Estudo de Isaías 17:7 – Comentado e Explicado

Naquele dia o homem voltará seus olhares para o seu Criador, seus olhos verão o Santo de Israel;
Isaías 17:7

Comentário de Albert Barnes

Naquele dia, um homem deve olhar para o seu Criador – Em vez de confiar em seus lugares e exércitos fortemente fortificados, eles buscarão ajuda e proteção ao Deus que os criou, e que somente eles podem ajudá-los. Aflições e julgamentos nacionais costumam ter o efeito de desviar os olhos de um povo perverso e rebelde para Deus. Eles sentem seu perigo; eles estão convencidos de sua culpa; eles vêem que ninguém além de Deus pode protegê-los; e por um tempo estão dispostos, mesmo por humilhação e jejum, a buscar a proteção divina.

Seus olhos devem ter respeito … – Ele deve admirar ou respeitar.

O Santo de Israel – O Deus de Israel; o verdadeiro Deus. Como os sírios eram aliados do reino de Samaria ou Efraim, eles estavam, é claro, familiarizados com o verdadeiro Deus e, em certo sentido, o reconheceram. Nestes tempos de calamidade iminente, eles seriam levados a procurá-lo e implorariam sua ajuda e proteção. Não há razão para acreditar, no entanto, que eles se voltariam permanentemente para ele ou se tornassem seus verdadeiros adoradores.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 17: 7-8 . Naquele dia, etc. – O significado desses versículos, que expressam a conseqüência desse julgamento, é que, no momento em que Deus deveria executar esses severos julgamentos sobre os efraimitas, alguns, depois de saberem claramente por experiência, que eles foram enganados por seus falsos profetas, e que sua adoração a ídolos resultou como os verdadeiros profetas predisseram, se converterão em sincero arrependimento ao Deus de seus pais e, abjurando os erros dos tempos antigos, adorarão a Deus em verdade fé. A história confirma essa interpretação; ver 2 Crônicas 30:11 ; 2 Crônicas 34: 9 . A frase de olhar para seu Criador, que é enfática e forte, é explicada por passagens paralelas, cap. Isaías 31: 1 . Salmos 34: 5 . Zacarias 12:10 em comparação com João 3: 14-15 . A fonte da qual todo ato de verdadeira religião flui é um respeito a Deus; um olhar para ele com fé, com confiança e amor, e com a máxima humilhação. Vitringa apresenta as últimas palavras, as imagens ou os estatutos solares.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 17: 7-8 . Naquele dia um homem – Aqueles poucos homens que restaram; olhe para o Criador – Eles devem sinceramente respeitar, confiar e adorar a Deus, e somente a Deus. Em outras palavras, naquela época, quando Deus executaria esses severos julgamentos sobre os efraimitas, alguns, sendo totalmente convencidos pela experiência de que haviam sido enganados por seus falsos profetas, e que sua adoração a ídolos havia se revelado como os verdadeiros profetas predisseram. , se converterão, por sincero arrependimento, ao Deus de seus pais e, renunciando aos erros dos tempos antigos e a todos os seus pecados, o adorarão e o servirão em verdadeira fé e obediência.

Comentário de John Calvin

7. Naquele dia, um homem deve olhar para o seu Criador. Ele agora mostra o fruto desse castigo, e este é o segundo consolo com o qual os piedosos devem se fortalecer entre suas aflições. Embora eles não percebam nada além da ira de Deus, ainda assim devem refletir que o Senhor, que nunca se esquece, preservará continuamente sua Igreja, e não apenas isso, mas que os castigos serão vantajosos para eles. Depois de ter falado, portanto, sobre a existência contínua da Igreja, ele acrescenta, que os homens olharão para Deus. Isso é o mais desejável de todos, pois quando os homens se entregam a Deus, o mundo, que antes era desordenado, é restaurado. a sua ordem correta; mas quando nos afastamos dele, ninguém se arrepende por sua própria vontade, e, portanto, não há outra maneira pela qual possamos ser trazidos de volta a não ser sermos levados pelo flagelo dos castigos. Somos, assim, lembrados de que não devemos ser tão impacientes em castigos duradouros, que nos curam da terrível e perigosa doença da apostasia.

Olhar para Deus não significa nada além disso, quando nos afastamos, voltamos a um estado de favor com ele, nos convencemos e nos convertemos a ele. Pois como é que os homens se abandonam a todo tipo de maldade, mas porque esquecem de Deus? Onde existe o conhecimento de Deus, habita a reverência; onde o esquecimento de Deus é encontrado, prevalece o desprezo por ele. No entanto, isso se relaciona adequadamente com a fé, como se ele tivesse dito: “Quando castigos tão severos tiverem domado os israelitas, eles perceberão que não há ajuda para eles, exceto em Deus”. Por esse motivo, ele imediatamente adiciona a expressão Ao criador . Era de fato uma prova de indolência abominável que eles não confiavam somente em Deus, que lhes havia concedido tantos presentes preciosos. O Profeta diz, portanto, que quando eles fossem subjugados por angústias e aflições, eles retornariam depois a uma mente sã, de modo a começar a ter esperança naquele que os havia vinculado a si mesmo por tantos atos de bondade. E, de fato, ele chama Deus de seu Criador, não como tendo criado toda a raça humana, mas no mesmo sentido em que ele também o chama de Santo de Israel . Embora, portanto, todos os homens tenham sido criados à imagem de Deus ( Gênesis 1:27 ), Israel era peculiarmente sua obra, porque ele era sua herança e seu povo santo e escolhido ( Êxodo 19: 6 ). Essa repetição, de acordo com o costume comum da língua hebraica, é empregada para denotar a mesma coisa. Ele, portanto, chama Deus Santo, não apenas como visto em si mesmo, mas pelo efeito produzido, porque ele santificou ou separou para si os filhos de Abraão. Portanto, segue-se que a criação da qual ele fala deve ser entendida como relacionada à reforma espiritual, em referência à qual ele é especialmente chamado de Criador de Israel ( Isaías 45:11 ; Oséias 8:14 ).

Comentário de John Wesley

Naquele dia um homem olhará para o seu Criador, e seus olhos terão respeito pelo Santo de Israel.

Um homem – Esses poucos homens que restam.

Veja – Eles devem sinceramente respeitar, confiar e adorar a Deus, e somente a Deus.

Referências Cruzadas

Juízes 10:15 – Os israelitas, porém, disseram ao Senhor: “Nós pecamos. Faze conosco o que achares melhor, mas te rogamos, livra-nos agora”.

2 Crônicas 30:10 – Os mensageiros foram de cidade em cidade, em Efraim e em Manassés, e até em Zebulom, mas o povo zombou deles e os expôs ao ridículo.

2 Crônicas 30:18 – Embora muitos dos que vieram de Efraim, de Manassés, de Issacar e de Zebulom não se tivessem purificado, assim mesmo comeram a Páscoa, contrariando o que estava escrito. Mas Ezequias orou por eles, dizendo: “Queira o Senhor, que é bondoso, perdoar todo

2 Crônicas 31:1 – Quando a festa acabou, os israelitas saíram pelas cidades de Judá e despedaçaram as pedras sagradas e derrubaram os postes sagrados. Eles destruíram os altares idólatras em todo o Judá e Benjamim, e em Efraim e Manassés. Depois de destruírem tudo, voltaram para as suas cidades, cada um para a sua propriedade.

2 Crônicas 35:17 – Os israelitas que estavam presentes celebraram a Páscoa naquele dia e durante sete dias celebraram a festa dos pães sem fermento.

Isaías 10:20 – Naquele dia o remanescente de Israel, os sobreviventes da descendência de Jacó, já não confiarão naquele que os feriu, antes confiarão no Senhor, no Santo de Israel, com toda a fidelidade.

Isaías 19:22 – O Senhor ferirá os egípcios; ele os ferirá e os curará. Eles se voltarão para o Senhor, e ele responderá às suas súplicas e os curará.

Isaías 22:11 – Vocês construíram um reservatório entre os dois muros para a água do açude velho, mas não olharam para aquele que fez estas coisas, nem deram atenção àquele que há muito as planejou.

Isaías 24:14 – Erguem as vozes, cantam de alegria; desde o Ocidente aclamam a majestade do Senhor.

Isaías 29:18 – Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e, não mais em trevas e escuridão, os olhos dos cegos tornarão a ver.

Isaías 29:24 – e no temor do Deus de Israel permanecerão. Os desorientados de espírito obterão entendimento; e os queixosos vão aceitar instrução”.

Jeremias 3:12 – Vá e proclame esta mensagem para os lados do norte: ” ‘Volte, ó infiel Israel’, declara o Senhor, ‘Não mais franzirei a testa cheio de ira contra vocês, pois eu sou fiel’, declara o Senhor, ‘Não ficarei irado para sempre.

Jeremias 3:18 – Naqueles dias a comunidade de Judá caminhará com a comunidade de Israel, e juntas voltarão do norte para a terra que dei como herança aos seus antepassados. “

Jeremias 31:4 – Eu a edificarei mais uma vez, ó virgem, Israel! Você será reconstruída! Mais uma vez você se enfeitará com guizos e sairá dançando com os que se alegram.

Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Oséias 6:1 – “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.

Oséias 14:1 – Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda!

Miquéias 7:7 – Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *