Estudo de Salmos 99:2 – Comentado e Explicado

Grande é o Senhor em Sião, elevado acima de todos os povos.
Salmos 99:2

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é grande em Sião – Compare Salmos 95: 3 . O significado aqui não é que Deus é “absolutamente” grande – o que é realmente verdadeiro -, mas que existe um sentido em que ele se mostrou grande “em Sião”; isto é, em suas manifestações para com seu próprio povo. Ele demonstrou poder em favor deles; ele interpôs-lhes em tempos de perigo; ele desconcertou seus inimigos a ponto de mostrar que ele é um grande Deus – um Deus digno de ser adorado.

E ele está acima de todas as pessoas – Acima de todas as nações. Ele os tem sob seu controle. Ele domina tudo. O Deus que governa em Sião também governa todas as nações da terra; e seu povo, portanto, tem uma ocasião especial para elogiá-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

Sião. Veja App-68.

o povo = os povos. A versão autorizada, 1611, omitiu “the” .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é grande em Sião. É entre seus próprios adoradores que ele manifestou seu poder e glória de uma maneira especial. Lá ele é conhecido e ali é dignamente magnificado.

Comentário de John Calvin

2 Jeová em Sião É oportuno não esquecermos a antítese que mencionei anteriormente, a saber, que Deus é grande em Sião para destruir e aniquilar todos os inimigos de sua Igreja; e que, quando o salmista continua dizendo, ele está no alto de todas as nações, seu significado é que ele não preside a eles para promover seu bem-estar, mas para desconcertar seus conselhos, confundir seus desígnios e subverter todo seu poder . O que se segue imediatamente sobre o louvor ao nome de Deus não se refere às nações em geral, mas na minha opinião aos fiéis, dos quais somente o profeta exige um tributo de gratidão. Pois embora Deus obrigue seus inimigos vencidos a reconhecê-lo, mas como eles não cessam de falar contra a sua glória e blasfemar contra o seu santo nome, não pode ser para eles que a exortação é dirigida: Louvado seja o nome de Deus, pois é santo. ; mas aos fiéis, que, pelo conhecimento do santo nome de Deus, se empenham cordialmente na celebração de seus louvores.

Referências Cruzadas

Salmos 48:1 – Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus.

Salmos 50:2 – Desde Sião, perfeita em beleza, Deus resplandece.

Salmos 66:7 – Ele governa para sempre com o seu poder, seus olhos vigiam as nações; que os rebeldes não se levantem contra ele! Pausa

Salmos 76:1 – Em Judá Deus é conhecido; o seu nome é grande em Israel.

Salmos 97:9 – Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra! És exaltado muito acima de todos os deuses!

Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Isaías 14:32 – Que resposta se dará aos emissários daquela nação? Esta: “O Senhor estabeleceu Sião, e nela encontrarão refúgio os aflitos do seu povo”.

Daniel 4:34 – Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

Hebreus 12:22 – Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,

Tiago 4:6 – Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Apocalipse 14:1 – Então olhei, e diante de mim estava o Cordeiro, de pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *