Podemos ter certeza da nossa salvação?

Uma das principais diferenças entre o cristianismo e as outras religiões é que sabemos com certeza que nos acontece (pessoalmente) após a morte. Em nenhum outra religião, devotos afirmam 100% sua salvação.

Estas coisas foram escritas para que possamos saber com certeza que somos salvos. 08:17 Estado que o Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 1 João 4:17, 18, na verdade, revelam que o medo de perder a salvação É um medo dos ímpios. No contexto, o oposto do medo é a confiança no Dia do Julgamento – a confiança de que vamos estar no lado direito de Deus . Deus quer que sejamos livres do medo de perder a nossa salvação.

Como é que vamos conseguir isso?

Ao compreender o amor de Deus. Deus nos salva, nos mantém, e nos sustenta. Quando entendemos o amor que Ele tem para nós e para a suficiência de Sua graça, não se preocupe em perder a nossa salvação, mas em ter a confiança em Seu poder de sustentação. Atrevo-me a dizer que quem teme perder sua salvação subestima o amor de Deus.

Ironicamente defensores da segurança eterna incondicional (uma vez salvo sempre salvo) estão entre os oponentes mais fortes da doutrina da segurança, embora eles não percebem isso. Eles acreditam que somente crentes professos podem cair e se perder, mas os crentes genuínos nunca podem ser perdidos.

Segundo eles, sempre que as pessoas caem, é evidência de que eles eram meramente reconheciam o cristianismo. Mas como podemos saber isso antes de cair embora? Se é só depois que eles caem que podemos afirmar que eles nunca foram
realmente salvos, como alguém pode saber que eles são verdadeiramente salvos antes que eles “Não caiam”? Não temos que esperar até que “perseverar até o fim”, antes de dizer com garantia de 100%, foram realmente salvos?

Muitas pessoas confundem a certeza da salvação com a suposição de salvação. Sabemos que não são salvas porque fazem uma oração, mas por a evidência de uma vida transformada. 1 João 5:13 é a 4 ª vez na epístola que o apóstolo fala da certeza da salvação (os outros três sendo 2:3, 3:10, 4:13). O homem não regenerado não sabe nada sobre o amor de Deus,
embora ele pode ser uma boa pessoa. Quando nos encontramos fazendo certo e vivendo no amor altruísta de Deus, vemos evidência definitiva da regeneração natural. Embora ainda possam cometer o pecado (ao contrário de praticar um estilo de vida pecador), está claro que houve uma mudança. Isso nos garante que nós estamos em Cristo.

Portanto, a Bíblia não ensina garantia cega. Algumas pessoas são enganadas e tem uma falsa esperança (Mt 7:21-23). A evidência da natureza é regenerada é o que dá a certeza de que Deus começou uma obra em nós, e o conhecimento
do que foi escrito nos assegura que Ele irá terminá-lo.

Deus nos Abençoe!

2 Comments on “Podemos ter certeza da nossa salvação?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *