Estudo de Oséias 4:8 – Comentado e Explicado

Eles se nutrem do pecado de meu povo, e são ávidos de suas iniqüidades.
Oséias 4:8

Comentário de Albert Barnes

Eles comem o pecado do Meu povo – Os sacerdotes tiravam proveito dos pecados do povo, viviam sobre eles e por eles, coniventes ou sustentando as idolatias do povo, participando de seus sacrifícios de ídolos e ritos idólatras, que, como envolvendo a deserção de Deus, eram “o pecado do povo” e a raiz de todos os seus outros pecados. Isso os sacerdotes fizeram conscientemente. Verdadeiros ou falsos, apóstatas ou designados irregularmente, eles sabiam que não havia verdade nos bezerros de ouro; mas eles ocultaram a verdade, sustentaram-na com injustiça e pregaram a mentira de Jeroboão: “Estes são teus deuses, ó Israel”. A reputação, posição e manutenção dos falsos sacerdotes dependiam disso. Não sendo da linhagem de Arão, eles não podiam ser sacerdotes, exceto para os bezerros, e assim sustentaram o pecado pelo qual viviam, e, para que fossem eles mesmos considerados sacerdotes de Deus, os ensinou a adorar os bezerros, como representantes de Deus.

A palavra “pecado” pode incluir indiretamente as ofertas pelo pecado do povo, como se o amassem ou o encorajassem, para que pudessem participar das expiações externas por ele.

E eles colocaram seu coração em sua iniqüidade – como fonte de lucro temporal para si mesmos. “Beneficiados pelo povo, eles não os reprovaram em seus atos pecaminosos, mas se encarregaram de suas almas, dizendo: sobre nós seja o julgamento, como aqueles que disseram a Pilatos: Seu sangue esteja sobre nós.” O que era, acima de tudo, “a iniqüidade deles”, a fonte de todo o resto, foi a partida de Deus e de Sua adoração ordenada. Sobre isso, eles “colocam seus corações”; nisto os mantinham seguros por suas mentiras; eles temiam qualquer receio, que pudesse arrancar o povo deles e restaurá-los à verdadeira adoração a Deus. Mas o que mais é, para atenuar ou lisonjear o pecado agora, desmotivá-lo, não vê-lo, não denunciá-lo abertamente, para não perdermos nossa popularidade ou alienarmos quem o comete? O que mais é dizer palavras suaves aos grandes e ricos, para não avisá-los, mesmo em termos gerais, do perigo de fazer de Mamom seu deus; do perigo das riquezas, do desfile, do luxo, do vestuário imoral e, em meio a extravagâncias sem limites, negligência dos pobres; encorajando os ricos, não apenas na negligência de Lázaro, mas em cuidar dos cães, enquanto eles o negligenciam? Qual é o louvor de alguma pequena quantia de dinheiro para os pobres, mas a conivência com a retenção de Deus devido a eles? “Vemos agora”, diz um escritor antigo, “quantos prelados vivem das oblações e receitas dos leigos e, no entanto, embora sejam obrigados, por palavras, por orações, por vida exemplar, a afastá-los do pecado, e para levá-los à emenda, eles, de várias maneiras, os escandalizam, corrompem, os infectam, por meio de conversas ímpias, bajulações, conivências, cooperação e negligência do devido cuidado pastoral. Daí Jeremias diz: “Meu povo perdeu ovelhas: seus pastores os fizeram se desviar”. Oh, quão horrível e excessivamente grande será a sua condenação, que será atormentada por todos os que estão sob seus cuidados, que perecem por sua negligência ” Jeremias 50: 6 .

Comentário de Joseph Benson

Oséias 4: 8-11 . Eles comem o pecado do meu povo – Esses sacerdotes, mencionados em Oséias 4: 6 , vivem das ofertas pelo pecado do povo; e estão tão longe de impedi-los que se deleitam em vê-los cometer iniqüidade, porque quanto mais pecam, maior é o número de suas ofertas pelo pecado, que são as porções dos sacerdotes. O bispo Horsley traduz o versículo: “Cada um deles, enquanto comem as ofertas pelo pecado do meu povo, coloca seu próprio coração no crime;” isto é, enquanto eles exercem a função sagrada do sacerdócio e reivindicam seus mais altos privilégios, seus próprios corações se voltam para a idolatria predominante. E haverá, como pessoas, como sacerdote – “Os pecados do povo merecem ser punidos com tais sacerdotes; e tais sacerdotes ajudaram a tornar o povo assim iníquo. ” – Bishop Hall. Ou melhor, o sentido é: será, assim como o povo, o mesmo acontece com o sacerdote; isto é, como são iguais em pecar, assim também serão em punição, que será correspondente a seus crimes. Pois eles comerão e não terão o suficiente – ou não ficarão satisfeitos, pois a palavra ?????? é traduzida em outro lugar. A expressão pode significar, ou que sua comida não deve proporcionar o devido alimento, por falta da bênção de Deus, ou que eles devem ser afetados por uma fome ou escassez, para que não tenham comida suficiente para satisfazer seus apetites de desejo. A frase contrária, Comer e estar cheio, ou satisfeito, denota abundância. Eles cometerão prostituições, etc., e não aumentarão – Embora pensem em se multiplicar levando uma pluralidade de esposas ou concubinas, ainda assim nelas acharão suas expectativas decepcionadas. Porque eles deixaram de prestar atenção ao Senhor – Aqui é dada a razão pela qual eles devem comer e não ter o suficiente, etc., ou seja, porque eles apostataram a partir do amor e serviço de Deus; pois quão prontos podemos estar para atribuir tudo à operação de causas naturais, mas as Escrituras sempre falam da cooperação de Deus com elas, conforme necessário, a fim de produzir os efeitos desejados. A autoridade e o vinho, etc., retiram o coração – privam os homens de seu julgamento e obscurecem seus entendimentos. Assim, diz-se que um presente destrói o coração, Eclesiastes 7: 7 , isto é, desaprovar aos homens o uso de suas faculdades mais exigentes.

Comentário de John Wesley

Eles comem o pecado do meu povo e põem o coração na iniqüidade.

Eles – Os sacerdotes que ministram aos ídolos.

O pecado – Provavelmente por pecado se entende a oferta pelo pecado, na qual o sacerdote tinha sua parte.

E eles – padres cobiçosos, luxuosos e idólatras.

Comentário de Adam Clarke

Eles comem o pecado do meu povo – tt?? chattath , a oferta pelo pecado, embora seja oferecida contrária à lei; pois seus corações se voltam para a iniqüidade, desejam fazer o que for contrário a Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

coma o pecado = a oferta pelo pecado. Referência ao Pentateuco ( Levítico 6:30 ): ie aquelas ofertas pelo pecado que deveriam ter sido totalmente queimadas e não comidas. Veja notas em Levítico 6:26 , Levítico 6:30 . App-92.

Defina seu coração = levante sua alma: isto é, desejo. Hebraico. nephesh. App-13.

iniquidade = fazer errado.

Comentário de John Calvin

Este versículo deu oportunidade a muitos intérpretes para pensarem que todos os detalhes que notamos deveriam se restringir apenas aos sacerdotes: mas não há razão suficiente para isso. Já dissemos que o Profeta costuma passar do povo para os sacerdotes: mas como uma culpa mais pesada pertencia aos sacerdotes, ele muitas vezes invoca contra eles, como faz neste lugar. Eles comem , ele diz: o pecado do meu povo, e eleva à sua iniqüidade sua alma , isto é, ‘todo mundo eleva sua própria alma’ ou ‘elevam a alma do pecador por iniqüidade’; pois o pronome se aplica tanto aos sacerdotes quanto ao povo. O número é alterado: pois ele diz: ????? , iacalu e ???? ishau, (14) no número plural: Eles comerão o pecado e se levantarão, etc. , na terceira pessoa; e então sua alma pode ser a deles; é, no entanto, um pronome no número singular: portanto, é necessária uma mudança de número. Temos então a liberdade de escolher (15) , se o Profeta diz isso do povo ou dos sacerdotes: e, como dissemos, isso pode se aplicar a ambos, mas em um sentido diferente.

Podemos entendê-lo como dizendo, que os sacerdotes elevaram suas almas à iniqüidade do povo, porque desejavam ansiosamente que o povo fosse dado a muitos vícios, pois assim esperavam ganhar muitas presas, como é o caso, quando espera-se uma recompensa dos ladrões: fica feliz em saber que eles ficam ricos, pois considera que as riquezas são para seu lucro. O mesmo aconteceu com os padres, que ficaram boquiabertos; eles pensaram que estavam indo bem, quando o povo trouxe muitos sacrifícios. E esse geralmente é o caso, quando a doutrina da lei é adulterada, e quando os ímpios pensam que isso só lhes resta: satisfazer a Deus com sacrifícios e expiações semelhantes. Então, se aplicarmos a passagem aos sacerdotes, a elevação da alma é o desejo de obter ganhos. Mas, se preferirmos aplicar as palavras aos próprios pecadores, o sentido é: ‘Por sua iniqüidade, eles elevam sua alma’, isto é, os culpados se elevam por meio de falsos confortos e atenuam seus vícios; ou, por suas próprias lisonjas, enterram e sufocam inteiramente todo remanescente do temor de Deus. Então, de acordo com esse segundo sentido, elevar a alma é enganar, e tirar todas as dúvidas com vãs confortos, ou remover toda tristeza e apagar toda culpa por uma noção falsa.

Chego agora ao significado do todo. Embora o Profeta aqui acuse os sacerdotes, ele envolve, sem dúvida, todo o povo, e merecidamente, na mesma culpa: pois como os sacerdotes esperavam ganhar com sacrifícios? Mesmo porque a doutrina da lei foi subvertida. Deus instituiu sacrifícios para esse fim, para que todo aquele que pecasse, lembrando-se de sua culpa, pudesse lamentar por seu pecado, e ainda mais, ao testemunhar aquele triste espetáculo, sua consciência ficaria mais ferida: quando ele visse o animal inocente morto no altar, ele deveria ter temido o julgamento de Deus. Além disso, Deus também pretendia exercer a fé de todos, para que pudessem fugir para a expiação que seria feita pelo prometido Mediador. E, ao mesmo tempo, a penalidade que Deus então impôs aos pecadores deveria ter sido um freio para impedi-los. Em uma palavra, os sacrifícios tinham, sob todos os aspectos, esse como objetivo – impedir que as pessoas estivessem tão prontas ou propensas ao pecado. Mas o que os ímpios fizeram? Eles até zombaram de Deus e pensaram que haviam cumprido totalmente seu dever, quando ofereceram um boi ou um cordeiro; e depois eles se entregaram livremente a seus pecados.

Uma loucura tão grosseira foi até ridicularizada por escritores pagãos. Até Platão falou de tais sacrifícios, de modo a mostrar que aqueles que por tais insignificâncias fazem uma barganha com Deus, são totalmente ímpios: e certamente ele assim fala em seu segundo livro sobre a Commonwealth, como se quisesse descrever o papado. . Pois ele fala do purgatório, ele fala de satisfações; e tudo o que os papistas de hoje apresentam, Platão nesse livro distintamente se apresenta como totalmente indecente e absurdo. Porém, em todas as épocas, porém, prevaleceu essa garantia de que os homens se julgavam libertados da mão de Deus, quando ofereciam algum sacrifício: é, como imaginam, uma compensação.

Por isso, o Profeta agora se queixa dessa perversão: eles comem (ele fala de um ato contínuo) os pecados do meu povo, e à iniqüidade elevam o coração de cada um; isto é, quando todo pecado, um após o outro, cada um é prontamente absolvido, porque ele traz um presente aos sacerdotes. É a mesma coisa que o Profeta disse: “Existe um conluio entre eles, entre os sacerdotes e o povo”. Como assim? Porque os sacerdotes eram companheiros de ladrões e se apoderaram com prazer do que foi trazido; e assim eles não travaram guerra, como deveriam ter feito, com vícios, mas, pelo contrário, exigiam apenas a necessidade de sacrifícios: e isso bastava. , se os homens trouxessem coisas abundantemente ao templo. O próprio povo também mostrou seu desprezo por Deus; pois imaginavam que, desde que satisfizessem suas performances cerimoniais, ficariam isentos de punição. Assim, houve um pacto ímpio entre os sacerdotes e o povo: o Senhor foi escarnecido no meio deles. Agora entendemos o verdadeiro significado do Profeta: e, portanto, prefiro a última exposição a ‘elevação da alma’, ou seja, que os sacerdotes elevaram a alma de cada um, aliviando suas consciências, com palavras suaves. de bajulação e por prometer vida, como diz Ezequiel, às almas condenadas à morte ( Ezequiel 13:19 ). Segue-se agora:

‘O pecado do meu povo eles comem,
E para a própria iniqüidade, eles elevam o coração.

Tornar ‘pecado’, como Newcome e Horsley fazem, ‘ofertas pelo pecado’, é destruir toda a força da passagem, que através da superstição do povo, eles ganharam a vida. E ‘iniqüidade’ significa, sem dúvida, idolatria, à qual os sacerdotes elevaram o coração do povo ou os apegaram. – Ed.

Comentário de John Wesley

Eles comem o pecado do meu povo e põem o coração na iniqüidade.

Eles – Os sacerdotes que ministram aos ídolos.

O pecado – Provavelmente por pecado se entende a oferta pelo pecado, na qual o sacerdote tinha sua parte.

E eles – padres cobiçosos, luxuosos e idólatras.

Referências Cruzadas

Levítico 6:26 – O sacerdote que oferecer o animal, o comerá em lugar sagrado, no pátio da Tenda do Encontro.

Levítico 7:6 – Somente os homens da família dos sacerdotes poderão comê-la, mas deve ser comida em lugar sagrado; é oferta santíssima.

1 Samuel 2:29 – Por que vocês zombam de meu sacrifício e de minha oferta que determinei para a minha habitação? Por que você honra seus filhos mais do que a mim, deixando-os engordar com as melhores partes de todas as ofertas feitas pelo meu povo Israel? ’

Salmos 24:4 – Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos.

Salmos 25:1 – A ti, Senhor, elevo a minha alma.

Isaías 56:11 – São cães devoradores, insaciáveis. São pastores sem entendimento; todos seguem seu próprio caminho, cada um procura vantagem própria.

Ezequiel 14:3 – “Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem?

Ezequiel 14:7 – ” ‘Quando qualquer israelita ou qualquer estrangeiro residente em Israel separar-se de mim e erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante de si e depois for a um profeta para me consultar, eu o Senhor, eu mesmo, responderei a ele.

Miquéias 3:11 – Seus líderes julgam a troco de suborno, seus sacerdotes ensinam por lucro, e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apóiam no Senhor, dizendo: “O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça vai nos acontecer”.

Malaquias 1:10 – “Ah, se um de vocês fechasse as portas do templo. Assim ao menos não acenderiam o fogo do meu altar inutilmente. Não tenho prazer em vocês”, diz o Senhor dos Exércitos, “e não aceitarei as suas ofertas.

Romanos 16:18 – Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos.

Tito 1:11 – É necessário que eles sejam silenciados, pois estão arruinando famílias inteiras, ensinando coisas que não devem, e tudo por ganância.

2 Pedro 2:3 – Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *