Estudo de Gênesis 39:3 – Comentado e Explicado

Seu senhor viu que o Senhor estava com ele e lhe fazia prosperar tudo o que empreendia.
Gênesis 39:3

Comentário de John Calvin

3. E seu mestre viu . Aqui, o que tem sido mencionado recentemente mais claramente aparece, que a graça de Deus brilhou em José, de nenhuma maneira comum ou usual; desde que se tornou assim manifesto a um homem que era pagão e, a esse respeito, cego. Quanto mais base é a nossa ingratidão, se não encaminharmos todos os nossos eventos prósperos a Deus como seu autor; vendo que as Escrituras freqüentemente nos ensinam, que nada que proceda dos homens, sejam conselhos ou labores, ou qualquer meio que eles possam inventar, os beneficiará, exceto na medida em que Deus der sua bênção. E considerando que Potifar, por esse motivo, concebeu uma consideração muito maior por José, a ponto de colocá-lo sobre sua casa; portanto, nos reunimos para que os pagãos sejam tão afetados pela religião, que sejam constrangidos a atribuir glória a Deus. No entanto, sua ingratidão novamente se trai, quando despreza aquele Deus cujos dons ele estima tanto na pessoa de José. Deveria, pelo menos, ter perguntado quem era Deus, para que pudesse se conformar à adoração que lhe era devida: mas considera-o suficiente, por achar que será para sua vantagem particular, reconhecer que José foi divinamente dirigido, para que ele possa usar seu trabalho com maior lucro.

O senhor fez tudo o que ele fez para prosperar em sua mão . Esse foi um método maravilhoso de procedimento, que toda a bênção pela qual o Senhor teve o prazer de testemunhar seu amor paterno por José deve voltar-se para o ganho dos egípcios. Pois, como José não semeou nem colheu por si mesmo, ele não foi de todo enriquecido por seu trabalho. Mas, dessa maneira, ocorreu que um homem orgulhoso, que de outra forma poderia ter abusado dele como um escravo vil e sórdido, deveria tratá-lo humanamente e liberalmente. E o Senhor muitas vezes acalma os ímpios por tais favores, para que, quando sofreram algum dano, eles devessem transformar a fúria de sua indignação contra os piedosos. Vemos aqui quão abundantemente a graça de Deus é derramada sobre os fiéis, uma vez que uma parte de sua bondade flui deles até os réprobos. Também nos ensinam que vantagem é receber os filhos eleitos de Deus para nossa hospitalidade, ou nos unirmos àqueles a quem o favor divino acompanha, para que difunda sua fragrância para aqueles que estão próximos. Mas uma vez que não seria muito proveitoso ficarmos saturados com os benefícios temporais de Deus, que sufocam e arruinam os réprobos; devemos centrar todos os nossos desejos nesse único ponto, para que Deus seja propício para nós. Muito melhor para Joseph era que a riqueza de Potifar aumentasse por ele; do que para Potifar obter grande ganho por Joseph.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 39: 3 . Seu mestre viu que o Senhor estava com ele – muitos dos pagãos reconheceram um Deus supremo e sua providência dominante nos assuntos dos homens, embora não o glorificassem como Deus, mas adoraram a criatura com, e mais do que, o Criador. : Potifar, no entanto, sem dúvida aprenderia com José muitas coisas relativas ao Deus vivo e verdadeiro; e provando por experiência que seus negócios prosperaram e que Joseph atribuiu essa prosperidade às bênçãos especiais de Jeová, ele pode estar inclinado a acreditar que Jeová o abençoou por causa de José.

Referências Cruzadas

Gênesis 21:22 – Naquela ocasião, Abimeleque, acompanhado de Ficol, comandante do seu exército, disse a Abraão: “Deus está contigo em tudo o que fazes.

Gênesis 26:24 – Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão”.

Gênesis 26:28 – Eles responderam: “Vimos claramente que o Senhor está contigo; por isso dissemos: Façamos um juramento entre nós. Queremos firmar um acordo contigo:

Gênesis 30:27 – Mas Labão lhe disse: “Se mereço sua consideração, peço-lhe que fique. Por meio de adivinhação descobri que o Senhor me abençoou por sua causa”.

Gênesis 30:30 – O pouco que você possuía antes da minha chegada aumentou muito, pois o Senhor o abençoou depois que vim para cá. Contudo, quando farei algo em favor da minha própria família? “

Gênesis 39:23 – O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava.

Josué 1:7 – Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.

1 Samuel 18:14 – Ele tinha êxito em tudo o que fazia, pois o Senhor estava com ele.

1 Samuel 18:28 – Quando Saul viu claramente que o Senhor estava com Davi e que sua filha Mical o amava,

1 Crônicas 22:13 – E você prosperará se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime!

2 Crônicas 26:5 – e buscou a Deus durante a vida de Zacarias, que o instruiu no temor de Deus. Enquanto buscou o Senhor, Deus o fez prosperar.

Neemias 2:20 – Eu lhes respondi: O Deus dos céus fará que sejamos bem sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês!

Salmos 1:3 – É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

Zacarias 8:23 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Naqueles dias, dez homens de todas as línguas e nações agarrarão firmemente a barra das vestes de um judeu e dirão: ‘Nós vamos com você porque ouvimos dizer que Deus está com vocês’ “.

Mateus 5:16 – Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

1 Coríntios 16:2 – No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.

Filipenses 2:15 – para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

Apocalipse 3:9 – Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *