Estudo de Salmos 116:13 – Comentado e Explicado

Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.
Salmos 116:13

Comentário de Albert Barnes

Tomarei o cálice da salvação – Compare as anotações no Salmo 11: 6 . O “cálice da salvação” significa o cálice pelo qual seu sentimento da grandeza da salvação pode ser expresso – o cálice da ação de graças. Compare as notas em 1 Coríntios 10:16 . A referência parece ser um costume em festivais de beber um copo de vinho como uma expressão especial de agradecimento ou obrigação. O ato seria mais solene e a verdade mais profundamente impressa na mente, quando acompanhada de algum ritual religioso – alguns cerimoniais, como na Ceia do Senhor, expressamente projetados para chamar a misericórdia de Deus à lembrança.

E invoque o nome do Senhor – envolva-se em um ato solene de devoção; faça questão de cerimônia ou observância especial chamar a misericórdia de Deus para recordar. Essa era uma maneira de render ao Senhor um retorno pelos benefícios recebidos em suas mãos; como é agora. Os cristãos fazem isso na mesa do Senhor – na observância da Ceia do Senhor.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 116: 13 . Tomarei o cálice da salvação ou das libertações. Tomar este cálice era mais solene no templo ou mais privado na família. O primeiro era a oferta de bebida, ou vinho forte, derramada no lugar santo; Números 28: 7 . É disso que o salmista parece falar aqui, como pode ser coletado nos versículos 14, 17 e 18. No entanto, os judeus também tinham em suas famílias um copo mais particular de ação de graças ou comemoração de qualquer libertação recebida. O mestre da família costumava começar isso, e ele era seguido por todos os seus convidados. O uso era diário, após cada refeição, ou mais solenemente em um festival. No uso diário, eles tinham a seguinte forma: “Bendito seja nosso Deus, o Senhor do mundo, que criou o fruto da videira”. Mas no dia do festival juntou-se a ele um hino próprio para o dia. Veja Mateus 26:30, onde a comemoração pascal, ou pós-coênio, promovida por Cristo no sacramento de seu sangue, foi, segundo o costume judaico, concluída com um hino; e assim, aqui, com o cálice da salvação se junta um chamado ao nome do Senhor; e o desempenho mais privado e mais solene disso é chamado de pagamento de votos ao Senhor; ou seja, aquela ação de graças e reconhecimento, que os homens em perigo podem prometer sob condição de libertação, ou que, se não prometerem, são obrigados a executar, como um retorno devido por sua libertação.

Comentário de E.W. Bullinger

Vou tomar. A maneira de agradecer é receber ainda mais graça.

And call = E [eu vou] ligar.

Comentário de Adam Clarke

Tomarei o cálice da salvação – Literalmente, o cálice da salvação, ou libertação, levantarei. Aludindo à ação de tomar o cálice de bênção entre os judeus, que, quando a pessoa ou mestre da família levantou, ele disse estas palavras: “Bendito seja o Senhor, o Criador do mundo, que criou o fruto de a videira! ”

Mas provavelmente pode aludir à oferta de libação, Números 28: 7 ; pois os três últimos versículos parecem íntimos de que o salmista estava agora no templo, oferecendo oferendas de carne, bebidas e sacrifícios ao Senhor. A copa é freqüentemente usada pelos hebreus para denotar abundância ou abundância. Então, o cálice do tremor, abundância de miséria; o cálice da salvação, uma abundância de felicidade.

E invoque o nome do Senhor – invocarei o nome dele, para que eu possa obter mais das mesmas bênçãos; pois o único retorno que Deus exige é que pedimos mais. Quem é como Deus? Uma razão pela qual nunca mais devemos procurar um companheiro mortal por um favor é que já recebemos tantos. Uma forte razão pela qual devemos reivindicar a maior salvação de Deus é, porque já estamos muito em dívida com a misericórdia dele. Agora, este é o único caminho que temos para quitar nossas dívidas com Deus; e, no entanto, é estranho dizer, toda tentativa de quitação da dívida serve apenas para aumentá-la! No entanto, não obstante, o devedor e o credor são representados como agradados, lucrativos e felizes um no outro! Leitor, ore a ele, invoque seu nome; receba o cálice – aceite a abundância de salvação que ele lhe proporcionou, para que possa amar e servi-lo com um coração perfeito.

Comentário de John Calvin

13. O cálice da salvação Ele se refere a um costume que prevalecia sob a lei. Pois quando prestaram graças solenes a Deus, também foi designado um banquete, no qual, em sinal de sua alegria, havia uma libação santa. Sendo este um símbolo de sua libertação da escravidão egípcia, é por esse motivo aqui chamado de cálice da salvação (382). O termo a ser chamado significa celebrar o nome de Deus; e isso ele expressa com mais clareza, subsequentemente, dizendo que pagaria seus votos na assembléia dos fiéis, sendo apenas o santuário o local onde os sacrifícios poderiam ser oferecidos. A quantia é que os fiéis não precisam ficar muito perplexos com a maneira de cumprir seus deveres, Deus não exigindo deles um retorno que ele sabe que eles são incapazes de dar, mas satisfeito com um reconhecimento simples e nulo. O retorno adequado é possuir nossa obrigação para com ele para tudo. Se Deus trata tão gentil e misericordiosamente conosco, e falhamos em dar-lhe o tributo de louvor por nossa libertação que ele reivindica, então nossa supinidade se torna a base. E certamente eles são indignos do gozo, digo não das riquezas do mundo, mas da luz do sol e do ar pelo qual respiramos e vivemos, que roubariam ao Autor o pequeno retorno que tão legitimamente pertence a ele. O ritual mosaico foi de fato revogado e, juntamente com ele, a libação externa mencionada por Davi, mas o serviço espiritual, como encontramos nos Salmos 50:23 , “O sacrifício de louvor me glorificará” ainda está em vigor. No entanto, tenhamos em mente que Deus é legalmente louvado por nós, quando oferecemos em sacrifício não apenas nossas línguas, mas também a nós mesmos e tudo o que possuímos. E isso não é porque Deus tira proveito disso, mas porque é razoável que nossa gratidão se manifeste dessa maneira.

Havia uma libação de vinho ordenada pela lei mosaica a ser feita no templo todas as manhãs e noites para uma oferta de bebida ( Números 28: 7 ), à qual alguns supõem que haja aqui uma referência, observando, que os três últimos Os versículos parecem íntimos, que o salmista estava agora no templo, oferecendo oferendas de carne, bebidas e sacrifícios ao Senhor.

Referências Cruzadas

Salmos 105:1 – Dêem graças ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações.

Salmos 116:2 – Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida.

Salmos 116:17 – Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do Senhor.

Isaías 12:4 – Naquele dia vocês dirão: “Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado.

Lucas 22:17 – Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: “Tomem isto e partilhem uns com os outros.

Lucas 22:20 – Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.

1 Coríntios 10:16 – Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?

1 Coríntios 10:21 – Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

1 Coríntios 11:25 – Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *