Estudo de Salmos 89:30 – Comentado e Explicado

Se, porém, seus filhos abandonarem minha lei, se não observarem os meus preceitos,
Salmos 89:30

Comentário de Albert Barnes

Se seus filhos – Sua posteridade; seus sucessores no trono.

Abandone minha lei – Se eles não forem regulamentados por ela na administração de seu governo e em suas vidas particulares. Supõe-se aqui que eles possam abandonar sua lei ou deixar de observá-la; mas ainda há a garantia de que o poder não se afastaria permanentemente dos sucessores de Davi, mas que seria restaurado em última análise a essa linha e seria permanente e eterno.

E não andes nos meus juízos – E não obedeças aos meus mandamentos.

Comentário de E.W. Bullinger

Se seus filhos, & c. Ethan se refere às próprias palavras de advertência dadas a Salomão ( 1 Reis 9: 6 , 1 Reis 9: 7 ; Compare Salmos 11: 11-13 ), que, com 2Sa 7, devem ser lidas com este Salmo. Ethan (podemos supor) sobreviveu a Salomão e viu a destruição do reino; e deixou este Salmo para Instrução (Maschil) por todo o tempo futuro.

filhos = filhos.

E não ande. Figura do discurso Pleonasm (App-6), para enfatizar.

Comentário de Adam Clarke

Se os filhos dele abandonarem minha lei – Veja as notas em 2 Samuel 7:13 , onde este e alguns dos seguintes versículos são explicados.

Comentário de John Calvin

30. Se seus filhos abandonarem a minha lei. O profeta prossegue ainda mais, declarando que, embora a posteridade de Davi caísse em pecado, Deus prometera mostrar-se misericordioso com eles, e que ele não puniria as transgressões deles em toda a extensão do deserto. Além disso, para dar maior eficácia à promessa, ele sempre apresenta Deus falando, como se lhe apresentasse um pedido correspondente às palavras precisas e expressasse artigos de sua aliança. (549) Era muito necessário que isso fosse acrescentado; pois tão facilmente caímos no mal e somos tão propensos a quedas contínuas que, a menos que Deus, no exercício de sua infinita misericórdia, nos perdoasse, não haveria um único artigo de sua aliança que continuasse firme. Deus, pois, vendo que não poderia ser de outro modo, mas que a posteridade de Davi, na medida em que dependia de si, freqüentemente caísse da aliança, por sua própria culpa, forneceu um remédio para tais casos, em seu graça perdoadora.

Além disso, como é proveitoso que os homens sejam submetidos à correção divina, ele não promete que lhes permitirá escapar impunes, o que seria encorajá-los em seus pecados; mas ele promete que, em seus castigos, exercitará uma moderação paternal e não executará vingança sobre eles na extensão máxima que seus pecados merecem. Também deve ser observado que ele promete perdão, não apenas por ofensas leves, mas também por pecados grandes e agravados. Não é sem motivo que ele usa essas formas de expressão, para abandonar sua lei, violar seus estatutos, não andar em seus julgamentos e não guardar seus mandamentos. Nem é sem motivo que ele usa a palavra transgressão ou perfídia. e iniqüidade. Vemos, então, que a paciência e a tolerância de Deus, pela qual ele se reconcilia com a posteridade de Davi, são estendidas até aos pecados da descrição mais hedionda e agravada.

Esta passagem nos ensina que, quando Deus adota os homens em sua família, eles não deixam imediatamente de lado a carne com suas corrupções, como sustentam alguns entusiastas, que sonham, que assim que somos enxertados no corpo de Cristo, toda a corrupção que existe em nós deve ser destruída. Queria que Deus mudássemos repentinamente nossa natureza e, assim, exibíssemos a perfeição angélica que eles exigem! Mas, como é bem aparente, que estamos longe de tal conquista, desde que levemos conosco este tabernáculo de carne, vamos dar adeus a essa invenção diabólica e vamos todos nos levar ao santuário do perdão, que está sempre aberto para nós. Deus, inquestionavelmente, está falando da família de sua Igreja; e, no entanto, é declarado, com suficiente clareza, na promessa que ele faz de perdoar suas ofensas, que eles transgredirão e serão culpados de se revoltarem dele.

Limitar o que é dito aqui ao povo antigo de Israel é uma exposição não apenas absurda, mas completamente ímpia. Em primeiro lugar, considero um ponto estabelecido, que já tivemos ocasiões em que considerar, que este reino foi erigido como uma figura ou sombra na qual Deus poderia representar o Mediador de sua Igreja: e isso pode ser provado , não apenas do testemunho de Cristo e dos apóstolos, mas também pode ser clara e indubitavelmente deduzido da coisa considerada em si mesma. Se deixarmos Cristo de lado, onde encontraremos aquela duração eterna do trono real de que é feita menção aqui? A segunda de Davi, na ordem da sucessão, foi despojada da maior parte do reino, de modo que das doze tribos ele reteve quase uma tribo e meia. Depois, quantas perdas esse reino reduziu enormemente e, por quantas calamidades, foi desfigurado, até que finalmente o rei e todo o corpo do povo foram arrastados para o cativeiro, com a maior ignomínia e censura? E rezo para que você considere onde estava a dignidade do trono, quando o rei, depois que seus filhos foram mortos diante de seus olhos, foi tratado como um criminoso? ( 2 Reis 25: 7. ) De fato, depois foi permitido aos judeus habitar em seu próprio país; mas foi sem a honra e o título de um reino. Consequentemente, Ezequiel ( Ezequiel 21:27 ) declara três vezes que a coroa será depositada no pó, “até que ele venha de quem é o direito”. A conclusão óbvia, então, é que a perpetuidade, aplicada a esse reino, pode ser verificada somente em Cristo. E, de fato, que acesso os judeus dos tempos antigos tiveram a Deus, ou que acesso poderíamos ter hoje a ele, o mediador não se interpôs entre nós e ele, para nos fazer favor aos olhos dele?

Resta agora que aplicamos a nós mesmos as qualidades deste reino de que falamos. Como sua duração eterna nos leva à esperança de uma imortalidade abençoada, e sua força invencível inspira nossas mentes com tranquilidade e impede que nossa fé fracasse, apesar de todos os esforços que Satanás pode fazer contra nós, e apesar das inúmeras formas de morte que pode nos cercar; assim, o perdão que aqui é prometido pertence ao reino espiritual de Cristo: e pode ser igualmente recolhido a partir desta passagem que a salvação da Igreja depende unicamente da graça de Deus e da verdade de suas promessas. Se houver objeção de que aqueles que são regenerados pelo Espírito de Deus nunca caem totalmente, porque a semente incorruptível da palavra permanece neles, eu admito que essa é uma verdade importante. Não é, no entanto, uma apostasia total que aqui se fala – não que implique toda a extinção da piedade no indivíduo responsável por ela. Mas, às vezes, acontece que os fiéis rejeitam o jugo de Deus e caem no pecado de tal maneira que o temor de Deus parece se extinguir neles; e, sendo esse o caso, era necessário que Ele prometesse o perdão mesmo dos pecados hediondos, para que eles não caíssem em desespero a cada queda. Assim, Davi parecia, aparentemente, totalmente privado do Espírito de Deus, a quem ele reza para ser restaurado a ele. A razão pela qual Deus deixa a esperança de perdão, mesmo por transgressões detestáveis ??e mortais, é que a enormidade de nossos pecados pode não nos impedir ou impedir que busquemos reconciliação com ele. A partir disso, somos levados a condenar a indevida severidade dos pais, que escrupulosamente receberam para arrepender aqueles que haviam caído pela segunda ou terceira vez. O devido cuidado deve ser tomado para que, por tolerância excessiva, rédeas soltas sejam dadas aos homens para cometer iniqüidade; mas não há menos perigo em um grau extremo de rigor. Deve-se observar que, quando Deus declara que se mostrará misericordioso com os pecadores, que violaram sua lei e quebrou seus mandamentos, ele propositadamente emprega esses termos odiosos para excitar nosso ódio e detestação de pecados, e não para nos seduzir. à comissão dele. Ainda assim, porém, devemos entender a passagem como sendo a seguinte: que, embora os fiéis não possam em todos os casos agir de maneira digna da graça de Deus e, portanto, mereçam ser rejeitados por ele, ele será misericordioso. eles, porque a remissão de pecados é um artigo essencial prometido em sua aliança. E, de fato, como Deus em sua lei exige que realizemos o que excede o nosso poder, tudo o que Ele promete nele não tem proveito para nós, a quem nunca pode ser realizado. Portanto, Paulo, em Romanos 4:14 , afirma: “Se a herança vem pela lei, a fé é anulada, e a promessa feita sem efeito”. A isto também pertencem estas palavras de Jeremias,

“Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá; não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para tirá-los da terra do Egito; (que meu pacto eles quebram, embora eu tenha sido um marido para eles, diz o Senhor;) mas este será o pacto que farei com a casa de Israel: Depois daqueles dias, diz o Senhor, colocarei minha lei em suas partes internas e escreva-as em seus corações; e será o seu Deus, e eles serão o meu povo. Perdoarei a iniquidade deles, e não lembrarei mais dos pecados deles. ” ( Jeremias 31:31 )

Além disso, como Deus não nos adota como seus filhos, para nos encorajar a ter liberdade para cometer pecados com maior ousadia, aqui é feita menção ao mesmo tempo do castigo, pelo qual ele mostra que odeia os pecados de seus filhos, e, advertindo-os do que eles mereciam ofendê-lo, convida e exorta-os ao arrependimento. Esse castigo paternal, então, que opera como remédio, mantém o meio entre indulgência indevida, que é um incentivo ao pecado, e severidade extrema, que precipita as pessoas na destruição. Aqui, o escritor inspirado adverte para a profecia registrada em 2 Samuel 7:14 , onde Deus declara que, ao castigar seu próprio povo, ele seguirá a maneira dos homens –

“Se ele cometer iniqüidade, eu o castigarei com a vara dos homens, e com os açoites dos filhos dos homens.” ( 2 Samuel 7:14 )

Ali, Deus fala de castigar seu povo à maneira dos homens, ou porque a raiva de um pai em corrigir seus filhos procede do amor – pois ele vê que, caso contrário, deixaria de promover o bem deles; ou contém um contraste entre Deus e os homens, implicando que, na tarefa de castigar, ele procederá com moderação e gentileza; pois, se ele se esforçasse, imediatamente não nos levaria a nada, sim, ele poderia fazer isso simplesmente movendo um dos dedos. O escopo de ambas as passagens é, sem dúvida, que sempre que Deus castiga os pecados dos verdadeiros crentes, ele observa uma moderação saudável; e é, portanto, nosso dever tomar todas as punições que ele inflige a nós, como tantos remédios. Nesse ponto, os papistas cometeram um erro grave. Não entendendo o verdadeiro fim e fruto dos castigos, eles imaginaram que Deus procede aqui como se vingando dos pecadores. De onde surgiram suas satisfações e, a partir disso, procedeu-se a perdões e indulgências, pelos quais se esforçaram para se redimir da mão e da vingança de Deus. (550) Mas Deus não tem mais nada a ver do que corrigir os vícios de seus filhos, a fim de que, depois de purificá-los completamente, ele possa restaurá-los novamente a seu favor e amizade; de acordo com as palavras de Paulo em 1 Coríntios 11:33 , que afirmam que os fiéis “são castigados pelo Senhor, para que não sejam condenados ao mundo”. Por esse motivo, para que não sejam sobrecarregados com o peso do castigo, ele restringe a mão e faz uma consideração considerável por sua enfermidade. Assim, a promessa é cumprida, de que ele não retira sua bondade de seu povo, mesmo quando está zangado com eles; pois, enquanto os corrige para proveito e salvação, ele não deixa de amá-los. É, no entanto, para ser observado, que há uma mudança de pessoa nas palavras. Depois que se diz: Se seus filhos abandonarem minha lei, etc., ela estará finalmente subordinada . Minha bondade ou misericórdia não me retirarei dEle . Certamente deveria ter sido dito, eles em vez dele, já que são as crianças do número plural que são antes mencionadas. Mas é muito provável que essa forma de expressão seja propositalmente empregada para nos ensinar que somos reconciliados com Deus somente por meio de Cristo; e que, se esperamos encontrar misericórdia, devemos buscá-la somente a partir dessa fonte. O que se segue no final do versículo, não permitirei que minha fidelidade falhe, é mais enfático do que se tivesse sido dito que Deus será fiel ao que ele disse. É possível que a promessa de Deus não consiga entrar em vigor, e mesmo assim ele possa permanecer fiel. Por exemplo, a lei é verdadeira e santa, e ainda de que vantagem é para nós que a salvação é prometida na lei, quando nenhum ser humano jamais pode obter a salvação por ela? Deus então nesta passagem nos leva mais longe; prometendo que seu pacto seja firme e eficaz, não apenas porque ele será fiel de sua parte, mas também porque impedirá que seu povo se afaste da própria inconstância.

Referências Cruzadas

2 Samuel 7:14 – Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele cometer algum erro, eu o punirei com o castigo dos homens, com açoites aplicados por homens.

1 Crônicas 28:9 – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.

2 Crônicas 7:17 – “E se você andar segundo a minha vontade como fez seu pai Davi e fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas leis,

Salmos 119:53 – Fui tomado de ira tremenda por causa dos ímpios que rejeitaram a tua lei.

Salmos 132:12 – Se os seus filhos forem fiéis à minha aliança e aos testemunhos que eu lhes ensino, também os filhos deles o sucederão no trono para sempre”.

Provérbios 4:2 – O ensino que lhes ofereço é bom; por isso não abandonem a minha instrução.

Provérbios 28:4 – Os que abandonam a lei elogiam os ímpios, mas os que obedecem à lei lutam contra eles.

Jeremias 9:13 – O Senhor disse: “Foi porque abandonaram a minha lei, que estabeleci diante deles; não me obedeceram nem seguiram a minha lei.

Ezequiel 18:9 – Ele age segundo os meus decretos e obedece fielmente às minhas leis. Aquele homem é justo; com certeza ele viverá, palavra do Soberano Senhor.

Ezequiel 18:17 – Ele retém a mão para não pecar e não empresta visando lucro nem cobra juros. Guarda as minhas leis e age segundo os meus decretos. Ele não morrerá por causa da iniqüidade do seu pai; certamente viverá.

Ezequiel 20:19 – Eu sou o Senhor, o seu Deus; ajam conforme os meus decretos e tenham o cuidado de guardar as minhas leis.

Lucas 1:6 – Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *