Estudo de Jeremias 32:33 – Comentado e Explicado

Voltaram-me as costas, em vez de me olharem. Ainda que, sem cessar, os tenha instruído, recusaram os meus avisos.
Jeremias 32:33

Comentário de Adam Clarke

Embora eu os tenha ensinado, levantando-me cedo e ensinando-os – A partir da referência frequente a isso, podemos concluir naturalmente que a pregação matinal prevaleceu muito na Judéia.

Comentário de John Calvin

Aqui, o Profeta expressa com mais clareza a perversidade do povo, como se ele tivesse dito, que eles rejeitaram deliberadamente todas as instruções e não demonstraram consideração por Deus; pois aquele que nos dá as costas, faz isso consciente e deliberadamente, e de fato não sem desprezo. Quando alguém se dirige a mim, e eu olho para outro lado, não é um sinal manifesto de desprezo ou desdém? e quem fala, não vê que é desconsiderado? Assim, Deus reclama que os judeus não haviam caído por ignorância, mas por obstinação premeditada: eles então se voltaram para mim, diz ele, o pescoço, (71) quando ainda deveriam estar atentos para ouvir a doutrina. da lei. Pois Deus nos mostra seu rosto sempre que ele quer prescrever o que deve ser feito ou mostrar o caminho da salvação. Quando ele olha para nós, quão detestável deve ser o nosso orgulho, se não olharmos para ele em troca? Esta é a primeira coisa que os judeus desprezaram consciente e voluntariamente a Deus e sua lei.

Então ele amplificou sua culpa dizendo: E eu os ensinei, levantei-me cedo e os ensinei, e eles não deram ouvidos. (72) Se a Lei tivesse sido promulgada apenas uma vez, os judeus poderiam ter objetado e dito que eles eram para a maioria analfabeta; mas nenhuma cor de pretensão permaneceu para eles, uma vez que os Profetas estavam continuamente interpretando a Lei, como Deus também havia prometido por Moisés,

“Um profeta te levantarei do meio de teus irmãos.” ( Deuteronômio 18:18 )

Pois ele sugere que esse benefício seria perpétuo na Igreja, para que nunca houvesse vontade de os Profetas mostrarem o caminho certo para as pessoas. Pois ele coloca os Profetas em oposição a adivinhos, adivinhos, anunciadores e todos os outros ministros de Satanás, como se ele tivesse dito, que não havia razão para o povo procurar as falácias de Satanás, uma vez que os Profetas eram suficientes. Para que os judeus então não se queixem de que eles dificilmente foram tratados, Deus aqui mostra que ele os havia ensinado, pois ele atribui a si mesmo o que havia feito por seus Profetas: e, sem dúvida, Profetas e mestres são apenas os instrumentos do Espírito Santo. ; pois ninguém está apto a ensinar, mas quando é guiado pelo Espírito de Deus. Justamente então Deus reivindica para si esses ofícios, de modo que todo o louvor pela edificação de sua Igreja é devido a ele, embora ele empregue o trabalho dos homens. Nesse sentido, é que ele diz que os ensinou.

Então ele acrescenta que se levantou cedo, ou seja, que havia sido sedento. Como mestre de uma família, que é solícito por si próprio, cedo pergunta como eles são e olha em volta de toda a casa; assim também Deus se representa aqui, falando de seu cuidado em ensinar aos israelitas, como se ele dissesse, que não apenas sua Lei foi posta diante de seus olhos, pela qual eles poderiam aprender o que era certo, mas também foram dados aos Profetas que cessaram para não advertir e exortá-los.

Agora, esse modo de falar deve ser particularmente observado, pois, assim, aprendemos como base sua ingratidão é quem rejeita o ensino dos Profetas; pois eles não apenas desconsideravam os homens, mas o próprio Deus, como Cristo também declara,

“Quem te ouve, ouve-me; e quem te rejeita, me rejeita. ” ( Lucas 10:16 )

Essa forma de falar, portanto, elogia a verdade da doutrina ensinada pelos Profetas; pois Deus aparece e mostra que ele fala por seus servos. Por outro lado, aprendemos que bênção incomparável é ter professores fiéis e verdadeiros; pois Deus, através deles e de seus trabalhos, com certeza declara que ele se importa com a nossa salvação, como se tivesse cuidado de nós, como se levantasse cedo, como se nos visse; e a pregação do Evangelho não é sem razão chamada visitação de Deus. Não há, portanto, motivo para procurarmos algo melhor, quando Deus está presente conosco por sua palavra; pois temos um testemunho seguro de sua presença sempre que professores verdadeiros e fiéis se levantam.

Ele acrescenta que, para receber correção, sugere pela palavra mus??? musar que os judeus não haviam pecado por ignorância, mas que eram intratáveis, pois se recusavam a ser corrigidos. A palavra é, de fato, às vezes usada como doutrina, mas significa aqui correção, mesmo quando alguém que geralmente segue o caminho certo se desvia do caminho certo, mas sendo avisado, se arrepende. Vemos, portanto, o que o Profeta quer dizer, mesmo que os judeus não apenas fechassem os olhos contra a luz clara que brilhava na Lei, mas que fossem totalmente refratários, para que não pudessem ser subjugados quando Deus os chamou ao arrependimento. , que quando ele procurou curar suas doenças, eles mostraram tanta teimosia que deixaram de lado toda correção e disciplina. (73) Por conseguinte, aprendemos que havia chegado o momento da vingança, porque Deus havia tentado todos os meios para promover o bem-estar deles e havia perdido, como diz o ditado comum, dores e custos. Segue-se, –

E eles viraram o pescoço e não o rosto para mim, enquanto os ensinavam a levantar-se cedo e a ensinar; no entanto, eles escutaram para não receber instruções.

Eles deram as costas, enquanto Deus os estava ensinando! – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

acordando cedo, etc. Veja a nota em Jeremias 7:13 .

Referências Cruzadas

2 Crônicas 36:15 – O Senhor, o Deus dos seus antepassados, advertiu-os várias vezes por meio de seus mensageiros, pois ele tinha compaixão de seu povo e do lugar de sua habitação.

Jeremias 2:27 – Pois dizem à madeira: ‘Você é meu pai’ e à pedra: ‘Você me deu à luz’. Voltaram para mim as costas e não o rosto, mas na hora da adversidade dizem: ‘Vem salvar-nos! ’

Jeremias 7:13 – Mas agora, visto que vocês fizeram todas essas coisas, diz o Senhor, apesar de eu lhes ter falado repetidas vezes, e vocês não me terem dado atenção, e de eu lhes ter chamado, e vocês não me terem respondido,

Jeremias 7:24 – Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, seguiram o raciocínio rebelde dos seus corações maus. Andaram para trás e não para a frente.

Jeremias 18:17 – Como o vento leste, eu os dispersarei diante dos inimigos; eu lhes mostrarei as costas e não o rosto, no dia da sua derrota”.

Jeremias 25:3 – Durante vinte e três anos a palavra do Senhor tem vindo a mim, desde o décimo terceiro ano de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até o dia de hoje. E eu a tenho anunciado a vocês, dia após dia, mas vocês não me deram ouvidos.

Jeremias 26:5 – e se não ouvirem as palavras dos meus servos, os profetas, os quais tenho enviado a vocês vez após vez, embora vocês não os tenham ouvido,

Jeremias 35:15 – Enviei a vocês, repetidas vezes, todos os meus servos, os profetas. Eles lhes diziam que cada um de vocês deveria converter-se da sua má conduta, corrigir as suas ações e deixar de seguir outros deuses para prestar-lhes culto. Assim, vocês habitariam na terra que dei a vocês e a seus antepassados. Mas vocês não me deram atenção nem me obedeceram.

Jeremias 44:4 – Dia após dia, eu lhes enviei meus servos, os profetas, que disseram: ‘Não façam essa abominação detestável! ’

Ezequiel 8:16 – Ele então me levou para dentro do pátio interno da casa do Senhor, e ali, à entrada do templo, entre o pórtico e o altar, havia uns vinte e cinco homens. Com as costas para o templo do Senhor e os rostos voltados para o oriente, estavam se prostrando na direção do sol.

Oséias 11:2 – Mas, quanto mais eu o chamava, mais eles se afastavam de mim. Eles ofereceram sacrifícios aos baalins e queimaram incenso os ídolos esculpidos.

Zacarias 7:11 – “Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos.

João 8:2 – Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *