Por causa do nome Dele

Sabe quando você sente que “dominou” uma área do exercício da fé e Deus o coloca de volta como se dissesse “faça de novo, você ainda não entendeu”. Bem, é assim que geralmente é para mim, mas acho que desta vez eu realmente vou passar. 

Há muitos temas bíblicos que expressam a devoção de Deus aos fiéis – aqueles a quem Deus protege, ama e provê. Há o tempo em que o jovem Josué é acusado de ser corajoso diante da morte recente de Moisés e da busca dos israelitas na Terra Prometida (ver Deuteronômio 31:1-8). Ele está preocupado que sua influência não seja tão grande quanto a de Moisés, mas Deus intervém e o deixa saber que ele estará com ele assim como esteve com Moisés. 

Há o momento em que o jovem Salomão está pronto para assumir o trono de Israel, mas assim que seu pai Davi está prestes a sair de cena, ele encarrega seu filho de confiar na eterna providência de Deus (ver 1 Crônicas 28:20). Salomão é confrontado com o preenchimento do lugar do “homem segundo o coração de Deus”, mas é assegurado por seu pai que conhecer o Senhor intimamente levará ao sucesso. 

E como mencionei antes, existem inúmeros exemplos daqueles que depositaram sua confiança em Deus e não foram abandonados. A palavra de Deus existe há séculos e séculos – desde antes da criação. É uma boa ideia pensar que Deus não me abandonará porque me ama muito — isso é verdade. No entanto, acho que o quadro mais amplo é que sua palavra, que foi estabelecida por tanto tempo, nunca foi quebrada – e não pode ser quebrada. 

Não há nenhum lugar nas Escrituras que você possa encontrar Deus voltando atrás no que ele prometeu ou disse. Então, à luz desse fato, a maneira mais precisa que pensei de olhar para Deus foi que ele permaneceu fiel à sua palavra ao longo do tempo, o que o torna fiel a mim e aos demais filhos que obedecem à sua palavra. 

Aqui está o exemplo que usarei para ilustrar esse princípio. A lei da gravidade tem certos princípios que devem ser seguidos, porque se você dirigir ou empurrar algo de uma borda, o objeto cairá no chão. A lei da gravidade não decide entrar em ação ou funcionar quando você decide testá-la. Funciona o tempo todo, esteja você por perto para testemunhar ou não. Bem, quanto mais o criador do universo e todas as suas leis estão trabalhando o tempo todo? Deus está protegendo e vigiando sua palavra para cumpri-la mesmo quando você e eu estamos dormindo (veja Jeremias 1:12 )! 

Aqueles que escolhem seguir plenamente a palavra de Deus e andar atrás dele, vêem que ele cumpre o que sua palavra promete. Embora ele tenha feito promessas específicas para você e para mim, ele sempre honrou sua palavra falada. 

Acontece que somos participantes das bênçãos desse cumprimento quando buscamos o que sua palavra diz e aplicamos essas verdades em nossas vidas diárias. Então, voltando ao título, eu tive que olhar para onde eu estava colocando minha confiança – Deus queria que eu visse que ele não honra sua palavra por causa do homem, mas por causa de seu nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *