Estudo de Números 16:22 – Comentado e Explicado

Eles prostraram-se com o rosto por terra, e disseram: "Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, um só homem pecou, e tu te iras contra toda a assembléia?"
Números 16:22

Comentário de Thomas Coke

Números 16:22 . Deus dos espíritos de toda a carne Em cuja mão está a alma ou a vida de todo ser vivo, e o fôlego de toda a carne do homem: Jó 12:10 . Moisés, com uma bela propriedade, concede a Deus esse título, em reconhecimento ao seu poder de salvar ou destruir, porque ele havia ameaçado consumir todo o Israel; além disso, implica um forte motivo para instigar a compaixão divina: “Ó Deus! quem, sendo o pai e criador das almas e corpos dos homens, tem, portanto, o poder de preservá-los e destruí-los, se digna a mostrar que poder pelo exercício da misericórdia para com este povo! Buscador das almas que você criou, conhece os autores dessa sedição e distingue-os perfeitamente daqueles que se deixaram levar pela sua fraqueza e credulidade. & c. ” Quando ele diz, um homem pecará? deve-se entender que ele fala proverbialmente do pequeno número envolvido nessa conspiração, comparado com a imensa multidão de todo o Israel.

REFLEXÕES. – Dathan e Abiram, convocadores de Corá, sendo convocados a comparecer, retornam uma resposta, tão insolente quanto injusta. Eles acusam Moisés de os ter trazido de abundância para perecer no deserto, de enganar suas esperanças e expectativas e de planejá-los para escravizá-los. Que acusações infames e desagradáveis! O Egito era uma terra tão abundante para eles? Eles foram mantidos fora de Canaã, mas por sua própria rebelião? E não era Moisés um pai, e não um mestre sobre eles, através de cuja gentil interposição somente foi que eles estavam vivos hoje para prejudicá-lo? Tais retornos do mal para o bem são muitos homens santos! Os ministros mais zelosos no serviço das almas dos homens devem esperar encontrar as mais severas reprovações.

A indignação disparou o coração de Moisés com tal ingratidão básica, mas ele sentiu mais ao vê-los empenhados em sua própria destruição. Ele apela a Deus para testemunhar a retidão de sua conduta. Ele os servira sem recompensa, administrara justiça imparcial, e seus maiores inimigos não poderiam suportar a acusação do menor ferimento recebido dele; e, portanto, ele implora que Deus manifeste sua aprovação e rejeite suas ofertas ímpias. Nota; O maior conforto sob todas as acusações é o testemunho de uma boa consciência. O dia seguinte é designado para a decisão da controvérsia; Moisés e Arão se oferecem para comparecer a eles e deixar Deus escolher quem ele terá. Corá aceita o desafio e, deliberadamente cego aos terríveis julgamentos sobre Nadab e Abiú, resolve fazer o experimento. Aqueles a quem Deus dedica à destruição, ele desiste da cegueira e dureza de seus corações. Chega a manhã, e Corá, ansioso para fazer o julgamento, reúne a congregação contra Moisés e, com seu incensário pronto, já pensa em triunfar. Assim, de repente, o pecador impenitente é arremessado do pináculo da vã confiança para a profundidade do eterno desespero e tormento.

Deus, como juiz, ascende ao trono de sua glória em terrível Majestade, para decidir a controvérsia. Ele pede que Moisés e Arão se separem instantaneamente, para que ele consuma o resto em um momento: todos os que seguiram os rebeldes agora estão prontos para compartilhar sua ruína, tão perigoso é ter comunhão com os pecadores. Moisés e Arão, como pastores fiéis e ternos, apesar de tão maltratados, caem de cara no chão, importunando pretendentes à misericórdia do povo; um exemplo a ser imitado por todo ministro, ou seja, todo cristão, em relação a seus perseguidores mais amargos.

Comentário de Adam Clarke

Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne – El Elohey haruchoth lechol basar . Esse discurso prova suficientemente que esses homens santos acreditavam que o homem é um ser composto de carne e espírito, e que esses princípios são perfeitamente distintos. Ou a materialidade da alma humana é uma fábula humana ou, se for uma doutrina verdadeira, esses homens não oraram sob a influência do Espírito Divino. Em Números 27:16 ; existe uma forma de expressão semelhante: deixe o Senhor, o Deus dos espíritos de toda a carne. E em Jó 12:10 ; : Em cuja mão está a alma ( ??? nephesh ) de todos os vivos; e o espírito ( ??? ruach ) de toda a carne do homem. Não são essas provas decisivas que o Antigo Testamento ensina que existe um espírito imortal no homem? “Mas ??? ruach não significa vento ou respiração?” Às vezes sim, mas certamente não aqui; pois quão absurdo seria dizer, ó Deus, o Deus dos sopros de toda a carne!

Comentário de John Wesley

E caíram sobre o rosto deles, e disseram: Ó Deus, o Deus dos espíritos de toda a carne, um homem pecará e se indignará com toda a congregação?

Os espíritos – E este não é um título vazio aqui, mas muito enfático. Tu és o criador de espíritos, não destrua a sua própria obra! Ó tu que és o preservador dos homens e de seus espíritos, o Senhor dos espíritos, Jó 12:10 , que como tu podes justamente destruir este povo, para que possas preservar quem mais te agrada: o pai dos espíritos, as almas. Lide com misericórdia com seus próprios filhos: o pesquisador de espíritos, você pode distinguir entre aqueles que maltrataram esse tumulto e aqueles cuja ignorância e credulidade simples os fez presas de sedutores astutos.

De toda a carne – De toda a humanidade: a palavra carne é freqüentemente usada para homens.

Um homem – Corá, o líder dessa sedição.

Comentário de John Calvin

22. Ó Deus, o Deus dos, espíritos de toda a carne. O velho intérprete apresenta o primeiro ?? , el, como adjetivo, no qual alguns outros o seguiram; (93) mas, na minha opinião, o nome de Deus é bastante repetido por meio da adição de força à sentença. No entanto, não me parece tão claramente por que todos traduzem a palavra carne, no caso genitivo. Mas, como não acho que o ? , lamed, seja supérfluo aqui, mas que seja usado por ? , beth, como muitas vezes em outros lugares, eu expressei com precisão o sentido pela minha tradução “em toda a carne”. (94) Não há dúvida de que Moisés aplica esse epíteto a Deus em conexão com o presente assunto; como se desejasse induzir Deus a preservar Sua própria obra, assim como um oleiro poupou os vasos formados por ele mesmo. Para o mesmo efeito é a oração de Isaías:

“Mas agora, ó Senhor, tu és nosso pai; nós somos a argila e tu o nosso oleiro; e todos somos obra de tuas mãos. Não sejas muito irritado ”( Isaías 64: 8 🙂

pois, portanto, ele alega uma razão pela qual Deus deveria ceder e estar inclinado à misericórdia. Existe essa diferença, que Isaías se refere àquela graça especial com a qual Deus havia abraçado Seu povo, enquanto Moisés leva seu endereço mais além, à graça geral da criação. É de pouca importância se escolhemos expor isso (95) com referência a todos os animais, ou apenas à raça humana, uma vez que Moisés apenas reza que, uma vez que Deus é o Criador e Criador do mundo, Ele não deve destruir os homens. quem Ele formou, mas que tenha piedade deles, como sendo Sua obra. De passagem, contudo, podemos deduzir dessa passagem (96) que todos (homens) têm suas almas separadas, pois não se diz que Deus inspirou toda a carne com vida, mas criou seus espíritos. Portanto, a monstruosa ilusão dos maniqueus é refutada, de modo que nossas almas são tão infundidas pela transmissão do Espírito de Deus, que ainda deve haver apenas um espírito. (97) Mas, se for preferível incluir os animais, devemos marcar os graus de distinção entre o espírito do homem e o espírito de um cachorro ou um asno. É, no entanto, mais adequado restringi-lo aos homens.

Essa doutrina dos maniqueus é frequentemente mencionada nos escritos de Agostinho. Os editores beneditinos, em seu índice de obras, apontam por citações as seguintes informações: “Erro de Manichaeorum circa animam. Docent animam nostram hoc esse quod Deus est; esse partem, seu particulam Dei; animas non solum hominum, sed etiam pecorum, Dei esse substantia e partes Dei asserunt. ”

A palavra que traduzi transmissão está no latim ex traduce, uma metáfora bem conhecida na controvérsia teológica, derivada da prática de inarquivar ou enxertar por abordagem, quando dois ramos vizinhos são amarrados para se unir e formar um , enquanto os estoques-mãe, aos quais pertencem, continuam a possuir uma vitalidade separada e individual. Assim Prudentius, Apoth. 919-921.

Vitandus tamen erit, ne traduce carnis
Transfundi in sobolem credatur fons animarum,
Sanguinis exemplo, etc.

C. faz freqüentes alusões a essa doutrina herética como tendo sido ressuscitadas por Servetus, entre outras noções panteístas. Veja Instit. Livro 1. ch. 15. Seção 5. C. Soc. Edit., Vol. 1, p. 223; e também nos Salmos 104: 30 . C. Soc. Edit., Vol. 4, p. 168

Referências Cruzadas

Gênesis 18:23 – Abraão aproximou-se dele e disse: “Exterminarás o justo com o ímpio?

Gênesis 18:32 – Então Abraão disse ainda: “Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez forem encontrados? ” Ele respondeu: “Por amor aos dez não a destruirei”.

Números 14:5 – Então Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembléia dos israelitas.

Números 16:4 – Quando ouviu isso, Moisés prostrou-se, rosto em terra.

Números 16:45 – “Saia do meio dessa comunidade para que eu acabe com eles imediatamente”. Mas eles se prostraram, rosto em terra;

Números 27:16 – “Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade

Josué 7:1 – Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumas delas. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel.

2 Samuel 24:1 – Mais uma vez, irou-se o Senhor contra Israel. E incitou Davi contra o povo, levando-o a fazer um censo de Israel e de Judá.

2 Samuel 24:17 – Ao ver o anjo que estava matando o povo, disse Davi ao Senhor: “Fui eu que pequei e cometi iniqüidade. Estes não passam de ovelhas. O que eles fizeram? Que o teu castigo caia sobre mim e sobre a minha família! “

Jó 12:10 – Em sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade.

Eclesiastes 12:7 – o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Isaías 57:16 – Não farei litígio para sempre, nem permanecerei irado, porque, se não, o espírito do homem esmoreceria diante de mim, bem como o sopro do homem que eu criei!

Zacarias 12:1 – Esta é a palavra do Senhor para Israel. Palavra do Senhor, que estende os céus, assenta o alicerce da terra e forma o espírito do homem dentro dele:

Romanos 5:18 – Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.

1 Coríntios 13:7 – Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Hebreus 12:9 – Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *