O medo pertence à vida do cristão?

Costuma-se dizer que o temor de Deus não tem lugar na vida do cristão porque: “Não há medo no amor, mas o amor perfeito lança fora o medo. Pois o medo tem a ver com o castigo, e quem teme (por si mesmo) não é perfeito no amor” ( 1 João 4:18 ).

Mas há muitos mandamentos a temer no Novo Testamento; por exemplo, Romanos 11:20 , “Eles [os judeus] foram quebrados por causa de sua incredulidade, mas vocês permanecem firmes somente pela  . Portanto, não se orgulhe, mas tenha medo .” Da mesma forma, Hebreus 3:12 adverte contra a incredulidade (embora a palavra “temor” não seja usada): “ Acautelai -vos, irmãos, para que não haja em nenhum de vós um coração mau incrédulo que vos leve a afastar-vos do Deus vivo.” (Outros textos que advertem sobre o medo: 1 Pedro 1:17; 2:17; Filipenses 2:12-13 ; Lucas 12:5 ; Isaías 66:2 ; Atos 9:31 ; 2 Coríntios 5:11; 7:1; etc. )

1 – Juntando as peças

Mas não devemos ter a ideia de que os escritores do Novo Testamento estão tomando partido aqui, alguns a favor do medo (Paulo, Hebreus) e outros contra (João). Pois embora Romanos 11:20 insinue o medo, Romanos 8:15 diz: “Pois vocês não receberam o espírito de escravidão para voltarem ao medo , mas receberam o espírito de filiação”.

E embora Hebreus 3:12 insinue o temor de um coração incrédulo (o que é o mesmo que dizer o temor de Deus que retribui a incredulidade com castigo), Hebreus 4:16 diz: “Cheguemo-nos com confiança ao trono da graça que podemos receber misericórdia e encontrar graça para ajudar em tempo de necessidade”.

Portanto, o problema não é tanto um desacordo entre os autores dos livros do Novo Testamento, mas o problema é como o mesmo autor pode dizer por um lado: “Medo!” e por outro lado, “Não tenha medo! Seja confiante.” A solução, penso eu, será encontrada na sugestão de que um temor sóbrio de Deus nos motivará a confiar em sua misericórdia demonstrada em Cristo e essa “confiança trêmula” removerá gradualmente o medo que nos levou a isso, à medida que vemos mais claramente o que o Senhor fez por nós.

Eu estava lendo a Antologia de George MacDonald de Lewis e encontrei alguns comentários úteis. Ele aponta que absolutamente nada menos que o amor perfeito (tanto de Deus para o homem quanto do homem para Deus) deve expulsar o medo. Estamos propensos a querer nos livrar do medo a qualquer custo, por qualquer meio. João diz que há e deve haver apenas um meio – o amor perfeito por Deus deve expulsar o medo.

Achamos que seremos melhores cristãos quando pararmos de temer – isso pode ser bem falso. Seremos melhores cristãos quando amarmos mais a Deus por seu amor perfeito. O aperfeiçoamento do amor necessariamente expulsa o medo, mas a expulsão do medo não significa necessariamente que o amor está sendo aperfeiçoado. Alguém pode querer se livrar do medo da mesma forma que quer se livrar de uma má consciência e pode usar todos os mesmos meios enganosos para se livrar desse desconforto (por exemplo, álcool, drogas ou, mais comumente, a eliminação de todos os mandamentos na Bíblia para temer a Deus e amá-lo de todo o coração. Veja Deuteronômio 10:12 ).

MacDonald escreve (página 67),

Persuadir os homens de que o medo é uma coisa vil, que é um insulto a Deus, que ele não fará nada disso – enquanto eles ainda estão apaixonados por sua própria vontade e escravos de todo movimento de impulso apaixonado e qual será a consequência? Que eles insultarão a Deus como um ídolo descartado, uma superstição, uma coisa a ser expulsa e cuspida. Depois disso, quanto eles vão aprender com ele?

2 – Amor superior ao medo

O medo é um vínculo imperfeito com Deus, mas é um vínculo que deve ser substituído apenas por um vínculo infinitamente mais próximo – o vínculo do amor. Nada mais deve expulsar o medo.

Deve o medo, então, desempenhar um papel até certo ponto e nunca mais na vida cristã? O ponto após o qual o medo não terá lugar adequado na vida do cristão é o ponto em que seu amor é aperfeiçoado. Mas nenhum de nós ainda está aperfeiçoado no amor; nenhum de nós fica sem momentos em que seu deleite em Deus se desvanece e as “coisas que são vistas” se tornam enganosamente atraentes.

Nesses momentos precisamos de uma advertência de Paulo ( Romanos 11:20 ) ou de Hebreus (3:12) ou de Jesus ( Lucas 12:5 ). Nesses momentos não devemos estar completamente livres do medo, porque não somos completamente controlados pelo amor a Deus; isto é, não estamos vivendo completamente pela fé. Mas o medo que devemos sentir como cristãos é em si uma obra da graça. É um temor que nos lança de volta ao amor de Deus e à confiança em sua misericórdia, e assim se destrói a si mesmo. O medo é o servo apropriado do amor para os santos imperfeitos.

Foi a graça que ensinou meu coração a temer,
E a graça aliviou meus medos;
Quão preciosa essa graça apareceu,
A primeira hora em que eu acreditei.

O medo é expulso pelo Espírito de Deus, de nenhuma outra maneira senão pelo prevalecer do amor: nem é mantido pelo seu Espírito, mas quando o amor está adormecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *