Estudo de João 19:18 – Comentado e Explicado

Ali o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
João 19:18

Comentário de E.W. Bullinger

outros dois = outros dois. App-164.

outro . Grego. altos. App-124.

com. Grego. meta. App-104.

de ambos os lados. Grego. enteuthen kai enteuthen: literalmente aqui e ali, isto é, deste lado e daquele lado. Isso foi antes da separação das roupas ( João 19:23 ). Veja App-164.

e etc.: literalmente e o do meio, Jesus.

Comentário de John Calvin

18. E dois outros com ele, de um lado e Jesus no meio. Como se a severidade da punição não tivesse sido suficiente, ele é enforcado no meio de dois ladrões, como se não merecesse ser classificado com outros ladrões, mas também os mais perversos e detestáveis. todos. Devemos sempre lembrar que os iníquos carrascos de Cristo não fizeram nada além do que havia sido determinado pela mão e pelo propósito de Deus; (167) porque Deus não entregou seu Filho às paixões sem lei, mas determinou que, de acordo com sua própria vontade e bom prazer, ele deveria ser oferecido como sacrifício. E se houvesse as melhores razões para o propósito de Deus em todas as coisas que ele determinou que seu Filho deveria sofrer, devemos considerar, por um lado, o peso terrível de sua ira contra o pecado e, por outro lado , sua infinita bondade para conosco. De nenhuma outra maneira nossa culpa poderia ser removida a não ser pelo Filho de Deus se tornar uma maldição para nós. Nós o vemos levado a um lugar amaldiçoado, como se tivesse sido poluído por uma massa de todos os tipos de crimes, para que ali ele parecesse ser amaldiçoado diante de Deus e dos homens. Certamente somos prodigiosamente estúpidos, se não vemos claramente neste espelho com que aversão a Deus considera o pecado; e somos mais duros que pedras, se não tremermos com um julgamento como esse.

Quando, por outro lado, Deus declara que nossa salvação era tão querida para ele, que ele não poupou seu Filho unigênito, que bondade abundante e que graça surpreendente nós contemplamos aqui! Quem quer que tenha uma visão justa das causas da morte de Cristo, juntamente com a vantagem que ela nos proporciona, não considerará, como os gregos, a doutrina da cruz como tolice, nem, como os judeus, ele considera isso uma ofensa ( 1 Coríntios 1:23 ), mas antes como um símbolo inestimável e penhor do poder, e sabedoria, e justiça, e bondade de Deus.

Quando João diz que o nome do lugar era Gólgota, ele significa que, na língua calldaica ou siríaca, era chamado ?????? , ( Gulgaltha. ) O nome é derivado de ???? , ( Gilgel, (168) ), que significa: rolar; porque um crânio é redondo como uma bola ou globo. (169)

Comentário de Adam Clarke

Dois outros – Matthew e Mark nos lugares paralelos os chamam de ladrões ou assassinos; eles provavelmente pertenciam à gangue de Barrabás. Veja sobre a figura da cruz e a natureza da crucificação, em Mateus 27:35 ; (Nota).

Referências Cruzadas

Salmos 22:16 – Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés.

Isaías 53:12 – Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Mateus 27:35 – Depois de o crucificarem, dividiram as roupas dele, tirando sortes.

Mateus 27:44 – Igualmente o insultavam os ladrões que haviam sido crucificados com ele.

Marcos 15:24 – E o crucificaram. Dividindo as roupas dele, tiraram sortes para saber com o que cada um iria ficar.

Lucas 23:32 – Dois outros homens, ambos criminosos, também foram levados com ele, para serem executados.

João 18:32 – Isso aconteceu para que se cumprissem as palavras que Jesus tinha dito, indicando a espécie de morte que ele estava para sofrer.

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *