Sua luta com o tempo

“Lembre-se do dia de sábado, santificando-o.” Êxodo 20:8

O quarto mandamento é uma das maiores lutas da vida e um dos mandamentos mais frequentemente mal compreendidos. Alguns cristãos imaginam que estão honrando a Deus fazendo do domingo o dia mais chato da semana, um dia marcado por longas listas de coisas que você não pode fazer.

Alguns de nós vêm de uma formação legalista, onde o dia de descanso era um dia de miséria.

Talvez quando você olhar para os Dez Mandamentos, você veja uma lista de regras proibitivas que o carregam com culpa e matam sua diversão. Que tipo de Deus faria isso? Não o Deus da Bíblia. Esta é uma das convicções fundamentais da fé cristã.

Se realmente acreditamos que Deus é bom, então temos que partir da convicção de que esses mandamentos moldam a vida boa que Ele quer que desfrutemos.

Aqui estão algumas convicções que o ajudarão a chegar ao quarto mandamento da maneira correta:

Deus está falando para uma das maiores lutas de nossas vidas. 

O que Ele diz é bom, e é para o nosso bem. Seguir o que Ele diz nos levará à bênção. Essas três convicções o ajudarão a começar a ver o sábado como um dia de deleite em vez de um dia para perseverar.

Quão fortes são suas convicções (em uma escala de 1 a 10) de que os mandamentos de Deus são bons, para o seu bem, e segui-los o levará à bênção?

Sua luta com autoridade

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que tenhas longa vida na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Êxodo 20:12

Seus pais são as primeiras figuras de autoridade que Deus colocou em sua vida, e sua primeira experiência de autoridade tende a moldar sua reação a outras figuras de autoridade. Se você viu a autoridade ser bem usada, tenderá a respeitá-la, caso contrário, tenderá a suspeitar dela. Você vai querer resistir à autoridade e estabelecer sua independência dela.

A razão pela qual a vida familiar é tão importante para o bem de uma nação é que o respeito pela autoridade é aprendido no lar. Se quebrar lá, será uma tensão crescente no tecido da vida nacional. A ordem diz: “Honra teu pai e tua mãe, para que tenhas longa vida na terra. ” Uma cultura não pode prosperar quando o respeito pela autoridade se rompe.

Nossas experiências de vida familiar podem variar muito. 

Talvez você tenha gostado da bênção de ser criado em um lar estável e amoroso, ou talvez o oposto seja verdadeiro. Talvez você já esteja se contorcendo por dentro, porque todo o assunto de sua mãe ou seu pai é tão doloroso que até mesmo a menção disso levanta suas defesas.

Você pode estar com medo de que a Palavra de Deus vá ferir você hoje. Por que você pensa isso? Porque seus pais te machucaram, e eles foram as primeiras figuras de autoridade em sua vida. Você assume que Deus é como eles e Ele vai fazer o mesmo. O Deus da Bíblia é bom e Ele quer te fazer bem. Não deixe que a autoridade distorcida de seus pais o cegue para a autoridade amorosa de Deus.

Como foi sua primeira experiência de autoridade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *