Estudo de Mateus 11:1 – Comentado e Explicado

Após ter dado instruções aos seus doze discípulos, Jesus partiu para ensinar e pregar nas cidades daquela região.
Mateus 11:1

Comentário de Albert Barnes

E aconteceu … – As instruções para os apóstolos foram dadas nas proximidades de Cafarnaum. O Salvador saiu dali para pregar em suas cidades; isto é, nas cidades próximas de Cafarnaum ou na Galiléia. Ele ainda não entrou na Judéia.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 11: 1 . Quando Jesus terminou de ordenar, isto é, de dar instruções aos seus doze discípulos e , assim, de prepará-los para o serviço que deviam agora empreender, ele partiu para ensinar e pregar em suas cidades – As outras cidades de Israel, sendo incansável e constante em seu grande trabalho.

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus. App-98.

pregar = proclamar. App-121. Continuando Sua missão ( Mateus 4:17 ).

Comentário de John Calvin

Mateus 11: 1 . E aconteceu que quando Jesus havia terminado Nesta passagem, Mateus não significa nada mais do que Cristo não desistir do exercício de seu ofício, enquanto os apóstolos estavam trabalhando em outra direção. Assim que ele os mandou embora, com as instruções necessárias, para perambular a Judéia, ele cumpriu os deveres de professor na Galiléia. A palavra comando, que Mateus emprega, é enfática; pois ele quer dizer que eles não receberam comissão para fazer o que quisessem, mas foram restringidos e ordenados quanto às declarações que deveriam fazer e à maneira pela qual deveriam se comportar.

Comentário de Adam Clarke

Este versículo pertence apropriadamente ao capítulo anterior, do qual não deve, de forma alguma, ser separado; como com isso, tem a conexão mais estrita, mas com isso não tem nenhuma.

Ensinar e pregar – Ensinar, dar instruções particulares a todos quantos vierem a ele; e pregar, proclamar publicamente, que o reino de Deus está próximo; duas grandes partes do dever de um ministro do Evangelho.

Suas cidades – as cidades dos judeus.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 11: 1 . Acabara de comandar Terminara suas instruções para, etc. Heylin. Em suas cidades – significa “nas outras cidades dos judeus”; pois o pronome é freqüentemente colocado sem que um substantivo seja usado antes, ao qual ele se refere. Compare Lucas 4:15 ; Lucas 5:17 .: Ou então, pelas cidades mencionadas aqui, podemos entender as cidades da Galiléia, das quais os apóstolos eram; veja Atos 2: 7 . O leitor atento observará que os capítulos estão novamente aqui muito mal divididos, pois este versesh certamente encerraria o último capítulo. Veja o Testamento Grego de Bengelius, as divisões das quais são as mais judiciosas que já encontrei.

Comentário de Spurgeon

Mateus 11: 1-5 . E aconteceu que, quando Jesus terminou de ordenar seus doze discípulos, partiu dali para ensinar e pregar em suas cidades. Agora, quando João ouviu na prisão as obras de Cristo, enviou dois de seus discípulos. E disse-lhe: És tu quem deve vir, ou procuramos outro? Jesus respondeu e disse-lhes: Ide, e mostra a João outra vez o que ouvistes e vedes: os cegos vêem, e os coxos andam, os leprosos são purificados, e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os os pobres têm o evangelho pregado a eles.

Estes eram os selos e as provas de Cristo: ele não precisava procurar os outros. Essas foram as obras das quais a profecia havia dito que seriam as marcas do Messias. Se então, essas marcas foram encontradas nele, ele deixou João e seus discípulos para extrair a inferência de que ele era, de fato, Aquele que estava por vir. Cristo é sempre mais conhecido por suas obras, e especialmente em seu povo; ele é visto em suas vidas. Existem dois grandes preceitos para a conquista do mundo para Cristo: o primeiro é pregar o evangelho; mas a segunda é: viva o evangelho, e se não vivermos o evangelho, não teremos sucesso em pregar o evangelho. De fato, os membros de nossas igrejas que não vivem o evangelho desfazem durante toda a semana o que o pregador do evangelho se esforça para fazer no Dia do Senhor. É bom pregar com a boca; mas a melhor coisa do mundo é pregar com os pés e com as mãos – na caminhada e no trabalho; Se você puder fazer isso, as pessoas poderão dizer muito pouco contra a pregação do evangelho quando virem o resultado disso naqueles que o aceitam. Deus conceda que possamos ser todos pregadores de uma maneira ou de outra.

Mateus 11: 6 . E bem-aventurado é aquele que não se ofender em mim.

Esta exposição consistiu em leituras de Efésios 2. Mateus 11: 1-6 .

Comentário de Spurgeon

Mateus 11: 1-3 . E aconteceu que, quando Jesus terminou de comandar seus doze discípulos, partiu dali para ensinar e pregar em suas cidades. Agora, quando João ouviu na prisão as obras de Cristo, enviou dois de seus discípulos, e disse-lhe: Tu és aquele que deve vir, ou procuramos outro?

A fé de João começara a vacilar? É possível que tivesse. Elias teve seus tempos de tremor e depressão; então, por que o segundo Elias não pode ter o mesmo tipo de experiência? Possivelmente, João desejou fortalecer a fé de seus seguidores e, portanto, enviou dois de seus principais discípulos a Jesus, para que eles pudessem fazer uma pergunta por si mesmos se ele era ou não o Cristo.

Mateus 11: 4 . Jesus respondeu e disse-lhes: Ide e mostrai a João novamente as coisas que ouvdes e vedes.

Pois as obras de Cristo são as provas de seu Messias. Seu ensino e sua ação devem sempre ser os selos de sua missão.

Mateus 11: 5 . Os cegos vêem, e os coxos andam, os leprosos são purificados e os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e os pobres têm o evangelho pregado a eles.

Este é o último, mas não menos importante, dos sinais de seu Messias, que Jesus Cristo pregou para que os pobres o entendessem e se deleitassem em segui-lo onde quer que fosse. Muitos desprezaram sua pregação por esse motivo; mas o Salvador mencionou isso entre os sinais de ser enviado por Deus: “Os pobres têm o evangelho pregado a eles.”

Mateus 11: 6-11 . E bem-aventurado é aquele que não se ofender em mim. E quando eles partiram, Jesus começou a dizer às multidões a respeito de João: O que vocês foram ao deserto ver? Uma cana sacudida pelo vento? Mas o que você saiu para ver? Um homem vestido com roupas leves? eis que os que usam roupas macias estão nas casas dos reis. Mas o que você saiu para ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e mais do que um profeta. Pois este é aquele de quem está escrito: Eis que eu envio o meu mensageiro diante do teu rosto, que preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo que entre os que nasceram de mulheres não se elevou maior que João Batista: não obstante aquele que é menor no reino dos céus é maior que ele.

Sua posição era muito alta; ele era a estrela da tarde da antiga dispensação e a estrela da manhã da nova; mas a luz que brilha após o nascer do sol é mais brilhante do que qualquer outra que a estrela da manhã possa trazer. Quem tem o evangelho para pregar tem algo mais a fazer do que João Batista, que apenas anunciou a vinda do Salvador.

Mateus 11: 12-15 . E desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus sofre violência, e os violentos a tomam à força. Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João. E se você o receber, este é Elias, que estava por vir. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Que ele ouça o que o mensageiro enviado pelo céu tem a dizer; preste atenção especialmente em seus sotaques ao dizer: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

Mateus 11: 16-17 . Mas para onde devo comparar esta geração? É como as crianças sentadas nos mercados, chamando seus companheiros, e dizendo: Nós nos dirigimos a vós e não dançastes; lamentamos a vós e não lamentastes.

“Você não participaria do nosso jogo; o que quer que tenhamos escolhido, imitar um festival ou um funeral, você não participaria conosco. ”

Mateus 11: 18-19 . Porque João não veio nem comer nem beber, e eles dizem: Ele tem um diabo. O Filho do homem veio comer e beber, e eles dizem: Eis um homem guloso e um bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.

Não havia como agradá-los; estavam preparados para encontrar falhas em qualquer tipo de homem, se ele vivia uma vida ascética ou se misturava com os outros como homem entre os homens. “Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.” Ela envia o tipo certo de homens para fazer seu trabalho, e Deus cuidará para que aqueles que os rejeitem não fiquem sem culpa: “a sabedoria é justificada por seus filhos”.

Mateus 11:20 . Então ele começou a censurar as cidades onde a maioria de suas obras poderosas eram feitas, porque não se arrependeram:

Esse era o ponto que Cristo visava – seu arrependimento. Ele não procurou ofuscá-los com maravilhas e maravilhas, mas partir seus corações para longe de seus pecados. Isto é o que suas obras poderosas deveriam ter feito, pois provaram que ele era o Messias; e aquelas obras poderosas também advertiram aqueles que os testemunharam que Deus havia se aproximado deles; e que, portanto, era hora de abandonarem seus maus caminhos.

Mateus 11: 21-24 . Ai de ti, Chorazin! ai de ti, Betsaida! pois se as obras poderosas que foram feitas em você foram feitas em Tiro e Sidom, elas teriam se arrependido há muito tempo em sacos e cinzas. Mas eu vos digo que será mais tolerável para Tiro e Sidom no dia do julgamento do que para você. E tu, Cafarnaum, que é exaltado para o céu, será derrubado no inferno; porque, se as obras poderosas que foram feitas em ti, foram feitas em Sodoma, ela teria permanecido até este dia. Mas eu vos digo que será mais tolerável para a terra de Sodoma no dia do juízo do que para ti

Há uma grande profundidade de mistério aqui, que não podemos esperar compreender. O evangelho não foi pregado para aqueles que se arrependeriam se o tivessem ouvido, e foi pregado para aqueles que não se arrependeram quando o ouviram mesmo dos lábios do próprio Cristo. Sobre essa última classe, o único efeito do evangelho pregado a eles foi mergulhá-los em profundidades ainda mais profundas de culpa por causa de sua recusa. Não cabe a nós resolver o mistério; será nossa sabedoria ver que, sendo nós mesmos favorecidos com a declaração clara do evangelho, não o tiramos de nós, para que não perecemos ainda mais miseravelmente do que aqueles que nunca o ouviram.

Mateus 11:25 . Naquele tempo, Jesus respondeu e disse:

Então ele estava conversando com seu pai: “Jesus respondeu”. Muitas vezes, sem dúvida, o Salvador falou com Deus quando não está registrado nos Evangelhos que ele o fez; mas aqui é dado um indício claro de que Cristo estava em íntima comunhão e comunhão com Deus. Nessas ocasiões, grandes doutrinas que, para as mentes superficiais daqueles que vivem à distância de Deus, até parecem terríveis, tornam-se agradáveis ??e são iluminadas com esplendor incomum. Naquela época, a doutrina da eleição estava especialmente no coração de Cristo porque ele estava morando perto do próprio Deus: “Jesus respondeu e disse:”

Mateus 11: 25-30 . Agradeço-te, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e prudentes, e as revelaste aos bebês. Mesmo assim, padre: pois assim parecia bom aos teus olhos. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai: e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o revelar. Vinde a mim todos os que trabalham e estão pesados, e eu vos darei descanso. Leve meu jugo sobre você e aprenda de mim; porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Comentário de John Wesley

Nas suas cidades – As outras cidades de Israel.

Referências Cruzadas

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Mateus 4:23 – Jesus foi por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.

Mateus 9:35 – Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Marcos 1:38 – Jesus respondeu: “Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim”.

Lucas 4:15 – Ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam.

Lucas 8:1 – Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele,

João 15:10 – Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

João 15:14 – Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

Atos dos Apóstolos 1:2 – até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Atos dos Apóstolos 10:42 – Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos.

1 Tessalonicenses 4:2 – Pois vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus.

2 Tessalonicenses 3:6 – Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós lhes ordenamos que se afastem de todo irmão que vive ociosamente e não conforme a tradição que receberam de nós.

2 Tessalonicenses 3:10 – Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma.

1 Timóteo 6:14 – Guarde este mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *