Estudo de Salmos 45:5 – Comentado e Explicado

Aguçadas são as vossas flechas; a vós se submetem os povos; os inimigos do rei perdem o ânimo.
Salmos 45:5

Comentário de Albert Barnes

Tuas flechas são afiadas no coração … – literalmente, “Tuas flechas são afiadas – o povo debaixo de ti cairá – no coração dos inimigos do rei.” O processo de “pensamento” no versículo parece ser o seguinte: Primeiro. As “flechas” são vistas como afiadas ou penetrantes. Segundo. O “povo” é visto caindo quando essas flechas são disparadas. Terceiro. É visto que aqueles que caem são os “inimigos do rei” e que as flechas perfuraram o “coração”. A palavra “afiada” é aplicada às setas como denotando que elas foram adaptadas para “furar”. Às vezes, as flechas são embotadas ou com a cabeça grossa, mais adaptadas para ferir com força do que para ferir pela penetração. O arco e a flecha eram instrumentos comuns nas guerras antigas e eram usados ??principalmente por aqueles que saíam para a batalha em uma carruagem. Compare 1 Reis 22:34 ; 2 Reis 9: 21-24 . Quanto ao Messias, a referência aqui é, é claro, à “verdade” e ao poder dessa verdade em penetrar no coração das pessoas. Compare as notas em Hebreus 4:12 .

No coração dos inimigos do rei – Ou seja, as “verdades” declaradas pelo Messias, o rei conquistador, penetrariam profundamente na alma e matariam o pecador, o inimigo do rei, ou seja, o Messias. A idéia é que a verdade produza um efeito em relação às esperanças do pecador – sua autoconfiança – sua vida “como” um pecador – como aquele que a flecha faz quando penetra no coração. Compare Romanos 7: 9 : “Porque eu estava vivo sem a lei uma vez, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu e eu morri.” Veja também as notas em Romanos 7: 10-11 .

Pelo qual as pessoas caem sob ti – Como o efeito das flechas; como o efeito da verdade. A representação é a da vitória. Como aqui representado, é a vitória da verdade; uma conquista sujeitando as pessoas à autoridade e ao reino de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 45: 5 . Tuas flechas são afiadas, etc. – Tuas flechas são afiadas; pessoas cairão debaixo de ti, no meio dos inimigos do rei. Ou, Tuas flechas afiadas nivelarão o povo debaixo de ti; eles cairão no coração dos inimigos do rei. Houbigant. A alusão a um conquistador terrestre ainda continua. O significado é: “Tua palavra penetrará como flechas afiadas nos corações de todos os que se opõem a ti, e fará com que todas as nações se humilhem e se sujeitem a ti”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 45: 5 . Tuas flechas são afiadas, etc. – A alusão a um conquistador terrestre ainda continua. As flechas significam o mesmo com a espada, ambas indicando os instrumentos com os quais ele conquista seus inimigos; quais são as verdades, preceitos, ameaças, promessas, etc., de sua palavra. Estes, quando acompanhados pelas influências do Espírito Santo, são aguçados e poderosos, e perfuram o coração dos homens com convicção de pecado, vergonha e tristeza, produzindo freqüentemente terror, consternação e angústia extraordinária por um tempo, até que os pecadores sejam humilhados. , moderado e reconciliado. No coração dos inimigos do rei – Dos teus inimigos, a terceira pessoa é colocada na segunda, como é freqüentemente feito nos escritos proféticos; e a palavra rei sendo trazida aqui provavelmente para descrever as pessoas contra as quais as flechas são disparadas e a razão delas, porque eram inimigas de seu reino, e não seriam sujeitas a ele. Pelo que o povo cai debaixo de ti – Ou morto pelas tuas flechas, ou prostrado aos teus pés, segundo a maneira das pessoas conquistadas. Aqueles que eram inimigos da natureza são assim feridos, a fim de serem reduzidos, reconciliados e sujeitos a este rei; e aqueles que persistem em sua inimizade, para serem arruinados e destruídos. As flechas dos terrores de Deus são afiadas em seus corações, para que caiam debaixo dele, a ponto de serem feitas os seus pés, Psalms 110: 1 ; para que, como não se submetessem ao seu cetro de ouro e o mandassem reinar sobre eles, poderiam ser quebrados pela sua barra de ferro e mortos diante dele.

Comentário de E.W. Bullinger

coração. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (de Adjunto), para “no meio” .

pessoas = povos.

Comentário de Adam Clarke

Tuas flechas são afiadas – As flechas aqui podem significar as convicções produzidas no coração dos homens pela pregação do Evangelho. O rei é o próprio Deus; seus inimigos são pecadores de todos os tipos. O povo, os judeus, milhares dos quais foram picados em seus corações sob a pregação de Pedro e outros. Todos caem diante de Cristo; aqueles que receberam a palavra ressuscitaram por arrependimento e fé; aqueles que não o fizeram, caíram!

Comentário de John Calvin

5. Tuas flechas são afiadas, etc. Aqui, o salmista novamente se refere ao poder bélico, quando diz que as flechas do rei serão afiadas, de modo que perfurem o coração de seus inimigos; pelo qual ele sugere que tem armas na mão para atacar, mesmo à distância, todos os seus inimigos, sejam eles quem forem, que resistam à sua autoridade. No mesmo sentido, ele também diz que o povo cairá sob ele; como se tivesse sido dito: quem se empenhar na tentativa de abalar a estabilidade de seu reino, perecerá miseravelmente, pois o rei tem em suas mãos uma suficiência de poder para quebrar a obstinação de todas essas pessoas.

Comentário de John Wesley

Tuas flechas são afiadas no coração dos inimigos do rei; pelo qual as pessoas caem sob ti.

Setas – O mesmo com a espada, e isso não é outro senão a sua palavra, que é aguda e poderosa, e penetra o coração dos homens.

Os reis – dos teus inimigos.

Queda – Prostrar-se aos teus pés, à maneira das pessoas conquistadas.

Referências Cruzadas

Números 24:8 – Deus os está trazendo do Egito; eles têm a força do boi selvagem. Devoram nações inimigas e despedaçam seus ossos; com suas flechas os atravessam.

Salmos 2:1 – Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão?

Salmos 21:12 – pois tu os porás em fuga quando apontares para eles o teu arco.

Salmos 22:27 – Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,

Salmos 38:2 – Pois as tuas flechas me atravessaram, e a tua mão me atingiu.

Salmos 66:3 – Digam a Deus: “Quão temíveis são os teus feitos! Tão grande é o teu poder que os teus inimigos rastejam diante de ti!

Zacarias 9:13 – Quando eu curvar Judá como se curva um arco e usar Efraim como flecha, levantarei os filhos de Sião contra os filhos da Grécia, e farei você semelhante à espada de um guerreiro.  

Lucas 19:42 – e disse: “Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos.

Lucas 20:18 – Todo o que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó”.

Atos dos Apóstolos 2:37 – Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos? “

Atos dos Apóstolos 2:41 – Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

Atos dos Apóstolos 4:4 – Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.

Atos dos Apóstolos 5:14 – Em número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados,

Atos dos Apóstolos 5:33 – Ouvindo isso, eles ficaram furiosos e queriam matá-los.

Atos dos Apóstolos 6:7 – Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

Atos dos Apóstolos 7:54 – Ouvindo isso, ficavam furiosos e rangiam os dentes contra ele.

Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *