Estudo de Salmos 38:1 – Comentado e Explicado

Salmo de Davi. Para servir de lembrança. Senhor, em vossa cólera não me repreendais, em vosso furor não me castigueis,
Salmos 38:1

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor, não me repreendas na tua ira – Veja as notas no Salmo 6: 1 , onde a mesma língua ocorre, exceto na mudança de uma única “palavra” hebraica, isto é, “ira”, embora expressando a mesma idéia.

Nem me castigues no teu caloroso desagrado – Veja as notas no Salmo 6: 1 . O hebraico em ambos é o mesmo, exceto que nesse local a partícula negativa é omitida, mas sem afetar o sentido. Não é improvável que um tenha sido copiado do outro ou que tenha sido composto com a linguagem do anterior na memória. Assim, usamos frequentemente a linguagem com a qual estamos familiarizados, como bem adaptados para expressar nossas idéias.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 38.

Davi leva Deus a ter compaixão de seu caso lamentável.

Um salmo de Davi, para trazer à lembrança.

Título. ?????? ???? ????? mizmor ledavid lehazkiir. Um salmo de Davi, etc. – O salmo memorial de Davi, se Davi realmente trabalhou sob qualquer doença grave que ocasionou esse salmo; ou se, sob a representação de um homem doente, ele descreve poeticamente sua própria dor lamentável; esse salmo foi composto por ele, para lembrá-lo daquela aflição, com a qual ele confessa que sua pecaminosidade provocou Deus a visitá-lo. Theodoret, e muitos outros comentaristas, pensam que David não estava doente; mas que neste salmo ele chamou para recordar todos os tristes desastres que haviam acontecido com ele; como o assassinato de seu filho Amnom, a rebelião de seu filho Absalão e todas as outras calamidades mencionadas em sua história. Mas o Dr. Delaney é de opinião que esse salmo, assim como os três seguintes, foi ocasionado por uma perturbação grave com a qual Davi foi afligido, e que ele considerou como o castigo de Deus por seus pecados. Que essa calamidade caiu sobre ele no momento em que uma conspiração perigosa e rebelde foi formada contra ele, aparece dos mesmos salmos; e, já que ouvimos falar de não mais do que uma conspiração desse tipo formada contra ele, segue-se que sua doença caiu sobre ele nessa época: e que sua angústia era aquela que agora nos é conhecida sob o nome de varíola , é, como eu concebo, muito provável a partir dos mesmos salmos. O leitor encontrará essa opinião defendida no capítulo 7 do 4º livro da Vida de Davi. Mas, quer este salmo seja entendido em sentido literal ou alegórico, Davi lamentou seus pecados tão pateticamente, que é reconhecido entre os salmos penitenciais. Observaríamos apenas que, trazendo à lembrança, no título, pode significar que ele orou a Deus para lembrar dele e libertá-lo de suas aflições.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 38: 1-2 . Nem me castigue com seu caloroso descontentamento – confesso que mereço castigo e preciso dele, e, portanto, não desejo que você o remova completamente, mas apenas o modere: veja Salmos 6: 1 . Por tuas flechas – Teus juízos infligidos ao meu homem exterior e interior; fique firme em mim – penetrou profundamente em mim, como ???? ?? , nichathu bi, é adequadamente traduzido; e a tua mão me pressiona dolorosamente – ???? ??? , tinchath gnali, desceu sobre mim; como quando um homem forte levanta a mão e a arma, para que caia com maior violência e faça uma ferida mais profunda.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo = Mizmor. Veja App-65.

de Davi = por Davi.

trazer à lembrança. Usado no dia da expiação.

Esse grupo de quatro Salmos fecha o primeiro livro e tem caráter semelhante aos quatro que terminam o segundo livro.

Compare o Título do Salmo 38 ( Salmos 38: 1 ) com o Título do Salmo 70 ( Salmos 70: 1 ).

, Psalms 69:13 . Compare Salmos 38: 4 , Salmos 38:11 , Salmos 38:22 com Salmos 69: 1 , Salmos 69: 2 , Salmos 69: 8 , Salmos 69:13 .

, Psalms 69:31 . Compare os Salmos 40: 2 , Salmos 40: 3 , Salmos 40: 6 , Salmos 40: 13-17 , com os Salmos 69:14 , Salmos 69:30 , Salmos 69:31 .

Compare Salmos 41: 1 com Salmos 72:13 .

, Psalms 71:18 . Compare Salmos 41: 2 , Salmos 41: 3 , Salmos 41: 7 , Salmos 41: 8 , com Salmos 71:10 , Salmos 71:13 , Salmos 71:18 .

Compare Salmos 41: 7 , Salmos 41: 8 , com Salmos 71: 10-11 .

Compare Salmos 41:13 com Salmos 72:18 , Salmos 72:19 .

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor, não me repreendas – Ele sentiu que estava sofrendo sob o desagrado de Deus; e ele reza para que o castigo possa estar em misericórdia, e não em julgamento.

Comentário de John Calvin

1 Ó Jeová! Não me repreendas na tua ira. Como já expus este versículo no início do sexto salmo, onde ele ocorre, e que talvez não seja tedioso para o leitor, notarei mais brevemente aqui. Davi não pede expressamente que suas aflições sejam removidas, mas apenas que Deus moderaria a severidade de seus castigos. Portanto, podemos deduzir que Davi não soltou as rédeas dos desejos da carne, mas ofereceu sua fervorosa oração em um espírito de devoção devidamente castigado. Todos os homens desejam naturalmente que lhes seja concedida permissão para pecar impunemente. Mas Davi restringe seus desejos e não deseja que o favor e a indulgência de Deus sejam estendidos além da medida, mas se contenta com a mitigação de sua aflição; como se ele dissesse: Senhor, não estou disposto a ser castigado por ti, mas imploro, entretanto, para não me afligir além do que posso suportar, mas para temperar a ferocidade da tua indignação de acordo com a medida de minha enfermidade, para que a severidade da aflição não me domine inteiramente. Esta oração, como eu disse, foi enquadrada de acordo com a regra da piedade; pois contém nada além do que Deus promete a todos os seus filhos. Também deve ser notado que Davi não concede secretamente um espírito irritado e repulsivo, mas espalha sua queixa diante de Deus; e isso ele faz, não no sentido de queixas pecaminosas, mas de oração humilde e confissão não fingida, acompanhado da esperança de obter perdão. Ele usou a raiva e a ira como denotando extremo rigor e as contrastou com o castigo paternal.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 9:19 – Tive medo da ira e do furor do Senhor, pois ele estava suficientemente irado para destruí-los, mas de novo o Senhor me escutou.

Salmos 6:1 – Senhor, não me castigues na tua ira nem me disciplines no teu furor.

Salmos 70:1 – Livra-me, ó Deus! Apressa-te, Senhor, a ajudar-me!

Salmos 88:7 – Tua ira pesa sobre mim; com todas as tuas ondas me afligiste. Pausa

Salmos 88:15 – Desde moço tenho sofrido e ando perto da morte; os teus terrores levaram-me ao desespero.

Isaías 27:8 – Pelo desterro e pelo exílio o julga, com seu sopro violento ele o expulsa, como num dia de rajadas do vento oriental.

Isaías 54:8 – Num impulso de indignação escondi de você por um instante o meu rosto, mas com bondade eterna terei compaixão de você”, diz o Senhor, o seu Redentor.

Jeremias 10:24 – Corrige-me, Senhor, mas somente com justiça, não com ira, para que não me reduzas a nada.

Jeremias 30:11 – Porque eu estou com você e o salvarei’, diz o Senhor. ‘Destruirei completamente todas as nações entre as quais eu o dispersei; mas a você não destruirei completamente. Eu o disciplinarei, como você merece. Não o deixarei impune. ’

Habacuque 3:2 – Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.

Hebreus 12:5 – Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *