Estudo de Jeremias 2:29 – Comentado e Explicado

Por que discutis comigo? Vós todos me fostes infiéis – oráculo do Senhor.
Jeremias 2:29

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 2: 29-30 . Por que pedirdes comigo? – Por que você insiste em sua inocência? Ver Jeremias 2:35 . Por que você reivindica minhas promessas anteriores, como se não tivesse perdido seu título por seus pecados? Em vão feri seus filhos – ou seja, os filhos ou o povo de Judá. Eles haviam sofrido repreensões divinas de vários tipos, pelas quais Deus planejou levá-los ao arrependimento, mas foi em vão: eles não responderam ao fim de Deus em afligi-los; suas consciências não foram despertadas, nem seus corações se abrandaram e se humilharam, nem foram induzidos a buscar a Deus por arrependimento e oração. Eles não receberam correção – embora tenham sido corrigidos, ainda assim não seriam instruídos e reformados. Eles não receberam, ou seja, não submeteram nem cumpriram a correção; mas em seus corações se agitavam e se opunham ao Senhor. Observe, leitor, é uma grande perda, portanto, perder uma aflição. Sua própria espada devorou ??seus profetas – Você está tão longe de receber e melhorar pelos castigos de Deus, que tira a vida daqueles profetas que, em nome de Deus, o repreendem e o chamam ao arrependimento. Assim, Zacarias, filho de Jeoiada, foi morto no reinado de Joás, 2 Crônicas 24: 20-21 . Veja também 1 Reis 19: 1 ; 1 Reis 19:10 ; Neemias 9:26 ; Mateus 23: 30-37 .

Comentário de John Calvin

Jeremias conclui aqui seu assunto anterior: ele diz que os judeus nada ganharam alegando contra Deus que eram inocentes, e pensando que poderiam com meras palavras escapar de seu julgamento, e não apenas fazendo isso, mas também se apressando em um grau de presunção para desafiar o próprio Deus e procurar provar que ele é culpado. Mas Deus os responde em uma palavra e diz que eles eram perversos. O significado então é que os judeus mal consultaram seu próprio interesse em endurecer-se em seus obduramentos; pois Deus os consideraria totalmente condenados pela impiedade, de modo que em vão alegavam isso ou aquilo como desculpa. (61)

Agora, essa passagem merece atenção especial: pois sabemos como somos propensos à hipocrisia por natureza; e quando Deus nos convoca para seu tribunal, dificilmente um em cem reconhecerá sua culpa e humildemente orará por perdão; mas a maior parte reclama, mas quase todos murmuram contra Deus, e mais ainda, eles ganham ousadia e ousam ousar desafiar e desafiar a Deus. Visto que, portanto, a hipocrisia prevalece em nós e está profundamente enraizada no coração de quase todos, e como a hipocrisia gera insolência e orgulho contra Deus, lembremo-nos do que o Profeta diz aqui: que todos os que disputam contra Deus não ganham nada com seus bens. desculpas, porque ele finalmente detectará sua deserção e perfídia. Em seguida, segue –

Por que você deveria lutar contra (ou comigo)?

A seguir segue um fato suficiente para pôr um fim a toda disputa,

Todos vocês se rebelaram contra mim, diz o Senhor.

A idéia principal de ??? é ir, passar, seguir em frente. Ver Isaías 28: 4 . Seu significado depende da preposição que se segue. Seguido por , ? , acabou, significa transgredir, sendo ir ou ultrapassar os limites estabelecidos pela lei, Oséias 8: 1 , – por ? , ir de, revoltar-se, apostatar, 2 Reis 8:22 , e por ? , ir contra, se rebelar, como nesta passagem. Portanto, o substantivo alcançou vários significados: transgressão, apostasia e rebelião. Seu significado preciso, em qualquer caso, deve ser determinado pelo contexto. Gataker e Blayhey processam o verbo aqui da mesma forma:

Todos vocês se rebelaram contra mim, diz Jeová.

As versões anteriores variam. A Septuaginta tem “ ?seß?sate – você agiu impiedosamente”, o siríaco, “você me negou” – o árabe , “você pecou contra mim” – e a Vulgata , “você me abandonou”. A idéia geral é a mesma, mas a específica é a de se rebelar contra Deus. – Ed

Referências Cruzadas

Jeremias 2:23 – “Como você pode dizer que não está contaminada e que não correu atrás dos baalins? Reveja o seu procedimento no vale e considere o que você tem feito. Você é como uma camela jovem e arisca que corre para todos os lados;

Jeremias 2:35 – você diz: ‘Sou inocente; ele não está irado comigo’. Mas eu passarei sentença contra você porque você disse que não pecou.

Jeremias 3:2 – “Olhe para o campo e veja: Há algum lugar onde você não foi desonrada? À beira do caminho você se assentou à espera de amantes, assentou-se como um nômade no deserto. Você contaminou a terra com sua prostituição e impiedade.

Jeremias 5:1 – “Percorram as ruas de Jerusalém, olhem e observem. Procurem em suas praças para ver se podem encontrar alguém que aja com honestidade e que busque a verdade. Então eu perdoarei a cidade.

Jeremias 6:13 – “Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; profetas e sacerdotes igualmente, todos praticam o engano.

Jeremias 9:2 – Ah, se houvesse um alojamento para mim no deserto, para que eu pudesse deixar o meu povo e afastar-me dele. São todos adúlteros, um bando de traidores!

Daniel 9:11 – Todo o Israel tem transgredido a tua lei e se desviou, recusando-se a te ouvir. “Por isso as maldições e as pragas escritas na Lei de Moisés, servo de Deus, têm sido derramadas sobre nós, porque temos pecado contra ti.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *