Graça Futura

A gratidão é uma emoção alegre para a adoração, mas um motivo perigoso para a obediência. Somos ordenados em termos inequívocos a sermos gratos. “E que a paz de Cristo reine em vossos corações… e sede agradecidos” ( Colossenses 3:15 ). “Em tudo dai graças; pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” ( 1 Tessalonicenses 5:18 ). Como não ser grato quando devemos tudo a Deus?

Mas quando se trata de obediência, a gratidão é um motivo perigoso. Ele tende a ser expresso em termos do devedor. Por exemplo: “Veja o quanto Deus fez por você. Você não deveria, por gratidão, fazer muito por ele? Ou: “Você deve a Deus tudo o que você é e tem. O que você fez por ele em troca?”

Woman Pray for god blessing to wishing have a better life. begging for forgiveness and believe in goodness. Christian life crisis prayer to god. Religious concepts.

Tenho pelo menos três problemas com esse tipo de motivação. Primeiro, é impossível retribuir a Deus por toda a graça que ele nos deu. Nós não podemos nem começar a retribuir, porque Romanos 11:35-36 diz: “Quem deu um presente a Deus para que ele seja recompensado? [Resposta: ninguém] Pois dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. Que para ele haja glória eterna.” Não podemos pagá-lo de volta porque ele já possui tudo o que temos para lhe dar.

Em segundo lugar, mesmo que conseguíssemos retribuir a ele por toda a sua graça para conosco, só conseguiríamos transformar a graça em uma transação comercial . Se pudermos retribuir, não foi graça. Se alguém tenta lhe mostrar um favor especial de amor convidando você para jantar, e você termina a noite dizendo que vai retribuir recebendo-o na próxima semana, você anula sua graça e a transforma em uma troca. Deus não gosta de ter sua graça anulada. Ele gosta de tê-lo glorificado ( Efésios 1:6 , 12 , 14 ).

Em terceiro lugar, focar na gratidão como motivo de obediência tende a negligenciar a importância crucial da graça futura . A gratidão olha para a graça recebida no passado e se sente agradecida. A aguarda com expectativa a graça prometida no futuro e sente-se esperançosa. “A fé é a certeza das coisas que se esperam” ( Hb 11:1 ).

Essa fé na graça futura é o motivo da obediência que preserva a qualidade graciosa da obediência humana. A obediência não consiste em retribuir a Deus e assim transformar a graça em comércio. A obediência vem da confiança em Deus para obter mais graça – graça futura – e, assim, magnificar os recursos infinitos do amor e poder de Deus. A fé olha para a promessa: “Eu estarei com você onde quer que você vá” ( Josué 1:9 ), e se aventura, em obediência, a tomar a terra.

O papel bíblico da graça passada – especialmente a cruz – é garantir a certeza da graça futura: “Aquele que não poupou seu próprio filho, mas o entregou por todos nós ( graça passada ), como não nos dará com ele gratuitamente todas as coisas ( graça futura )?” ( Romanos 8:32 ). Mas confiar na graça futura é o motivo e a força de nossa obediência. Quanto mais confiamos na graça futura, mais damos a Deus a oportunidade em nossas vidas de mostrar a glória de sua graça inesgotável. Portanto, tome uma promessa de graça futura e faça algum ato radical de obediência sobre ela. Deus será poderosamente honrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *