Estudo de Salmos 5:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Com flautas. Salmo de Davi. Senhor, ouvi minhas palavras, escutai meus gemidos.
Salmos 5:1

Comentário de Albert Barnes

Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor – naturalmente inclinamos o ouvido para alguém quando desejamos ouvir claramente o que ele diz, e afastamos o ouvido quando não o fazemos. O significado aqui é que Davi orou para que Deus estivesse atento ou considerasse sua oração. Essa forma de petição é que ele atenderia às suas “palavras” – ao que estava prestes a “expressar” como seu desejo. Ele pretendia expressar apenas o que desejava receber.

Considere minha meditação – Entenda; perceber, pois a palavra traduzida como “considerar” significa adequadamente. Ele desejou que considerasse a importância real do que aqui é chamado de “meditação”; isto é, ele desejou que ele não apenas prestasse atenção às suas “palavras”, mas aos desejos secretos e não expressos da alma. A idéia parece ser que, embora as palavras dele fossem sinceras e verdadeiras, elas não poderiam expressar “todo” o seu significado. Havia desejos da alma que nenhuma língua podia transmitir – “gemidos profundos e não proferidos” (compare Romanos 8: 26-27 ), que não podiam ser proferidos na linguagem. Há uma diferença, no entanto, em traduzir a palavra traduzida como “meditação”. Muitos intérpretes consideram que é derivado do ??? hâgâh meditar (veja as notas no Salmo 1: 2 ) – e, assim, denotando “pensamento” ou “meditação”. Gesenius e alguns outros consideram isso derivado da raiz obsoleta de ??? hagag – que significa incendiar, acender; e, portanto, que significa aqui “calor”, fervor da mente; e então, clamor fervoroso ou oração. Veja “Rosenmuiller” também em “loc”. DeWette concorda com Gesenius e supõe que ele deve ser “suspiro” ou queixa. Alexander o torna “pensamento”. Horsley a traduz como “meu suspiro”, mas diz que está em dúvida se se refere a um “desejo interno da mente”, em oposição a “palavras” na parte anterior do verso, ou a uma “oração proferida sotto voce , como a oração particular geralmente dita por todas as pessoas antes que ele se sente na igreja ”- o“ movimento interno da mente em direção a Deus ”. Não é fácil determinar o verdadeiro significado, mas a probabilidade é que ele se refira a uma emoção interna – um sentimento fervoroso e ardente – talvez encontrando expressão parcial nos suspiros Romanos 8:26 , mas que não encontra expressão em palavras e que palavras não podiam transmitir. Ele orou para que Deus atendesse aos desejos “inteiros” da alma – expressos ou não expressos.

Comentário de Albert Barnes

:Título

Sobre Neiloth – O título do Salmo 4: 1-8 é “sobre Neginoth”. Como isso se refere a um instrumento musical, é provável que sim, e que a idéia aqui é que esse salmo foi destinado principalmente ao mestre da música que tinha um encargo especial com esse instrumento ou que presidiu aqueles que tocaram nele. . Talvez a idéia seja que esse salmo tenha sido especialmente projetado para ser acompanhado por este instrumento. A palavra aqui, Nehiloth – ?????? nechi^ylôth plural. ????? nechi^ylâh singular – supõe Gesenius, Lexicon, para designar uma flauta ou tubo como sendo “perfurada”, do from ?? chacal ao furo. A palavra ocorre apenas neste lugar. Opiniões muito diversas foram recebidas sobre seu significado. Veja Hengstenberg, “Com”. A Vulgata Latina e a Septuaginta entendem isso como significando “herança” – o mesmo que ???? nachalâh e como sendo de alguma forma designado para se referir ao povo de Deus “como” uma herança. Vulgata Latina: No final das contas, como resultado do hereditário, o salmo David. Então a Septuaginta – ?p?? t?? ???????µ??s?? huper tes kleronomous´s So Luther, Fur das Erbe. Qual foi a idéia precisa afixada a isso não é muito fácil de determinar. Lutero explica: “de acordo com o título, essa é a idéia geral do salmo, de que o autor ora pela herança ou herança de Deus, desejando que o povo de Deus seja fiel a ele e sempre o adira. ” A verdadeira interpretação, no entanto, é evidentemente considerar isso como um instrumento musical e considerar o salmo como adaptado para ser cantado com o instrumento musical especificado. Por que foi adaptado particularmente a esse instrumento musical agora não pode ser determinado. Horsley torna “nas flautas”. Compare Ugolin. Thesau. Formiga. Saco.; tom. xxxii. 158-170.

Um Salmo de Davi – Veja a introdução ao Salmo 3: 1-8 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 5.

Davi ora e professa seu estudo em oração. Deus não favorece os ímpios. Davi, professando sua fé, ora a Deus para guiá-lo, destruir seus inimigos e preservar os santos.

Para o principal músico de Nehiloth.

Um salmo de Davi.

Título. ??????? ?? ???????? lamnatseach el hannechiiloth. Para o { Mestre / Prefeito } das vozes sucessivas. Este salmo foi indicado por Davi, por causa de seus muitos inimigos; e, em particular, como é suposto, do Achitophel. Ele se representa nela realizando suas devoções matinais no templo e orando por proteção contra seus inimigos; cuja falsidade e malícia ele descreve; e no final expressa sua confiança no favor de Deus. N???? Nechiiloth é por muitos dos comentaristas que devem expressar os instrumentos de sopro que foram usados ??no serviço do templo. Áquila, Symmachus e várias outras versões entregam as palavras a Nehiloth – A respeito da pessoa que obtém a herança: Melhorando para quem, Fenwick todo o título, Àquele que dá a vitória; o Deus da herança; ou seja, “a Cristo; que deu aos judeus a possessão de Canaã terrestre e que trará todos os seus servos fiéis ao seu reino celestial, que abençoou grande parte de nossa herança”. Veja a nota no título do antigo salmo.

Salmos 5: 1 . Minha meditação meu suspiro.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 5: 1-2 . Considere minha meditação – isto é, minha oração, como mostram as palavras anteriores e seguintes. Ele chama sua oração de meditação, para significar que não foi o mero trabalho de seus lábios, mas que ele procedeu e foi acompanhado pelos pensamentos mais profundos e afetos mais fervorosos de sua alma. Escute a voz do meu clamor – A sinceridade e sinceridade do nosso clamor a Deus serão proporcionais ao sentido que temos de nossos pecados e desejos. Meu rei – É parte e dever de um rei responder aos desejos justos e humildes de seus súditos; e meu Deus: pois a ti orarei – somente a ti dirigirei todas as minhas orações, para quem um pecador deve orar senão ao seu Deus? e, portanto, somente de ti espero socorro e alívio.

Comentário de Scofield

Nehiloth

Nehiloth não é um instrumento musical, mas significa “herança” e indica o caráter do salmo. Os justos são a herança do Senhor.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Veja App-65.

Dê ouvidos. . . Considere. . .

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

meditação. Conectando este Salmo aos Salmos 1: 2 ; Salmos 2: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Escute minhas palavras – Este é propriamente um hino da manhã, como o anterior foi um hino da noite. Vimos pela conclusão do último Salmo que Davi estava muito feliz e deitou-se e dormiu na paz e no amor de seu Deus. Quando ele abre os olhos na manhã seguinte, ele não apenas se lembra, mas também sente a felicidade da qual falou; e com suas primeiras lembranças, ele medita sobre a bondade e a misericórdia de Deus, e o glorioso estado de salvação para o qual ele foi trazido. Ele pede a Deus que dê ouvidos às suas palavras; provavelmente palavras das promessas de Deus que ele vinha implorando.

Comentário de John Calvin

Eu presumo não determinar positivamente se Davi, neste salmo, lamentou os erros que ele sofreu de seus inimigos em algum momento específico, ou se ele se queixa geralmente das várias perseguições com as quais, por um longo tempo, ele foi assediado sob Saul. Alguns dos comentaristas judeus aplicam o salmo até Absalão; porque, pelo homem sangrento e enganoso , eles pensam que Doeg e Aitofel são apontados. Para mim, no entanto, parece mais provável que, quando Davi, após a morte de Saul, tivesse possuído pacificamente os reinos, ele se comprometeu a escrever as orações que ele meditava em suas aflições e perigos. Mas, para chegar às palavras: – Primeiro, ele expressa uma coisa de três maneiras diferentes; e essa repetição denota a força de sua afeição e sua longa perseverança na oração. Pois ele não gostava tanto de palavras que empregava diferentes formas de expressão, que não tinham significado; mas estando profundamente envolvido em oração, ele representou, por essas várias expressões, a variedade de suas queixas. (66) Significa, portanto, que ele não orou friamente nem apenas em poucas palavras; mas que, conforme a veemência de sua dor o instigava, ele era sincero ao lamentar suas calamidades diante de Deus; e que, como não apareceu imediatamente qual seria o problema deles, ele perseverou em repetir as mesmas queixas. Novamente, ele não declara expressamente o que deseja pedir a Deus: (67), mas há uma força maior nesse tipo de supressão, do que se ele tivesse falado de maneira distinta. Ao não expressar os desejos de seu coração, ele mostra com mais ênfase que seus sentimentos interiores, que ele trouxe com ele diante de Deus, eram tais que a linguagem era insuficiente para expressá-los. Mais uma vez, a palavra chorar , que significa um pronunciamento alto e sonoro da voz, serve para marcar a seriedade de seu desejo. Davi não gritou nos ouvidos de quem era surdo; mas a veemência de sua dor e sua angústia interior irromperam nesse clamor. O verbo ??? hagah, do qual deriva o substantivo ???? , hagig, fala, que o profeta aqui usa, significa tanto falar claramente quanto sussurrar ou murmurar. Mas o segundo sentido parece mais adequado a essa passagem. (68) Depois que Davi disse em geral, que Deus ouve suas palavras, ele parece, imediatamente depois, com o objetivo de ser mais específico, dividi-las em dois tipos, chamando um gemido obscuro ou indistinto, e o outro chorando alto. . (69) No começo, ele quer dizer um murmúrio confuso, como é descrito no Cântico de Ezequias, quando a tristeza o impedia de falar de maneira distinta e de fazer sua voz ser ouvida. “Como um guindaste ou uma andorinha, eu também conversava; Eu lamentei como pomba ”( Isaías 38:14 .) (70) Se, então, a qualquer momento estamos atrasados ??para orar, ou nossos afetos devotos começam a perder seu fervor, precisamos aqui procurar argumentos para acelerar e nos exortar. E, ao chamar Deus de seu rei e seu Deus, ele pretendia despertar esperanças mais vivas e favoráveis ??com relação à questão de suas aflições, vamos aprender a aplicar esses títulos a um uso semelhante, ou seja, para o propósito de nos familiarizarmos com Deus. No final, ele testemunha que não morde de mau humor, como os incrédulos estão acostumados a fazer; mas dirige seu gemido a Deus: pois aqueles que, desconsiderando Deus, se irritam interiormente ou proferem suas queixas aos homens, não são dignos de serem considerados por ele. Alguns traduzem a última cláusula assim: Quando eu rezo para ti; mas para mim parece ser a razão que Davi atribui para o que ele havia dito imediatamente antes, e que seu objetivo é encorajar-se a confiar em Deus, assumindo isso como um princípio geral que quem invoca Deus em suas calamidades nunca encontrar uma repulsa dele.

Comentário de John Wesley

Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, considere minha meditação.

Meditação – Minha oração acompanhada de pensamentos profundos e afetos fervorosos da alma.

Referências Cruzadas

1 Samuel 1:13 – Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada

1 Samuel 1:16 – Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza”.

Salmos 17:1 – Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor. Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos.

Salmos 19:14 – Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!

Salmos 54:2 – Ouve a minha oração, ó Deus; escuta as minhas palavras.

Salmos 55:1 – Escuta a minha oração, ó Deus, não ignores a minha súplica;

Salmos 64:1 – Ouve-me, ó Deus, quando faço a minha queixa; protege a minha vida do inimigo ameaçador.

Salmos 80:1 – Escuta-nos, Pastor de Israel, tu, que conduzes a José como a um rebanho; tu, que tens o teu trono sobre os querubins, manifesta o teu esplendor

Salmos 86:1 – Inclina os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

1 Pedro 3:12 – Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal”.

1 João 5:14 – Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *