Estudo de Salmos 141:8 – Comentado e Explicado

Pois é para vós, Senhor, que se voltam os meus olhos; eu me refugio junto de vós, não me deixeis perecer.
Salmos 141:8

Comentário de Albert Barnes

Mas meus olhos estão para ti, ó Deus, o Senhor – a minha esperança está em ti. Eu não confio no meu próprio poder. Não confio nas minhas forças armadas. Eu sei que eles são fracos, desanimados, espalhados – como ossos rachados – como lascas e lascas espalhadas pelo lugar onde a madeira é cortada. Eu olho, portanto, unicamente para Deus. Eu acredito que ele “irá” interpor; e agora que meu inimigo se colocou nessa posição, não preciso recorrer a artes furtivas – a atos desonrosos – a assassinatos – como meus amigos aconselham, mas o objetivo será realizado e eu serei colocado no trono por o ato de Deus, e de uma maneira que não sujeite meu nome e memória a reprovação por um ato básico e traiçoeiro.

Em ti está a minha confiança – eu confio somente em ti.

Não deixe minha alma desamparada – Minha vida; meu tudo. Não me deixes agora sem a tua graciosa interposição; não permita que essa conjuntura passe sem uma interposição que acabe com a guerra e restaure a paz para mim e para uma terra distraída.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 141: 8 . Mas meus olhos, etc. – Quando refletimos sobre a surpreendente generosidade de Davi em relação a Saul, naturalmente excita a curiosidade de alguém saber o princípio sobre o qual ele agiu. Uma conduta tão extraordinária precisa ter alguma base extraordinária para seu apoio; Quero dizer, algum princípio religioso fixo, que poderia permitir que ele superasse todas as dificuldades. Isso é descoberto para nós no presente verso; e é o mais nobre e mais simples que se pode imaginar, a saber, uma firme confiança em Deus, como o grande Senhor e Governante do mundo, e uma firme resolução de obedecê-lo em todos os seus mandamentos: Pois os meus olhos estão para ti, Jeová. , meu Senhor; em ti confiei. Entre os ditos de Pitágoras, este era um, ap??s?? sea?t??, simplifique a si mesmo, ou seja, “Reduza sua conduta, se possível, a um único objetivo, e persiga-a sem cansaço ou distração”. Se esse objetivo é único, aprovar-nos a Deus seguindo o curso da vida que ele prescreve; aderir estritamente ao nosso dever, de olho no que o ordenou, e pacientemente submeter a questão das coisas à sua providência onisciente e graciosa; então, seguimos o princípio que aqui parece ter animado Davi, e pode com confiança dirigir nossas orações, através do sangue da Aliança, ao grande Senhor e Soberano de todo o mundo, em todos os nossos estreitos e dificuldades, como ele faz na parte seguinte do salmo. Em ti confiei; não deixe minha alma nua: ou seja, “Não sofra para ficar nua e exposta aos assaltos e maquinações dos meus inimigos:” pois, na linguagem das sagradas escrituras, diz-se frequentemente que Deus faz o que ele permite ou sofre. feito. Mas se Davi aqui ora para preservar sua vida do perigo, ou sua alma do pecado, pode admitir uma pergunta. As palavras servirão para qualquer explicação, e provavelmente ele pode pretender as duas coisas; mas principalmente o último. Vimos nos Salmos 141: 4 como ele implora sinceramente que Deus o proteja por sua graça de cumprir as práticas idólatras dos pagãos, para quem ele estava prestes a voar em busca de refúgio; e é notável que, em seu último discurso a Saul, ele se concentre particularmente no perigo a que sua religião foi exposta, 1 Samuel 26:19 . Hoje, eles me expulsaram de permanecer na herança do Senhor, dizendo: Vai, serve a outros deuses. Como se ele tivesse dito: “Eles fizeram o que está ao seu alcance para me levar à idolatria, forçando-me a um país onde terei as mais fortes tentações”. Parece que ele temia mais que a morte; e, portanto, ele ora contra isso no próximo versículo. Peters.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 141: 8 . Mas meus olhos estão para ti – Mas nesta angústia aflige meus pensamentos em ti, ó Deus, o Senhor, o único Deus vivo e verdadeiro, e governador de todas as coisas; em ti está a minha confiança, etc. – Em ti repouso uma confiança garantida de que não me deixarás sem apoio e proteção, muito menos me abandonas à malícia daqueles que procuram tirar minha vida. Este versículo, diz o Sr. Peters, mostra-nos qual foi o apoio de Davi em suas provações extraordinárias: era uma firme confiança em Deus, como o grande Senhor e Governante do mundo: e uma resolução constante de obedecê-lo em todas as coisas. “Entre os dizeres de Pitágoras, este era um: ap??s?? sea?t?? , simplifica a si mesmo, isto é, ‘reduza sua conduta, se possível, a um único objetivo, e persiga-o sem cansaço ou distração.’ Se esse objetivo é único, aprovar-nos a Deus seguindo o curso da vida que ele prescreve; aderir estritamente ao nosso dever, de olho no que o ordenou, e pacientemente submeter a questão das coisas à sua providência onisciente e graciosa; seguimos o princípio que aqui parece ter animado Davi, e pode, com confiança, dirigir nossas orações ao grande Senhor e Soberano do mundo em todos os nossos estreitos e dificuldades, como ele faz na parte seguinte do Salmo . ” Não deixes a minha alma desamparada – hebraico, não deixes a minha alma nua: não a prives do teu favor e proteção; ou não derramam a minha alma, isto é, até a morte, como a mesma palavra ??? é usada, Isaías 53: 12) Na linguagem das Sagradas Escrituras, diz-se que Deus faz o que Ele apenas permite ou sofre. Mas se Davi aqui ora para preservar sua vida do perigo, ou sua alma do pecado, pode admitir uma pergunta. As palavras se encaixam nas duas explicações, e provavelmente ele pode pretender as duas coisas; mas principalmente o último. Vimos, nos Salmos 141: 4 , com que sinceridade ele implora que Deus o proteja por sua graça de cumprir as práticas idólatras dos pagãos, para quem ele estava prestes a fugir em busca de refúgio; e é notável que, em seu último discurso a Saul, ele se concentre particularmente no perigo a que sua religião foi exposta, 1 Samuel 26:19 . Hoje, eles me expulsaram de permanecer na herança do Senhor, dizendo: Ide servir a outros deuses. Como se ele tivesse dito: “Eles fizeram o que está ao seu alcance para me levar à idolatria, forçando-me a um país onde terei as mais fortes tentações”. Parece que ele temia mais que a morte; e, portanto, ele ora contra isso no próximo versículo.

Comentário de E.W. Bullinger

DEUS o Senhor. Hebraico. Jeová. Adonai. App-4.

é a minha confiança = procurei refúgio. Hebraico. hasah. App-69.

minha alma = eu (enfático). Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de Adam Clarke

Mas meus olhos estão para ti – Em todos os tempos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, apegarei-me ao Senhor e depositarei toda a minha confiança nele.

Comentário de John Calvin

8. Porque a ti, ó Jeová ! etc. Se refletirmos sobre o que foi compreendido sob a figura anterior de seus ossos serem quebrados, sua oração em tais circunstâncias é como se os fragmentos rasgados de um cadáver mutilado devessem clamar a Deus. Isso pode nos dar uma idéia da coragem heróica de Davi, que poderia continuar a direcionar seus olhos para Deus, mesmo sob essas dificuldades avassaladoras; sendo essa a parte que a fé deveria exercer, tornando-nos reunidos e compostos quando nossos sentidos seriam confundidos. (243) Grande milagre, como teria sido para Deus tê-los preservado na vida, quando seus ossos foram espalhados no exterior, foi um milagre duplo sustentar suas mentes na firme persuasão de que não pereciam.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 20:12 – Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti”.

Salmos 25:15 – Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha.

Salmos 25:16 – Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito.

Salmos 102:17 – Responderá à oração dos desamparados; as suas súplicas não desprezará.

Salmos 123:1 – Para ti levanto os meus olhos, a ti, que ocupas o teu trono nos céus.

Salmos 143:3 – O inimigo persegue-me e esmaga-me ao chão; ele me faz morar nas trevas, como os que há muito morreram.

Isaías 41:17 – “O pobre e o necessitado buscam água, e não encontram! Suas línguas estão ressequidas de sede. Mas eu, o Senhor, lhes responderei; eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.

João 14:18 – Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *