Quando Deus Responde à Oração?

Dele recebemos tudo o que pedimos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada. E este é o seu mandamento, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, assim como ele nos ordenou. ( 1 João 3:22-23 )

Deus responde orações por pessoas que guardam seus mandamentos. Seus mandamentos estão resumidos nestes dois: 1) crer no nome de Jesus e 2) amar uns aos outros.

Portanto, Deus responde orações pelas pessoas que acreditam em seu Filho e que se amam.

Isso pode significar duas coisas.

1. Pode significar que crer em Jesus e amar as pessoas é uma maneira de obter respostas para a oração. Isso não é verdade. Primeiro, porque você não ganha nada acreditando. Ganhar é uma maneira de mostrar meu valor e colocar Deus em dívida comigo. Isso não pode ser feito. Ele já é dono de tudo, e qualquer valor que eu tenha é um presente dele. Você não pode ganhar de um Deus assim. Se você quer os dons dele, você deve acreditar que eles são melhores do que quaisquer outros e então confiar nele para dá-los gratuitamente àqueles que olham para ele e não para o mundo em busca de serviço.

Em segundo lugar, pessoas amorosas também não podem ganhar a bênção de Deus, porque o amor já é obra de Deus em nós e não nossa obra autossuficiente para ele. João ensina claramente que o amor é a evidência do dom da vida, não o ganho ou o salário da vida.

O que então João quer dizer quando diz que Deus responde orações por pessoas que acreditam em seu Filho e que se amam?

2. Ele quer dizer que a oração tem um jeito específico, e se você usar mal, ela funciona mal. Qual é o projeto da oração? A oração é projetada por Deus para ser o efeito da fé e a causa do amor.

Portanto, se tentarmos orar quando realmente não cremos no nome de seu Filho, a oração falha. E se tentarmos orar quando nosso objetivo não é amar, a oração falha.

É por isso que “recebemos dele tudo o que pedimos, porque guardamos os seus mandamentos”. Não porque guardar seus mandamentos gera respostas à oração, mas porque a oração é projetada para dar poder no caminho da obediência. A oração é a maneira de Deus se tornar disponível para nós quando estamos nos derramando em amor pelos outros. A oração é o poder de amar. Portanto, se não almejamos amar, rezamos em vão. A oração não se destina a compor prazeres acumulados.

A oração é uma maneira de chamar Deus ao nosso lado para fazer o que Jesus veio fazer. “Nisto conhecemos o amor, que ele deu a sua vida por nós; e devemos dar a nossa vida pelos irmãos” ( 1 João 3:16 ). É por isso que acreditar em Jesus e amar os outros estão ligados como o caminho para orações respondidas. 

Crer em Jesus

Significa que admiramos a maneira como ele viveu e queremos ser como ele. Você não pode acreditar em alguém e pensar que a maneira como ele viveu foi tola. Portanto, acreditar em Jesus necessariamente nos levará a querer amar os outros do jeito que ele amou. Crer no nome de Jesus e amar uns aos outros são quase uma coisa.

E como Deus estava inteiramente por trás de Jesus com todo o seu poder e lhe deu toda a ajuda que ele precisava, ele também estará por trás de nós quando acreditarmos em Jesus e amarmos como Jesus. Então, a razão pela qual Deus responde às orações daqueles que crêem no nome de Jesus e amam os outros como Jesus é que Deus ama magnificar Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *