Estudo de Gênesis 9:12 – Comentado e Explicado

Deus disse: "Eis o sinal da aliança que eu faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras:
Gênesis 9:12

Comentário de Albert Barnes

O símbolo da aliança agora é apontado. “Para idades perpétuas.” Essa estabilidade do mar e da terra deve durar durante o restante do período humano. O que acontecerá quando a raça do homem estiver concluída, não é a questão no momento. “Meu arco.” Como o pacto de Deus é o pacto conhecido e ainda lembrado formado com o homem quando o mandamento foi emitido no Jardim do Éden, o arco de Deus é o arco primitivo, coexistente com os raios de luz e as gotas de chuva. É causada pelos raios do sol refletidos pelas gotas de chuva que caem em um ângulo específico para o olho do espectador. Um belo arco de luz refletida e refratada é assim formado para todos os olhos. O arco-íris é, portanto, um índice de que o céu não está totalmente nublado, uma vez que o sol está brilhando através do chuveiro e, assim, demonstrando sua extensão parcial. Portanto, não poderia haver um sinal mais bonito ou apropriado de que não haverá mais uma inundação para varrer toda a carne e destruir a terra.

Ele vem com seu brilho suave apenas quando a nuvem se condensa no chuveiro. Consiste em luz celestial, variada em tom e suavizada em brilho, enchendo o espectador com um prazer involuntário. Forma um arco perfeito, se estende até o chuveiro, conecta o céu e a terra e atravessa o horizonte. Sob esses aspectos, é um belo emblema da misericórdia, regozijando-se contra o julgamento, da luz do céu irradiando e beatificando a alma, da graça sempre suficiente para a necessidade da reunião da terra e do céu, e da universalidade da oferta de salvação. “Eu já dei.” O arco-íris existia enquanto as leis atuais da luz e do ar. Mas agora é mencionado pela primeira vez, porque agora se torna o sinal adequado de segurança de outro dilúvio universal, que é a bênção especial da aliança em sua forma atual. “Na nuvem.” Quando uma nuvem de chuva se espalha sobre o céu, o arco aparece, se o sol, a nuvem e o espectador tiverem uma relação adequada entre si. 16. “E eu vou pensar nisso para lembrar.” A Escritura é muito hesitante e franca ao atribuir a Deus todos os atributos e exercícios da liberdade pessoal. Enquanto o homem olha para o arco para recordar a promessa de Deus, o próprio Deus olha para lembrar e cumprir essa promessa. Aqui a liberdade e a imutabilidade de propósitos se encontram.

A aliança aqui se refere ostensivamente ao único ponto da ausência, por todo o tempo vindouro, de qualquer perigo para a raça humana resultante de um dilúvio. Mas pressupõe e complementa a aliança com o homem subsistindo desde o início. É claramente de graça; pois o Senhor, nos mesmos termos, afirma o fato de que a imaginação do coração do homem é má desde a juventude, enquanto ao mesmo tempo a transgressão original pertencia a toda a raça. A condição pela qual qualquer homem se interessa por ela não é expressa, mas é facilmente compreendida pela natureza de um convênio, promessa e sinal, os quais exigem de nós consentimento na fé no partido que faz convênios, promete e dá o placa. A condição meritória da aliança da graça é obscurecida nas ofertas queimadas que Noé apresentou ao sair da arca. Uma coisa, no entanto, foi certa e claramente revelada aos primeiros santos; a saber, a misericórdia de Deus. Assegurados disso, eles foram preparados humildemente para acreditar que tudo se recuperaria para a glória de sua santidade, justiça e verdade, bem como de sua misericórdia, graça e amor, embora ainda não entendessem completamente como isso seria realizado. .

Comentário de John Calvin

12. Este é o símbolo da aliança . Um sinal é acrescentado à promessa, na qual é exibida a maravilhosa bondade de Deus; quem, com a finalidade de confirmar nossa fé em sua palavra, não desdém de usar essas ajudas. E, embora tenhamos discutido mais amplamente o uso dos sinais em Gênesis 2: 1 , ainda assim devemos manter brevemente, a partir dessas palavras de Moisés, que é errado separar os sinais da palavra. Com a palavra, não quero dizer aquilo de que os papistas se gabam; por meio do qual encantam pão, vinho, água e óleo, com seus sussurros mágicos; mas aquilo que pode fortalecer a fé: segundo o Senhor, aqui, não se refere claramente ao santo Noé e seus filhos; ele então anexa um selo, por uma questão de segurança. Portanto, se o sacramento é arrancado da palavra, deixa de ser o que é chamado. Digo, deve ser um sinal vocal, para que possa reter sua força e não degenerar de sua natureza. E não é apenas a administração de sacramentos em que a palavra de Deus é silenciosa, vaidosa e ridícula; mas atrai ilusões satânicas puras. Por isso, inferimos também que, desde o início, era propriedade peculiar dos sacramentos aproveitar a confirmação da fé. Pois, certamente, na aliança está incluída a promessa à qual a fé deve responder. Parece absurdo que a fé seja sustentada por tais ajudas. Mas aqueles que falam assim não refletem, em primeiro lugar, a grande ignorância e imbecilidade de nossas mentes; nem, em segundo lugar, atribuem à operação do poder secreto do Espírito aquele louvor que é devido. É obra de Deus somente começar e aperfeiçoar a fé; mas ele faz isso com os instrumentos que vê bem; cuja livre escolha está em seu próprio poder.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:11 – Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês.

Exodo 12:13 – O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito.

Exodo 13:16 – “Isto será como sinal em sua mão e marca em sua testa de que o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa”.

Josué 2:12 – Jurem-me pelo Senhor que, assim como eu fui bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família. Dêem-me um sinal seguro

Mateus 26:26 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”.

1 Coríntios 11:23 – Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *