Estudo de Provérbios 29:10 – Comentado e Explicado

Os homens sanguinários odeiam o íntegro, mas os homens retos tomam cuidado com sua vida.
Provérbios 29:10

Comentário de Albert Barnes

Procure sua alma – ou seja, “cuide, vigie sua vida” (compare o Salmo 142: 4 ).

Comentário de Joseph Benson

Provérbios 29:10 . Os sedentos de sangue odeiam os retos – E, consequentemente, buscam sua ruína, como pode ser inferido na seguinte cláusula; mas o justo busca sua alma – Para preservá-la. Schultens processa esse versículo: homens sangrentos odeiam os retos e buscam a vida dos justos.

Comentário de E.W. Bullinger

Os sanguinários = homens de sangue. Hebraico. “Enosh. App-14.

odeio os retos. Ilustrações: Acabe ( 2 Crônicas 18: 7 ); Jezabel ( 1 Reis 18: 4 ; 1 Reis 19: 2 ); Judeus ( Atos 23:12 ); Caim ( Gênesis 4: 8. Compare 1 João 3:12 ).

os retos = os retos.

o justo = honesto.

procure sua alma: isto é, preservá-la. Ilustrações: Jônatas ( 1 Samuel 19: 2 ); Obadias ( 1 Reis 18: 4 ); crentes ( Atos 12: 5 ); Priscila e Áquila ( Romanos 16: 4 ).

alma = vida. Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de John Wesley

Os sanguinários odeiam os retos, mas os justos buscam sua alma.

Procure – para preservá-lo.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:5 – mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou.

1 Samuel 15:11 – “Arrependo-me de ter constituído a Saul rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções”. Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite.

1 Samuel 20:31 – Enquanto o filho de Jessé viver, nem você nem seu reino serão estabelecidos. Agora mande chamá-lo e traga-o a mim, pois ele deve morrer! “

1 Samuel 22:11 – Então o rei mandou chamar o sacerdote Aimeleque, filho de Aitube, e toda a família de seu pai, que eram os sacerdotes em Nobe, e todos foram falar com o rei.

1 Reis 21:20 – Acabe disse a Elias: “Então você me encontrou, meu inimigo! ” “Eu o encontrei”, ele respondeu, “porque você se vendeu para fazer o que o Senhor reprova.

1 Reis 22:8 – O rei de Israel respondeu a Josafá: “Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá”. “O rei não deveria dizer isso”, Josafá respondeu.

2 Crônicas 18:7 – O rei de Israel respondeu a Josafá: “Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá”. “O rei não deveria dizer isso”, Josafá respondeu.

Jeremias 13:15 – Escutem e dêem atenção, não sejam arrogantes, pois o Senhor falou.

Jeremias 18:20 – Acaso se paga o bem com o mal? Mas eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que eu compareci diante de ti para interceder em favor deles, para que desviasses deles a tua ira.

Jeremias 40:14 – e lhe disseram: “Você não sabe que Baalis, rei dos amonitas, enviou Ismael, filho de Netanias, para matá-lo? ” Mas Gedalias, filho de Aicam, não acreditou neles.

Marcos 6:18 – Porquanto João dizia a Herodes: “Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão”.

Marcos 6:24 – Ela saiu e disse à sua mãe: “Que pedirei? ” “A cabeça de João Batista”, respondeu ela.

Lucas 23:34 – Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.

João 5:34 – Não que eu busque testemunho humano, mas menciono isso para que vocês sejam salvos.

João 15:18 – “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim.

Atos dos Apóstolos 7:60 – Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, dizendo isso, adormeceu.

Romanos 10:1 – Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos.

1 João 3:12 – Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *