Estudo de Jeremias 26:3 – Comentado e Explicado

Talvez as ouçam eles e renunciem ao perverso comportamento. Arrepender-me-ei, então, dos males que cogito desencadear sobre eles por motivo da perversidade de sua vida.
Jeremias 26:3

Comentário de Scofield

arrepender-se

(Veja Scofield “ Zacarias 8:14 “) .

Comentário de John Calvin

Neste versículo, Deus mostra brevemente para que fim ele enviou seu Profeta. Pois não teria sido suficiente para ele anunciar o que ensinava, exceto que se sabia que era a vontade de Deus. Aqui, então, Deus afirma que ele não seria propício ao povo, exceto se eles cumprissem o que ele exigia, ou seja, se arrepender. Assim, ele testemunha que o que foi ensinado seria útil para eles, porque tinha referência à segurança deles; e uma verdade não pode ter mais direito a nosso amor do que quando sabemos que tende a promover nosso bem-estar. Portanto, Deus, quando viu o povo correndo de cabeça em desespero cego para todos os tipos de impiedade, planejou fazer o julgamento se alguns deles eram curáveis ??ou não; como se ele tivesse dito: “O que vocês estão fazendo, seres miseráveis? Ainda não acabou completamente com você; apenas me obedeça, e o remédio para todos os seus males está à mão. Vemos agora qual era o desígnio de Deus, mesmo que ele desejasse dar a esses judeus a esperança de misericórdia totalmente irreclamada, para que não rejeitassem o que ele ensinou ao ouvir que seria para o bem deles.

Mas podemos, portanto, reunir uma doutrina geral; que quando Deus está especialmente descontente conosco, ainda é uma evidência de sua bondade paterna quando ele nos favorece com o ensino profético, pois isso não ficará sem seus frutos, a não ser por culpa nossa. Mas, ao mesmo tempo, somos cada vez mais indesculpáveis, se rejeitarmos o medicamento que certamente nos daria vida. Vamos então entender que o Profeta diz aqui, que ele foi enviado para tentar se os judeus se arrependeriam; pois Deus estava pronto para recebê-los em favor.

Ao dizer ???? , auli, “se porventura”, ele fez uso de um modo comum de falar. Deus realmente tem um conhecimento perfeito de todos os eventos, nem tinha qualquer dúvida a respeito do que aconteceria quando os profetas cumprissem seus deveres; mas o que é apontado aqui, e também condenado, é a obstinação do povo; como se ele dissesse que era realmente difícil curar aqueles que tinham podridão em seus males, mas ele tentaria fazê-lo. E assim Deus manifesta sua bondade indizível, que ele não rejeita totalmente homens que são remédios quase passados ??e cujas doenças parecem ser curáveis. Ele também fortalece seu Profeta; pois ele, por uma longa experiência, foi levado a pensar que todo o seu trabalho seria em vão; portanto, Deus acrescenta isso, para que ele não deixe de prosseguir no curso de seu chamado; pois o que parecia incrível ainda pode acontecer além de sua expectativa. Agora vemos por que foi dito: Se é que eles ouvirão

É então acrescentado, e convertido, etc. No contexto que aprendemos, tanto o arrependimento quanto a fé procedem da verdade ensinada: pois como é que aqueles que estão alienados de Deus retornam, confessam seus pecados e mudam de caráter, mente, e propósitos? É o fruto da verdade; não que a verdade seja eficaz em todos os casos, mas ele trata aqui dos eleitos: ou foram todos curáveis, mas Deus mostra que o uso e o fruto de sua verdade é transformar homens, como também é dito pelo Profeta ( Malaquias) 4: 6 )) e repetido no primeiro capítulo de Lucas,

“Ele transformará muitos dos filhos de Israel.” ( Lucas 1: 6. )

O que se segue não está isento de peso, cada um do seu mau caminho; pois Deus sugere que não basta que todo o povo confesse seus pecados ostensivamente, mas que todo mundo é obrigado a se examinar: pois quando buscamos a Deus em uma tropa, e um segue o outro, isso geralmente é feito sem o sentimento correto. . O arrependimento, portanto, é apenas verdadeiro e genuíno, quando cada um vem procurar seu próprio caso; pois seu assento interior e oculto está no coração. Esta é a razão pela qual ele diz: Se um homem, isto é, se todos se desviarem do seu mau caminho

Quanto ao arrependimento de Deus , cuja menção é feita, não há necessidade de longas explicações. Nenhuma mudança pertence a Deus; mas quando se diz que Deus afasta sua ira, deve ser entendida em um sentido adequado à compreensão dos homens: da mesma maneira também devemos entender as palavras que ele se arrepende. ( Salmos 85: 5. ) É ao mesmo tempo suficientemente evidente o que Deus quer dizer aqui, mesmo que ele seja reconciliável, assim que os homens realmente se voltam para ele: e assim vemos que os homens não podem ser chamados a se arrepender, até a misericórdia de Deus é apresentado a eles. Daí também segue-se que essas duas coisas, arrependimento e fé, estão conectadas, e que é absurdo e um sacrilégio ímpio separá-las; pois Deus não pode ser temido, a menos que o pecador perceba que ele será propício a ele: enquanto estivermos apreensivos com a ira de Deus, tememos seu julgamento; e assim atacamos contra ele, e devemos necessariamente ser levados de cabeça para o abismo mais baixo; portanto, sob o papado, eles falam não apenas tolamente, mas também friamente de arrependimento; pois deixam as almas duvidosas e perplexas, mas tiram todo tipo de certeza. Vamos então entender a razão pela qual o Espírito Santo nos ensina, que o arrependimento não pode ser ensinado de maneira correta e proveitosa, a menos que seja acrescentado, que Deus será propício a homens miseráveis ??sempre que se voltarem para ele.

No que diz respeito à palavra que penso, já disse, que Deus não tem propósitos contrários; mas isso se refere àqueles homens que mereciam sua terrível vingança; é como se ele tivesse dito: “A iniqüidade deles já amadureceu; Portanto, agora estou pronto para vingar-me deles; no entanto, voltem para mim e acharão que eu sou um pai. Não há, portanto, motivo para que se desesperem, embora eu já tenha manifestado sinais da minha vingança. Esse é o significado; mas ele repete a razão de sua ira, por causa da maldade de suas ações; pois sabemos que eles eram orgulhosos e obstinados; portanto, era necessário fechar a boca, caso contrário, eles teriam levantado um clamor e dito que Deus estava injustamente zangado ou que ele excedia todos os limites. Quaisquer que fossem os males que estavam à mão, Deus brevemente mostra que eles vieram de si mesmos, que a causa era sua própria maldade. (161) Segue-se:

3. Pode ser que eles ouçam e desviem cada um do seu caminho que é mau; então me arrependerei do mal que pretendo trazer sobre eles pelo mal de suas ações.

Aqui está o “mal pelo mal”, o mal da punição pelo mal do pecado. A palavra é freqüentemente usada nesses dois sentidos. É alterado em setembro, ????? e p?????? ; e na Vulg., ” malum ” e ” malitia “. “Assim, o mal”, diz Gataker, “gera o mal, uma justa retaliação do mal pelo mal. O mal da iniqüidade e o mal da penalidade são como a agulha e o fio; um vai adiante e abre caminho para o outro; e quando um encontra uma passagem, desenha no outro. ” – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

todo homem. Hebraico. “ish.

mal. Hebraico. ra “a”.

arrependa-me. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Referências Cruzadas

1 Reis 21:27 – Quando Acabe ouviu essas palavras, rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir sobre panos de saco e agia com mansidão.

1 Reis 21:29 – “Você notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho”.

Isaías 1:16 – Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,

Jeremias 18:7 – Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despedaçado e arruinado,

Jeremias 26:13 – Agora, corrijam a sua conduta e as suas ações e obedeçam ao Senhor, ao seu Deus. Então o Senhor se arrependerá da desgraça que pronunciou contra vocês.

Jeremias 36:3 – Talvez, quando o povo de Judá souber de cada uma das desgraças que planejo trazer sobre eles, cada um se converta de sua má conduta e eu perdoe a iniqüidade e o pecado deles”.

Ezequiel 18:27 – Mas, se um ímpio se desviar de sua maldade e fizer o que é justo e direito, ele salvará sua vida.

Jonas 3:8 – Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência.

Jonas 4:2 – Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *