Egito, os israelitas, como vemos, não poderiam evitar sacrificando a abominação dos egípcios. E com que ódio e vingança mortais eles perseguiram tais impiedades imaginárias, o mesmo Heródoto nos informa em outro lugar. Veja Herodes, lib. ii. c. 42. 45. 65. e Div. Perna. vol. ii. parte ip 36.

Comentário de Scofield

na terra

Os compromissos propostos pelo Faraó são os que são hoje exigidos pelos cristãos. A primeira diz com efeito: “Seja cristão, se quiser, mas não um ‘estreito’ – fique no Egito”. Invariavelmente, termina em conformidade com o mundo, agradável ao mundo e buscando o dinheiro do mundo para Deus Salmos 50: 9-17 (Cf); 2 Coríntios 6: 14-18 ; Gálatas 1: 4 .

Comentário de Adam Clarke

Sacrifique a seu Deus na terra – Ou seja, não deixareis o Egito, mas farei com que sua adoração seja tolerada aqui.

Comentário de John Calvin

25. E Faraó chamou Moisés. O faraó imagina que está concedendo uma grande coisa, se os israelitas puderem oferecer sacrifício a Deus no Egito. Ele e todo o seu povo deveriam ter humildemente abraçado a adoração a Deus, e rejeitar suas superstições deveria ter procurado Moisés como instrutor de sincera piedade. Ele parte de nenhum dos seus vícios comuns; ele não renuncia a seus ídolos nem desiste de seus erros anteriores; mas apenas permite que Deus seja adorado em uma parte do seu reino. Mas isso é habitual para os réprobos, pensarem que eles cumpriram suficientemente o seu dever, quando rendem muito pouco a Deus. Daí resulta que, quando são conquistados e compelidos, ainda assim eles não hesitam em prejudicar um pouco os direitos de Deus; não, se pudessem fazê-lo impunemente, de boa vontade O roubariam de todos. E, de fato, enquanto a fortuna (99) é propícia e eles gozam de um estado de prosperidade e segurança, privam Deus, tanto quanto possível, de toda a Sua glória; mas quando o poder de resistir lhes falha, eles se submetem à submissão a ponto de defraudá-lo da metade de sua devida honra. Deus ordenou que uma partida livre fosse concedida ao Seu povo; O faraó não obedece a esse mandamento, mas tenta satisfazer a Deus de outra maneira, a saber, não os proibindo de oferecer sacrifício no Egito. Esse pecado, que era comum em todas as épocas, é hoje claramente manifesto nos dias de hoje. Nossos faraós extinguiriam completamente a glória de Deus, e isso eles loucamente se puseram em compasso; mas quando reduzidos a extremidades, se não houver mais utilidade em professar contenda com Ele, eles mutilam e mutilam Sua adoração por um caminho fictício, que eles chamam de reforma. Daí surgiu a mistura de luz e trevas, que foi chamada de “o Interino” (100). Nem os inimigos da verdade deixam de se intrometer, assim, ridiculamente sobre Deus suas expiações vazias e irreais.

Referências Cruzadas

Exodo 8:8 – O faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: “Orem ao Senhor para que ele tire estas rãs de mim e do meu povo; então deixarei o povo ir e oferecer sacrifícios ao Senhor”.

Exodo 9:27 – Então o faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse-lhes: “Desta vez eu pequei. O Senhor é justo; eu e o meu povo é que somos culpados.

Exodo 10:16 – O faraó mandou chamar Moisés e Arão imediatamente e disse-lhes: “Pequei contra o Senhor seu Deus e contra vocês!

Exodo 12:31 – Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: “Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, como vocês pediram.

Apocalipse 3:9 – Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *