Estudo de Salmos 74:21 – Comentado e Explicado

Que os oprimidos não voltem confundidos, que o pobre e o indigente possam louvar o vosso nome.
Salmos 74:21

Comentário de Albert Barnes

Ó, que o retorno oprimido não se envergonhe – envergonhado por estar decepcionado, como se eles tivessem confiado naquilo que não tinha pretensões de confiança. Compare as anotações em Jó 6:20 . A palavra traduzida como “oprimido” significa “pisada, esmagada, quebrantada, aflita”. Refere-se ao povo como atacado por exércitos estrangeiros ou como esmagado por aqueles que ganharam poder sobre eles. A palavra “retorno” refere-se ao retorno deles de Deus – do trono da misericórdia. Não voltem de ti sem garantia do teu favor; sem evidência de que suas orações foram ouvidas; que eles não voltem, sujeitos à reprovação de que eles fizeram um apelo a ti em vão.

Que os pobres e necessitados louvem o teu nome – As pessoas que são oprimidas e desamparadas. Que eles tenham ocasião de te louvar porque sua oração foi ouvida e porque você os salva.

Comentário de E.W. Bullinger

o oprimido = oprimido. Igual aos Salmos 74:19 .

Retorna. Compare Salmos 6:10 .

o pobre e o necessitado louvor = o pobre, e o necessitado louvará.

Comentário de Adam Clarke

Não deixe o retorno oprimido se envergonhar – Não permita que o seu povo seja tão diminuído, que quando, de acordo com a sua promessa, eles forem restaurados em sua própria terra, poderão parecer apenas um punhado de homens.

Comentário de John Calvin

21. O oprimido não volte com vergonha. A palavra retorno, como uma referência a Deus, é equivalente à expressão, para desaparecer vazia. Os fiéis, então, suplicam que Ele não seja envergonhado por sofrer repulsa por suas mãos. Eles se chamam aflitos, pobres e necessitados, como argumento para obter o favor e a misericórdia divinos. No entanto, deve-se observar que eles não falam sem sinceridade, nem dão uma representação exagerada de suas angústias, mas íntimos, que por tantas calamidades foram levados a uma condição tão baixa, que não lhes restava mais nada. trimestre do mundo em que eles poderiam esperar ajuda. Por este exemplo, somos ensinados que, quando somos reduzidos à maior extremidade, existe um remédio sempre pronto para nossa miséria, ao invocar Deus.

Referências Cruzadas

Esdras 3:11 – Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor: “Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre”. E todo o povo louvou ao Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor.

Salmos 9:18 – Mas os pobres nunca serão esquecidos, nem se frustrará a esperança dos necessitados.

Salmos 12:5 – “Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei”, diz o Senhor. “Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam. “

Salmos 102:19 – “Do seu santuário nas alturas o Senhor olhou; dos céus observou a terra,

Salmos 102:21 – Assim o nome do Senhor será anunciado em Sião e o seu louvor, em Jerusalém,

Salmos 109:22 – Sou pobre e necessitado e, no íntimo, o meu coração está abatido.

Isaías 45:17 – Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade.

Jeremias 33:11 – as vozes de júbilo e de alegria, do noivo e da noiva, e as vozes daqueles que trazem ofertas de ação de graças para o templo do Senhor, dizendo: “Dêem graças ao Senhor dos Exércitos, pois ele é bom; o seu amor leal dura para sempre”. Porque eu mudarei a sorte desta terra como antigamente’, declara o Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *