Estudo de Jeremias 13:25 – Comentado e Explicado

Tal é teu destino, a partilha que receberás de mim – oráculo do Senhor -, porque te esqueceste de mim, confiando no que é apenas mentira.
Jeremias 13:25

Comentário de Albert Barnes

A porção de tuas medidas – ie, “tua porção medida” Jó 11: 9 . Outros a traduzem: “a porção do teu colo”, sendo a roupa superior constantemente usada para guardar coisas Rth 3:15.

Na falsidade i. e – nos ídolos (veja a referência marginal).

Comentário de Adam Clarke

Confiava na falsidade – nos ídolos e nos profetas mentirosos.

Comentário de John Calvin

O Profeta, sem dúvida, desejava despojar a confiança vã dos judeus, através da qual eles agiam de maneira arrogante e presunçosa em relação a Deus, enquanto eles professavam seu nome e reivindicavam seu favor. Eles disseram que haviam obtido a terra por um direito hereditário, porque havia sido prometido a seu pai Abraão. Isso de fato era verdade. Eles também disseram que a terra era o descanso de Deus; e eles derivaram isso dos profetas. Disseram mais adiante que Deus era sua herança; e isso também era verdade. Mas desde que eles profanaram perversamente o nome de Deus, ele retira deles esses falsos boatos, e diz: Esta é a tua sorte. Mas eles ainda disseram: Quando Deus dividiu as nações, sua sorte caiu sobre Israel, como diz Moisés. ( Deuteronômio 32: 8 ) Como então eles costumavam dizer que Deus depois os enganou, o Profeta aqui, por outro lado, os lembra que eles confiaram tolamente nesse lote, porque Deus os havia rejeitado e não os reconhecia agora. como seus filhos, à medida que se tornavam degenerados e perfidiosos. Este, ele diz, é o teu destino (98)

Vemos que deve ser entendido aqui um contraste: Deus era o lote do povo, e eles também eram o lote de Deus, de acordo com as passagens a que nos referimos. Eles eram a herança de Deus, e se gabavam de que Deus era sua herança; a terra era um símbolo e um penhor dessa herança. O Profeta agora diz: “Este lote será para ti a parte de tuas medidas de mim.” Ele faz alusão a um costume antigo; pois costumavam dividir campos e prados por linhas, depois que usaram postes; e chamamos essas medidas nos poleiros atuais ( perticas .)

Agora entendemos o que o Profeta quer dizer; pois ele sugere que os judeus vaidosa, presunçosa e tolamente se vangloriavam, que Deus era sua herança; pois ele não os possuía agora como seus filhos; e ele também declara que outro lote foi preparado para eles, muito diferente do patrimônio, – que Deus os baniria da terra prometida, que eles haviam poluído por seus vícios. Assim, vemos que não devemos presunçosa e falsamente fingir ou professar o nome de Deus; pois embora ele tenha gostado de nos escolher como seu povo, ainda é necessário que sejamos fiéis a ele; e se o abandonarmos, a mesma recompensa por nossa impiedade sem dúvida nos aguardará, pois Jeremias ameaça aqui sua própria nação. Vamos então usar o favor de Deus e de Cristo, e todas as bênçãos que nos são oferecidas pelo evangelho, para que não tenhamos que temer a vingança que aconteceu aos judeus.

Ele acrescenta a razão: porque você me esqueceu e confiou na falsidade (99) Por falsidade, o Profeta significa não apenas as superstições nas quais os judeus se envolveram, mas também os falsos conselhos que eles adotaram, quando certa vez recorreram a os egípcios, de outra para outras nações ímpias, a fim de obter ajuda em oposição à vontade de Deus. Pois onde quer que houvesse perigo, eles pensavam que tinham um remédio em mãos, tendo o favor e a ajuda dos egípcios, ou dos assírios, ou dos caldeus. Na palavra falsidade, então, o Profeta inclui os desígnios perversos que eles formaram, quando procuraram se defender de Deus, que os teria protegido por seu poder, se não fosse necessário puni-los por seus pecados. O que Jeremias então condenou no povo foi que eles depositaram sua confiança na falsidade, isto é, que souglint aqui e ali vão vãs ajudas e, ao mesmo tempo, desconsideraram a Deus; antes, eles se consideravam mais seguros quando Deus estava descontente com eles; e, portanto, ele diz : Tu me esqueceste. Os judeus não poderiam ter buscado libertação dos egípcios ou de outras nações pagãs, ou de seus ídolos, sem antes terem rejeitado a Deus; pois se essa verdade estivesse realmente fixa em suas mentes, – que Deus se preocupasse com a segurança deles, eles sem dúvida ficariam satisfeitos com a proteção dele. Sua ingratidão foi, portanto, muito manifesta ao adotar esperanças vãs e ímpias; pois assim desonraram a Deus e desconfiaram de seu poder, como se ele não fosse suficiente para preservá-los. Agora segue –

Esta tua sorte é a parte das tuas medidas de mim, diz Jeová.

O “lote” foi a dispersão ameaçada no verso anterior. “A parte de tuas medidas” é um idioma hebraico para “uma parte medida” ou “uma parte medida”, conforme prestado por Blayney. Alguns dizem que “medidas” são mencionadas, porque o comprimento e a largura foram incluídos. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

confiável = confidencial. Hebraico. batah. App-69.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:16 – Eles o deixaram com ciúmes por causa dos deuses estrangeiros, e o provocaram com os seus ídolos abomináveis.

Deuteronômio 32:37 – Ele dirá: “Agora, onde estão os seus deuses, a rocha em que se refugiaram,

Jó 20:29 – Esse é o destino que Deus dá aos ímpios, é a herança designada por Deus para eles”.

Salmos 9:17 – Voltem os ímpios ao pó, todas as nações que se esquecem de Deus!

Salmos 11:6 – Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão.

Salmos 106:21 – Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera coisas grandiosas no Egito,

Isaías 17:4 – “Naquele dia a glória de Jacó se definhará, e a gordura do seu corpo se consumirá.

Isaías 28:15 – Vocês se vangloriam, dizendo: “Fizemos um pacto com a morte, com a sepultura fizemos um acordo. Quando vier a calamidade destruidora, não nos atingirá, pois da mentira fizemos o nosso refúgio e na falsidade temos o nosso esconderijo”.

Jeremias 2:13 – “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água.

Jeremias 2:32 – Será que uma jovem se esquece das suas jóias, ou uma noiva, de seus enfeites nupciais? Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim, por dias sem fim.

Jeremias 7:4 – Não confiem em palavras enganosas: “Este é o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor! “

Jeremias 10:14 – Esses homens todos são estúpidos e ignorantes; cada ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu. Suas imagens esculpidas são uma fraude, elas não têm fôlego de vida.

Miquéias 3:11 – Seus líderes julgam a troco de suborno, seus sacerdotes ensinam por lucro, e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apóiam no Senhor, dizendo: “O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça vai nos acontecer”.

Habacuque 2:18 – “De que vale uma imagem feita por um escultor? Ou um ídolo de metal que ensina mentiras? Pois aquele que o faz confia em sua própria criação, fazendo ídolos incapazes de falar.

Mateus 24:51 – Ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *