Estudo de Êxodo 2:23 – Comentado e Explicado

Muito tempo depois morreu o rei do Egito. Os israelitas, que gemiam ainda sob o peso da servidão, clamaram, e, do fundo de sua escravidão, subiu o seu clamor até Deus.
Êxodo 2:23

Comentário de Albert Barnes

Em processo de tempo – Quase quarenta anos Atos 7:30 . Este versículo marca o início de outra seção. Agora entramos imediatamente na história do êxodo.

O clamor deles veio a Deus – Esta declaração, tomada em conexão com os dois versículos seguintes, prova que os israelitas mantiveram sua fé no Deus de seus pais. O nome divino, “Deus”, ????? ‘hlohi^ym é escolhido porque era o que os israelitas deveriam ter usado em seu clamor por ajuda, aquele sob o qual a aliança havia sido ratificada com os Patriarcas (compare Tiago 5: 4 ).

Comentário de Adam Clarke

No processo do tempo – o rei do Egito morreu – De acordo com Santo Estêvão, ( Atos 7:30 , comparado com Êxodo 7: 7 ;), a morte do rei egípcio aconteceu cerca de quarenta anos após a fuga de Moisés para Midiã. As palavras ??? ????? ????? ???? vayehi baiyamim harabbim hahem , que traduzimos E aconteceu que, no decorrer do tempo, significam: E foi em muitos dias destes que o rei, etc. Já foi observado que o arcebispo Usher supõe isso rei foi Ramesses Miamun, que foi sucedido por seu filho Amenophis, que foi afogado no Mar Vermelho ao perseguir os israelitas, mas Abul Farajius diz que foi Amunfathis (Amenophis), aquele que fez o decreto cruel contra os filhos hebreus. Alguns supõem que Moisés escreveu o livro de Jó durante o tempo em que esteve em Midiã, e também o livro de Gênesis. Veja o prefácio do livro de Jó, onde esse assunto é considerado.

Suspirado por causa da escravidão – Para a natureza de sua escravidão, veja a nota de Clarke em Êxodo 1:14 .

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 2:23 . O rei do Egito morreu – e, depois dele, mais um ou dois de seus filhos ou sucessores. E os filhos de Israel suspiraram por causa da escravidão – Provavelmente o assassinato de seus filhos não continuou; essa parte de sua aflição somente assistiu ao nascimento de Moisés, para sinalizar isso. E agora estavam satisfeitos com o aumento, descobrindo que o Egito era enriquecido por seu trabalho; para que pudessem tê-los como escravos, não se importavam com quantos eram. Nisso, portanto, eles tinham a intenção de mantê-los todos no trabalho e fazer a melhor mão possível de seu trabalho. Quando um faraó morreu, outro se levantou em seu lugar, que foi tão cruel com Israel quanto seus antecessores. E eles clamaram – Agora, finalmente, começaram a pensar em Deus sob seus problemas e a voltar para ele dos ídolos que haviam servido, Ezequiel 20: 8 . Até então eles se preocupavam com os instrumentos de seus problemas, mas Deus não estava em todos os seus pensamentos. Mas antes que Deus os soltasse, ele colocou em seus corações a clamar a ele. É um sinal de que Deus está vindo para nós com libertação quando ele nos inclina a chorar por ele.

Comentário de John Wesley

E aconteceu que, com o passar do tempo, o rei do Egito morreu; e os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e eles clamaram, e seu clamor subiu a Deus por causa da servidão.

O rei do Egito morreu – e depois dele, mais um ou dois de seus filhos ou sucessores.

E os filhos de Israel suspiraram por causa da escravidão – Provavelmente o assassinato de seus filhos não continuou, essa parte de sua aflição só assistiu ao nascimento de Moisés, para sinalizar isso. E agora estavam satisfeitos com o aumento, descobrindo que o Egito era enriquecido por seu trabalho; para que pudessem tê-los como escravos, não se importavam com quantos eram. Nisso, portanto, eles tinham a intenção de mantê-los todos no trabalho e fazer a melhor mão possível de seu trabalho. Quando um faraó morreu, outro se levantou em seu lugar, que foi tão cruel com Israel quanto seus antecessores.

E eles clamaram – Agora, finalmente, começaram a pensar em Deus sob seus problemas e a voltar para ele dos ídolos que haviam servido, Ezequiel 20: 8 . Até então eles se preocupavam com os instrumentos de seus problemas, mas Deus não estava em todos os seus pensamentos. Mas antes que Deus os soltasse, ele colocou em seus corações a clamar a ele. É um sinal de que Deus está vindo em nossa direção com libertação, quando Ele nos inclina a chorar por ele.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:10 – Disse o Senhor: “O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando.

Gênesis 16:11 – Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: “Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento.

Gênesis 18:20 – Disse-lhe, pois, o Senhor: “As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave

Exodo 3:7 – Disse o Senhor: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.

Exodo 4:19 – Ora, o Senhor tinha dito a Moisés, em Midiã: “Volte ao Egito, pois já morreram todos os que procuravam matá-lo”.

Exodo 7:7 – Moisés tinha oitenta anos de idade e Arão oitenta e três, quando falaram com o faraó.

Exodo 22:22 – “Não prejudiquem as viúvas nem os órfãos;

Números 20:16 – mas quando clamamos ao Senhor, ele ouviu o nosso clamor, enviou um anjo e nos tirou do Egito. “Agora estamos em Cades, cidade na fronteira do teu território.

Deuteronômio 24:15 – Paguem-lhe o seu salário diariamente, antes do pôr-do-sol, pois ele é necessitado e depende disso. Se não, ele poderá clamar ao Senhor contra você, e você será culpado de pecado.

Deuteronômio 26:6 – Mas os egípcios nos maltrataram e nos oprimiram, sujeitando-nos a trabalhos forçados.

Juízes 10:11 – O Senhor respondeu: “Quando os egípcios, os amorreus, os amonitas, os filisteus,

Neemias 9:9 – “Viste o sofrimento dos nossos antepassados no Egito, e ouviste o clamor deles no mar Vermelho.

Salmos 12:5 – “Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei”, diz o Senhor. “Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam. “

Salmos 18:6 – Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos.

Salmos 81:6 – Ele diz: “Tirei o peso dos seus ombros; suas mãos ficaram livres dos cestos de cargas.

Salmos 107:19 – Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam.

Isaías 5:7 – Pois bem, a vinha do Senhor dos Exércitos é a nação de Israel, e os homens de Judá são a plantação que ele amava. Ele esperava justiça, mas houve derramamento de sangue; esperava retidão, mas ouviu gritos de aflição.

Isaías 19:20 – Serão um sinal e um testemunho para o Senhor dos Exércitos na terra do Egito. Quando eles clamarem ao Senhor por causa dos seus opressores, ele lhes enviará um salvador e defensor que os libertará.

Mateus 2:19 – Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito,

Atos dos Apóstolos 7:30 – “Passados quarenta anos, apareceu a Moisés um anjo nas labaredas de uma sarça em chamas no deserto, perto do monte Sinai.

Atos dos Apóstolos 12:23 – Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes.

Tiago 5:4 – Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *