Estudo de Gênesis 16:11 – Comentado e Explicado

Disse ainda mais: "Estás grávida, e vais dar à luz um filho: dar-te-ás o nome de Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição.
Gênesis 16:11

Comentário de Scofield

anjo (Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “)

Ismael, isto é, Deus deve ouvir.

Comentário de Adam Clarke

El , God; E chamará seu nome Ismael – ?????? Yishmael , de shama , ele ouviu, e ?? El , Deus; pois, diz o anjo, o Senhor ouviu a tua aflição. Assim, o nome da criança deve sempre manter a mãe em memória da interposição misericordiosa de Deus em seu favor, e lembrar à criança e ao homem que ele era um objeto da bondade graciosa e providencial de Deus. Aflições e angústias têm voz nos ouvidos de Deus, mesmo quando a oração é contida; mas quão mais poderosamente eles falam quando perseveram em mansidão de espírito, com confiança e súplica ao Senhor!

Comentário de John Calvin

11. E dará à luz um filho . O anjo explica o que ele disse brevemente a respeito de sua semente; a saber, que não deve ser capaz de ser numerado devido à sua multidão; e ele começa com Ismael, que deveria ser sua cabeça e origem. Embora depois veremos que ele era um réprobo, um nome honroso é concedido a ele, para marcar o benefício temporal de que Ismael se tornou um participante por ser filho de Abrão. Pois, assim, explico a passagem, Deus pretendia que um monumento da bondade paterna, com o qual ele abraçasse toda a casa de Abrão, permanecesse na posteridade. Pois embora a aliança da vida eterna não pertencesse a Ismael; todavia, para que ele não ficasse totalmente sem graça, Deus o constituiu o pai de um povo grande e famoso. E assim vemos que, com relação a esta vida presente, a bondade de Deus se estendeu à semente de Abrão, segundo a carne. Mas se Deus pretendia que o nome de Ismael (que significa que Deus ouviria) fosse um memorial perpétuo de seus benefícios temporais ; ele de modo algum suportará nossa ingratidão, se não celebrarmos suas misericórdias celestes e eternas, até a morte.

O Senhor ouviu a tua aflição . Não lemos que Hagar, em suas dificuldades, recorreu à oração; e somos deixados bastante a conjeturar, pelas palavras de Moisés, que quando ela foi estupefata por seus sofrimentos, o anjo veio por vontade própria. Portanto, deve-se observar que existem duas maneiras pelas quais Deus despreza os homens, com o objetivo de ajudá-los; ou quando eles, como suplicantes, imploram sua ajuda; ou quando ele, mesmo não solicitado, os socorre em suas aflições. De fato, é especialmente dito que ele ouve aqueles que, pelas orações, o invocam como seu Libertador. No entanto, às vezes, quando os homens ficam mudos, e por causa de seu estupor, não dirigem seus desejos a ele, é dito que ele ouve suas misérias. É provável que este último modo de audição tenha sido realizado com Hagar, porque Deus a encontrou livremente vagando pelo deserto. Além disso, porque Deus freqüentemente priva os incrédulos de sua ajuda, até que eles se desgastem com doenças lentas, ou então eles sofrem para serem subitamente destruídos; que nenhum de nós dê indulgência à nossa própria preguiça; mas sendo advertidos pelo sentido de nossos males, vamos procurá-lo sem demora. Entretanto, entretanto, não é de grande valia para a confirmação de nossa fé, que nossas orações nunca serão desprezadas pelo Senhor, visto que ele antecipa até os preguiçosos e os estúpidos, com sua ajuda; e se ele estiver presente para aqueles que não o procuram, muito mais será propício aos desejos piedosos de seu próprio povo.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 16:11 . Ismael – Ou seja, Deus ouvirá; e a razão é, porque o Senhor ouviu – Ele tem, e , portanto, ele o fará. A experiência que tivemos da bondade sazonal de Deus na angústia deve encorajar-nos a esperar a mesma ajuda nas mesmas exigências. Mesmo lá onde há pouco grito de devoção, o Deus da piedade ouve o grito de aflição: as lágrimas falam tão bem quanto as orações.

Comentário de John Wesley

E o anjo do SENHOR disse-lhe: Eis que estás grávida, e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael; porque o SENHOR ouviu a tua aflição.

Ismael, isto é, Deus ouvirá; e a razão é, porque o Senhor ouviu: ele tem, e, portanto, ele o fará. A experiência que tivemos da bondade sazonal de Deus na angústia deve encorajar-nos a esperar a mesma ajuda nas mesmas exigências. Mesmo lá, onde há pouco grito de devoção, o Deus da piedade ouve o grito de aflição: as lágrimas falam tão bem quanto as orações.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:19 – Então Deus respondeu: “Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes.

Gênesis 29:32 – Lia engravidou, deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Rúben, pois dizia: “O Senhor viu a minha infelicidade. Agora, certamente o meu marido me amará”.

Gênesis 29:32 – Lia engravidou, deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Rúben, pois dizia: “O Senhor viu a minha infelicidade. Agora, certamente o meu marido me amará”.

Gênesis 41:51 – Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”.

Exodo 2:23 – Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus.

Exodo 3:7 – Disse o Senhor: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.

1 Samuel 1:20 – Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: “Eu o pedi ao Senhor”.

Jó 38:41 – Quem dá alimento aos corvos quando os seus filhotes clamam a Deus e vagueiam por falta de comida?

Salmos 22:24 – Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro.

Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Lucas 1:13 – Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João.

Lucas 1:31 – Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.

Lucas 1:63 – Ele pediu uma tabuinha e, para admiração de todos, escreveu: “O nome dele é João”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *