Um senso de necessidade diminuído

“Aquele a quem pouco foi perdoado pouco ama.” Lucas 7:47

Simão convidou Jesus para um jantar em sua casa, mas quando Jesus chegou, Simão lhe deu uma recepção fria. Ele poderia ter lavado os pés de Jesus, mas não o fez. Poderia tê-lo recebido com um beijo, mas não o fez. Ele não serve a Jesus, não O ama ou O honra.

E Jesus diz a ele, com efeito: “Simão, você me convidou para sua casa, mas você não sente que há muito que eu possa fazer por você que você não possa fazer por si mesmo. Você não acha que precisa ser muito perdoado, então você não ama muito.” O problema de Simão era uma sensação diminuída de necessidade.

Vamos entrar na alma de um homem como Simão que ama pouco e ouvir a conversa. Os membros do conselho se reúnem ao redor da mesa. Mente convocou a reunião porque está lendo a Palavra de Deus e quer conversar com os outros membros do conselho sobre isso.

“Eu tenho lido a Bíblia”, diz Mente, “e ela diz que fomos perdoados”.

“Nenhum de nós é perfeito”, diz Consciência, “mas fizemos o nosso melhor”.

A consciência se volta para a Memória. “Já lhe contei tudo o que sei”, diz Memoria. “Nosso homem teve algumas birras enquanto crescia, mas fora isso, ele se saiu muito bem.”

A mente se volta para o coração: “O que você sente sobre essa coisa do perdão?”

“Ninguém me deu nada para me animar”, diz Coração.

“Não vou fazer nada até que você me dê algo que valha a pena agir!”

Muitas pessoas boas da igreja são exatamente como Simão. Eles acolheram Jesus, mas amam pouco e não pensam que foram muito perdoados, então suas almas murcham.

De que forma(s) você mais se relaciona com Simão?

Ele vai falar com você sobre seus pecados

“A menos que eu vá, o Conselheiro não virá até você; mas se eu for, eu o enviarei a você. Quando ele vier, convencerá o mundo da culpa em relação ao pecado, à justiça e ao juízo”. João 16:7-8

Como um Simão (diminuição do senso de necessidade) se torna uma Maria (esmagador senso de gratidão)? Essa é a obra do Conselheiro (ou do Espírito Santo). Quando o Espírito Santo começar a trabalhar em sua alma, a primeira coisa que Ele fará é falar com você sobre seus pecados. A primeira obra do Espírito é convencê-lo do pecado, da justiça e do julgamento.

Quem precisa ser convencido do pecado? Todos os membros do conselho de sua alma – Mente, Coração, Vontade, Consciência, Memória e Imaginação. Imagine o Espírito de Deus entrando na sala de reuniões de sua alma. Ele assume a presidência e dá início à reunião:

A consciência fica ali, meio adormecida, e o Espírito de Deus o desperta. “Consciência, quando você vai tocar o alarme?”

“Eu vou sugerir roubar, matar ou cometer adultério.”

“Não”, diz o Espírito, “você tem que começar a monitorar o pecado na alma. Você tem que soar o alarme quando o vir na Mente, Vontade, Coração ou Imaginação.”

“Memória, você perdeu de vista alguns dos pecados desta alma, então deixe-me lembrá-lo de alguns.”

“Coração, deixe-me explicar por que o pecado é importante. Seus pecados levaram Cristo à cruz. Então, é por isso que temos que liderar os outros em uma nova direção.”

Este é o tipo de conversa que aconteceu na alma da mulher na casa de Simão, e a levou à fé em Cristo.

O Espírito Santo começou esta primeira obra em sua alma?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *