Uma Maneira de Empunhar a Arma da Palavra

Disciplina e espontaneidade. Precisamos de ambos na leitura da Bíblia. Disciplina para se mover firmemente através dos livros da Bíblia. A espontaneidade de ir a uma parte da Bíblia que sentimos atenderá a uma necessidade específica. Ambos podem ser poderosos com encorajamento para a fé.

No início da manhã de domingo, minha disciplina estava me levando até Lucas 18 . Foi um daqueles momentos em que Deus se aproximou com força incomum. Cristo se destacou das páginas como irresistivelmente atraente. Cada parágrafo fazia minha alma ansiar por ser radicalmente obediente a Jesus. Eu senti que ninguém nunca falou como este homem. Ninguém jamais viveu livre como este homem. Ninguém jamais exigiu o que ele exigiu e deu o que ele deu.

Então eu queria levar este capítulo comigo o dia todo e me alimentar dele e lutar com ele. Mas não havia tempo para memorizar tudo. O que eu poderia fazer?

Aqui está o que eu fiz. Decidi tentar marcar cada parágrafo e lembrar de uma declaração-chave do parágrafo sob essa marca. 

Ficou assim:

  1. Oração ( Lucas 18:1-8 )
    Deus vindicará seus eleitos que clamam a ele dia e noite.
  2. Orgulho ( Lc 18:9-14 )
    “Deus tenha misericórdia de mim, pecador”. Este homem desceu justificado para sua casa. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.
  3. Pusilanimidade ( Lucas 18:15-17 )
    (Ainda bem que você não conhece a palavra. Costumava significar infantilidade. É assim que eu quero dizer. Não covarde, o que significa agora.) Quem não recebe o reino de Deus como uma criança não entrará nele. 
  4. Prosperidade ( Lucas 18:18-30 )
    Quão difícil é para aqueles que têm riquezas entrar no reino dos céus. Não há ninguém que tenha deixado (qualquer coisa) por causa do reino de Deus, que não receberá muito mais neste tempo e na era vindoura a vida eterna.
  5. Dor ( Lucas 18:31-34 )
    O Filho do Homem será escarnecido e vergonhosamente tratado e cuspido; eles o açoitarão e o matarão, e no terceiro dia ele se levantará.
  6. Perspectiva ( Lucas 18:35-43 )
    “O que você quer que eu faça por você?” “Senhor, deixe-me recuperar minha visão.” E imediatamente ele recuperou a vista e o seguiu, glorificando a Deus.

Com esses seis consegui levar o ponto desses parágrafos comigo o dia todo. Eu amei a Cristo em sua dor. Odiei o poder destrutivo das riquezas. Tenho medo do orgulho. Eu ansiava por ser como uma criança. Anseio que meus olhos sejam abertos para a glória de Deus. E tenho orado pela vindicação da igreja ao redor do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *