Estudo de Marcos 2:24 – Comentado e Explicado

Os fariseus observaram-lhe: "Vede! Por que fazem eles no sábado o que não é permitido?" Jesus respondeu-lhes:
Marcos 2:24

Comentário de E.W. Bullinger

Eis = Olhe. App-133.

Comentário de John Calvin

Marcos 2:24 . Por que eles fazem no sábado o que não é lícito? Os fariseus não culpam os discípulos de Cristo por arrancarem espigas de milho de um campo que não era deles, mas por violarem o sábado; como se houvesse um preceito nesse sentido, que homens famintos deveriam morrer antes do que satisfazer sua fome. Agora, a única razão para guardar o sábado era que o povo, santificando-se a Deus, poderia ser empregado na adoração verdadeira e espiritual; e depois, que, estando livres de todas as ocupações mundanas, poderiam ter mais liberdade para comparecer às santas assembléias. A observação legal dele, portanto, deve ter uma referência a esse objeto; pois a lei deve ser interpretada de acordo com o desenho do legislador. Mas isso mostra claramente a natureza maliciosa e implacável da superstição, e particularmente as disposições orgulhosas e cruéis dos hipócritas, quando a ambição se une ao ódio pela pessoa. Não foi a mera afetação da pretensa santidade, como eu disse, que tornou os fariseus tão severos e rigorosos; mas como eles expressamente desejavam denegrir tudo o que Cristo disse ou fez, eles não poderiam fazer outra coisa senão colocar um significado errado nos casos em que não havia nada para culpar, como geralmente acontece com intérpretes preconceituosos. A acusação foi feita – de acordo com Mateus e Marcos – contra nosso Senhor, e – de acordo com Lucas – contra seus discípulos. Mas não há inconsistência aqui; pois os discípulos eram provavelmente tão assediados que a acusação foi dirigida principalmente contra o próprio Mestre. É até possível que os fariseus brigassem primeiro com os discípulos e depois com Cristo, e que, com raiva de sua malícia, o culparam por permanecer calado e permitir que seus discípulos quebrassem o sábado.

Referências Cruzadas

Exodo 20:10 – mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.

Exodo 31:15 – Em seis dias qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia é o sábado, o dia de descanso, consagrado ao Senhor. Quem fizer algum trabalho no sábado terá que ser executado.

Exodo 35:2 – Em seis dias qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia lhes será santo, um sábado de descanso consagrado ao Senhor. Todo aquele que trabalhar nesse dia terá que ser morto.

Números 15:32 – Certo dia, quando os israelitas estavam no deserto, encontraram um homem recolhendo lenha no dia de sábado.

Neemias 13:15 – Naqueles dias vi que em Judá alguns pisavam uvas nos tanques de prensá-las no sábado e ajuntavam trigo e o carregavam em jumentos, junto com vinho, uvas, figos e todo tipo de carga. Tudo isso era trazido para Jerusalém em pleno sábado. Então os adverti que não vendessem alimento nesse dia.

Isaías 56:2 – Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o sábado, para não profaná-lo, e vigiando sua mão, para não cometer nenhum mal”.

Isaías 56:4 – Pois assim diz o Senhor: “Aos eunucos que guardarem os meus sábados, que escolherem o que me agrada e se apegarem à minha aliança,

Isaías 56:6 – E os estrangeiros que se unirem ao Senhor para servi-lo, para amarem o nome do Senhor e para prestar-lhe culto, todos os que guardarem o sábado sem profaná-lo, e que se apegarem à minha aliança,

Isaías 58:13 – “Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades,

Jeremias 17:20 – Diga-lhes: ‘Ouçam a palavra do Senhor, reis de Judá, todo o Judá e todos os habitantes de Jerusalém, vocês que passam por essas portas.

Mateus 7:3 – “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?

Mateus 15:2 – “Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer! “

Mateus 23:23 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.

Marcos 2:7 – “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? “

Marcos 2:16 – Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com “pecadores” e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’? “

Hebreus 12:3 – Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *