Estudo de Jeremias 38:20 – Comentado e Explicado

Tal não acontecerá, retorquiu Jeremias. Escuta, portanto, a voz do Senhor naquilo que te digo: nada te acontecerá e terás a vida salva.
Jeremias 38:20

Comentário de John Calvin

Aqui, novamente Jeremias fortalece Zedequias, para que ele não hesite em fazer o julgamento, já que Deus ainda o perdoaria, para que pelo menos seu castigo fosse paterno e leve. Ele então prometeu a Zedequias que ficaria a salvo de todos os insultos a respeito. que ele estava ansioso. Eles não te libertarão, ele diz; como se ele tivesse dito: “Deixe isso para a providência de Deus, resigne-se a Deus e não duvide, mas ele te manterá seguro”. Deus, em sua bondade, como eu disse, permite que os fiéis joguem seus cuidados em seu seio; mas, ao mesmo tempo, se alguém desobedece, quando ele os confirma, é um sinal de maldade deliberada, e essa perversidade extingue tudo. a luz da graça. Tal era a estupidez de Zedequias, que ele não aceitou esta segunda promessa. Ele pode realmente ter confessado seu medo, mas também deveria ter recebido o remédio. O Profeta assegurou-lhe que sua vida estaria segura nas mãos de Deus; o que mais ele poderia desejar? Mas isso foi dito sem propósito, porque o medo ocupou completamente sua mente, de modo que não havia entrada para a promessa. Agora isso deve ser cuidadosamente observado; pois não há nenhum de nós a quem muitos cuidados não perturbem, e muitos medos não perplexos; mas um lugar deve ser dado a um remédio. Deus nos socorre quando nos vê angustiados por pensamentos ansiosos; mas se o medo prevalece, que todas as promessas pelas quais Deus nos eleva não valem nada, é um sinal de incredulidade sem esperança.

Em seguida, ouça a voz de Jeová, que eu digo a você, para que ela esteja bem contigo, e que a tua alma viva. A promessa é novamente acrescentada, para levar Zedequias a se submeter com mais vontade a Deus. Pois embora saibamos que não podemos escapar de seu poder, ele ainda será temido por nós, exceto que ele nos favorece com as promessas da graça. Dessa maneira, então, o Profeta se esforçou para levar Zedequias a prestar obediência a Deus: Ouça, ele diz, a voz de Jeová, para que possa estar bem contigo. Ele mostrou que ainda estava no poder de Zedequias prover seu sustento. própria segurança, se ele apenas obedecesse a palavra de Deus. E esta passagem nos ensina que o Profeta não havia falado sem pensar e em vão, mas sob a orientação e o ensino do Espírito de Deus. Pois, embora não tenha sido, que ele recebeu um novo mandamento, ele ainda sabia que era a vontade de Deus. , que ele deve confirmar e reafirmar os oráculos anteriores; pois ele não assumiu falsamente o nome de Deus, quando pediu a Zedequias que ouvisse a voz de Deus que ele havia divulgado.

Agora, embora esse discurso tenha sido especialmente direcionado a Zedequias, ainda podemos concluir que é sempre para o nosso bem abraçar o que Deus nos declara, embora possa aparentemente ser difícil e desagradável, como foi para Zedequias; pois não era de modo algum agradável para ele entregar-se a seus inimigos, ser privado de seu poder real, ser levado ao exílio e de um rei se tornar escravo; e, no entanto, nada era melhor para ele, a fim de salvar sua vida, do que obedecer a Deus. Embora, então, as palavras de Deus contenham o que é contrário e doloroso à nossa carne, mas nos sintamos convencidos de que Deus sempre fala o que é bom para a nossa salvação. Teria sido bom para Zedequias, se ele tivesse obedecido ao conselho do Profeta; pois ele teria descoberto em cativeiro que Deus lhe seria propício, e isso teria sido um conforto inestimável; e então ele poderia ter sido trazido de volta do exílio, pelo menos ele teria preservado a cidade e o templo: mas por sua obstinação ele traiu a cidade a seus inimigos, e por isso também foi que o templo foi queimado.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 20:20 – De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória”.

Isaías 55:3 – Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

Jeremias 26:13 – Agora, corrijam a sua conduta e as suas ações e obedeçam ao Senhor, ao seu Deus. Então o Senhor se arrependerá da desgraça que pronunciou contra vocês.

Daniel 4:27 – Portanto, ó rei, aceita o meu conselho: Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratique a justiça e tenha compaixão dos necessitados. Talvez, então, continues a viver em paz”.

Atos dos Apóstolos 26:29 – Paulo respondeu: “Em pouco ou em muito, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, menos estas algemas”.

2 Coríntios 5:11 – Uma vez que conhecemos o temor ao Senhor, procuramos persuadir os homens. O que somos está manifesto diante de Deus, e esperamos que esteja manifesto também diante da consciência de vocês.

2 Coríntios 5:20 – Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

Filemom 1:8 – Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever,

Tiago 1:22 – Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *