Lamento bíblico: o que é e como fazê-lo

Deus foi bondoso em nos dar os Salmos, não foi? Essas orações e canções nos dão palavras quando estamos cansados, confusos ou entorpecidos.

Mas, se formos honestos, alguns dos Salmos fluem mais facilmente do que outros de nossas bocas. Não é difícil orar: “O Senhor é minha luz e minha salvação; a quem temerei?” (Salmo 27:1). No entanto, hesitamos em orar: “Por que, ó Senhor, estás tão longe? Por que você se esconde em tempos de angústia?” (Salmo 10:1).

O que é Lamento?

Um lamento é uma oração expressando tristeza, dor ou confusão. O lamento deve ser a principal maneira pela qual os cristãos processam a dor na presença de Deus.

Como muitos cristãos cresceram em igrejas que  sempre  olham para o lado positivo , o lamento pode ser chocante. E para os crentes cujas vidas são relativamente livres de tragédias, o lamento pode parecer desnecessário. Com certeza soa como um infortúnio.

Mas o mundo está quebrado. Nós estamos quebrados.  Vemos e experimentamos tristeza, doença e agonia todos os dias. Nos noticiários, vemos guerras em terras estrangeiras, histórias de pobreza e abandono e um atirador matando 21 pessoas em uma escola no Texas. Claro, o quebrantamento também está perto de casa: nossos filhos morrem no útero; nossos irmãos sofrem com câncer;  nossos amigos se afastam da igreja; nossas palavras causam feridas profundas em nossos colegas de trabalho.

O que um cristão deve fazer com toda essa tristeza? Devemos levá-lo ao Senhor!

Quase um terço dos Salmos e todo o livro de Lamentações tratam do lamento. Como qualquer outra emoção, Deus quer que ouçamos sobre nossa dor. Deus quer que lamentemos.

O lamento nos molda

O lamento não é um veículo aprovado por Deus para resmungar. Levamos nossas queixas a Deus, sim, mas partimos com muita esperança. (Mais sobre isso abaixo.) Como todos os tipos de oração, Deus usa o lamento para formar Seu povo à Sua imagem. Aqui estão algumas maneiras pelas quais Deus nos molda enquanto lamentamos:

  • Reconhecemos a sabedoria de Deus e nossa finitude.  A tristeza é desorientadora. Ninguém sai de uma fase de luto sentindo-se capaz e sábio. Olhar para Deus em nossa dor nos lembra de nossos limites e do amplo conhecimento e poder de Deus.
  • Aprendemos a confiar em Deus.  O lamento é uma expressão direta de confiança em Deus. Mas quanto mais confiamos em Deus com nossa tristeza, mais provável é que confiemos a Ele em tudo.
  • Entendemos mais da graça e do amor de Deus.  Em nossas noites mais escuras, clamamos ao Senhor e nada trazemos a Ele a não ser nossas necessidades. À medida que Deus nos encontra e nos ajuda, vemos que Sua fidelidade não se baseia em nosso comportamento ou em nosso amor por Ele. Ele é gracioso e amoroso, e se alguma vez duvidarmos, temos a cruz de Jesus como um lembrete.
  • Tornamo-nos melhores vizinhos.  Quando levamos nossa dor ao Senhor, nos tornamos mais conscientes da dor dos outros. É mais provável que escutemos nossos vizinhos com bondade e amor quando eles vivenciam a fragilidade de nosso mundo.
  • Caminhamos nos passos de Jesus.  Os lamentos de Jesus nos Evangelhos fornecem justificativa bíblica adicional para o lamento. Em Seu ministério, e especialmente em Seus sofrimentos, Jesus teve grandes motivos para sofrer, e Ele trouxe essa tristeza para Seu Pai . Entre outros lugares, veja Mateus 23:37–39, Lucas 19:41–44, Marcos 14:32–42, Mateus 27:46 (citando o Salmo 22:1) e Hebreus 5:7. Seguimos Jesus enquanto lamentamos.

Praticando Lamento

A melhor maneira de se familiarizar com o lamento é ler os lamentos na Bíblia e orá-los você mesmo.

Existem quatro ingredientes que aparecem na maioria dos lamentos bíblicos, embora nem todos os lamentos contenham todos esses elementos.[1]

  • Continue se voltando para o Senhor.  Nossa reação natural ao luto pode ser negá-lo, ignorá-lo ou tentar entorpecê-lo. Mas um cristão deve se comprometer a se voltar repetidamente para o Senhor, tanto na alegria quanto na tristeza. “Responde-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça! Você me deu alívio quando eu estava em perigo. Seja misericordioso comigo e ouça minha oração!” (Salmo 4:1).
  • Traga suas reclamações.  As queixas formam o cerne de um lamento; eles são a razão pela qual estamos tristes diante do Senhor. Mas lê-los nas Escrituras pode nos deixar constrangidos. Estou realmente autorizado a falar com Deus assim? Parece desrespeitoso.  Irmãos e irmãs: Não só podemos falar com Deus dessa maneira,  é isso que Ele quer!  Para ter certeza, existem maneiras ímpias de reclamar ao Senhor. Uma marca da diferença entre lamentar (reclamação piedosa) e resmungar (reclamação ímpia) é se estamos ou não pensando no  que merecemos.. A reclamação piedosa identifica condições ou eventos no mundo ou em nossas vidas e os leva a Deus, dizendo: “Senhor, veja o que estamos experimentando!” Este grito agudo e agudo está em todos os Salmos e Lamentações. “Ó Senhor, até quando os ímpios, até quando os ímpios exultarão?” (Salmo 94:3).
  • Pergunte com ousadia.  Depois de levarmos nossas queixas a Deus, pedimos a Ele que aja. Nossos pedidos ousados ​​estão ancorados no caráter de Deus. Suplicamos-lhe que intervenha porque é justo, porque é amoroso, porque é fiel, porque cumpre as suas promessas. O lamento saudável sempre se move para a intercessão, em vez de ficar preso na reclamação. Por causa de Jesus, temos confiança de que podemos orar com ousadia diante de Seu trono (Hebreus 4:16). “Levanta-te, ó Senhor! Enfrente-o, subjugue-o! Livra a minha alma dos ímpios pela tua espada, dos homens pela tua mão, ó Senhor, dos homens do mundo cuja porção está nesta vida” (Salmo 17:13-14a).
  • Escolha confiar.  O destino do lamento é um coração que se apega ao Senhor com amor inabalável. Depois de reclamar e pedir a intervenção de Deus, voltamo-nos para a esperança. Se conhecermos as promessas de Deus, e se Ele sempre cumprir Suas promessas, podemos confiar Nele. “Mas eu confio em ti, ó Senhor; Eu digo: ‘Tu és o meu Deus’” (Salmo 31:14).

Passos práticos

Aqui estão alguns passos práticos que qualquer cristão pode tomar para crescer em lamentação.

  1. Leia Salmos de lamento.  Não é muito difícil encontrar listas de Salmos de lamento.[2] Sugiro ler vários desses Salmos e deixar alguns deles penetrarem em seus ossos através da memorização . Aqui estão doze Salmos de lamento para você começar: 3, 10, 13, 17, 31, 42, 43, 60, 79, 80, 94 e 102.)
  2. Leia Lamentações.  Este livro frequentemente evitado da Bíblia é (talvez obviamente) cheio de lamentos. Leia várias vezes, lentamente, para colher os benefícios. Aprendemos algumas coisas em Lamentações que podemos não aprender se apenas lermos os Salmos – a saber, que o lamento deve ser corporativo, não apenas individual, e que podemos e devemos lamentar mesmo quando somos responsáveis ​​pela dor e tristeza que experimentamos. .
  3. Escreva seus próprios lamentos.  Esta seria uma grande atividade para uma pequena reunião de cristãos. Pegue os quatro ingredientes do lamento junto com alguma ocasião pessoal ou grupal de tristeza e escreva algumas orações honestas. Você pode usar alguns dos Salmos de lamento como estímulos, ou pode acabar tornando essas palavras suas.

Olhando para Jesus

Enquanto lamentamos, devemos nos lembrar de Jesus. Ele não é apenas um modelo de lamento, Ele é o centro de todos os nossos lamentos.

Nossa maior esperança em cada lamento é que um dia o lamento não existirá mais. Isso não é exagero – na nova Jerusalém, lemos que Deus “enxugará de seus olhos toda lágrima, e a morte não existirá mais, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram. embora” (Apocalipse 21:4).

O que Jesus garantiu para Seu povo por meio de Sua vida, morte, ressurreição e ascensão é a reversão completa da maldição de Gênesis 3. Quando essa maldição desaparecer e o povo de Deus se reunir ao redor do trono para adorar o Filho vitorioso, nossa necessidade de lamentação desaparecerá.

O lamento piedoso produz o fruto da esperança num futuro em que o lamento não terá lugar. Portanto, cristão, junte suas tristezas, leve-as ao seu Pai e derrame seu coração em lamento. Ele sabe, Ele se importa e está ansioso para que você confie nEle em sua tristeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *