Estudo de 1 Coríntios 11:22 – Comentado e Explicado

Porventura não tendes casa onde comer e beber? Ou menosprezais a Igreja de Deus, e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Devo louvar-vos? Não! Nisto não vos louvo…
1 Coríntios 11:22

Comentário de Albert Barnes

O que! Esse versículo inteiro foi projetado para transmitir a linguagem da repreensão severa por eles terem pervertido tão grosseiramente o desígnio da Ceia do Senhor.

Não tendes casas … – Vocês não sabem que a igreja de Deus não foi projetada para ser um lugar de festa e folia; nem mesmo um lugar onde tomar suas refeições comuns? Pode ser que você chegue aos locais de culto público e faça deles cenas de banquetes e tumultos? Mesmo supondo que não houvesse desordem; sem folia; sem intemperança; todavia, em todos os aspectos, era grosseiramente irregular e desordenado tornar o local de culto público um lugar para entretenimento em festivais.

Ou despreze a igreja de Deus – A frase “igreja de Deus” Grotius entende do lugar. Mas acredita-se que a palavra igreja ( ?????s?a ekklesia) não seja usada nesse sentido no Novo Testamento; e não é necessário supor isso aqui. O sentido é que a conduta deles era como se eles tivessem desprezado toda a igreja de Deus, em todos os lugares, com todas as suas visões da sacralidade e pureza da ceia do Senhor.

E envergonhe os que não têm – Margem: “São pobres”. Algo deve ser entendido aqui para entender o sentido. Provavelmente, isso significava algo como “bens, propriedades, conveniências, acomodações”. A conexão tornaria mais natural entender “casas para comer e beber”; e o sentido então seria: “Você, portanto, expõe à vergonha pública aqueles que não têm acomodações em casa; quem é pobre e pobre? Assim, você reflete publicamente sobre a pobreza e o desejo deles, enquanto traz suas próprias provisões e tarifas sumptuosamente, e enquanto aqueles que são incapazes de se sustentar são vistos como pobres e necessitados. ” Já é bastante difícil, a idéia é ser pobre e carente de um lar. Mas isso agrava bastante o fato de ser “tratado publicamente” dessa maneira; ser exposto publicamente ao desprezo que tal situação implica. Seu tratamento dos pobres dessa maneira seria um público que os exporia à vergonha; e o apóstolo considerava isso particularmente desonroso, e especialmente em uma igreja cristã, onde todos eram professamente em igualdade.

O que devo lhe dizer? … – Como devo expressar suficientemente minha surpresa por isso e minha desaprovação neste curso? Não é possível que isso esteja certo. Não é possível ocultar surpresa e espanto que esse costume exista e seja tolerado em uma igreja cristã.

Comentário de E.W. Bullinger

O que? não tendes = Pois é (grego. eu, introduzindo a pergunta) que não tendes (grego. ou) .

vergonha . Grego. Kataischuno. O mesmo que em 1 Coríntios 11: 4 .

O que devo dizer, etc. Figura do discurso Anfidiortose. App-6.

Comentário de John Calvin

22. Não tendes casas ? A partir disso, vemos que o apóstolo estava totalmente insatisfeito com esse costume de banquete, mesmo que o abuso mencionado anteriormente não existisse. Pois, embora pareça permitido que toda a Igreja participe de uma mesa comum, isso, por outro lado, está errado – converter uma assembléia sagrada em propósitos estranhos à sua natureza. Sabemos para quais exercícios uma Igreja deve montar – ouvir doutrina, derramar orações e cantar hinos a Deus, observar os sacramentos, (665) fazer confissão de sua fé e participar de piedosas observações e outros exercícios. de piedade. Se algo mais for feito lá, está fora de lugar. Todo mundo tem sua própria casa designada para comer e beber, e, portanto, isso é algo impróprio em uma assembléia sagrada.

O que devo lhe dizer? Tendo declarado adequadamente o caso, ele agora os chama a considerar, se são dignos de serem elogiados , pois não podiam defender um abuso que era tão manifesto. Ele os pressiona ainda mais, perguntando: “O que mais eu poderia fazer? Você dirá que é injustamente reprovado? Alguns manuscritos conectam as palavras nisto com o verbo que se segue – desta maneira: Devo te louvar ? Nisto não o elogio (666). A outra leitura, no entanto, é a mais geralmente recebida entre os gregos, e é mais adequada.

Comentário de Adam Clarke

Não tendes casas para comer e beber? Eles deveriam ter feito sua refeição comum em casa e se reuniram na igreja para celebrar a Ceia do Senhor.

Despreze a igreja de Deus – Você torna a assembléia sagrada e o local desprezíveis por sua conduta, e mostra-se desprovido do respeito que deve ao local designado para a adoração divina.

E envergonhe os que não têm? ???? µ? e???ta? , aqueles que são pobres; não aqueles que não tinham alimentos naquela época, mas aqueles que são tão pobres que são incapazes de se fornecer como os outros. Veja a nota em Mateus 13:12 .

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 11: 22-23 . Devo te louvar, etc. – O Apóstolo se refere aqui claramente ao que ele havia dito 1 Coríntios 11: 2, onde os louvava por lembrarse dele em todas as coisas e por reter o que ele lhes havia entregue. Este elogio ele agora se retrai; pois nesta questão de comer a ceia do Senhor, eles não retiveram o que ele lhes havia entregado, 1 Coríntios 11:23, que, portanto, nas palavras imediatamente seguintes, ele os repete novamente. É muito notável que a instituição da ordenança da ceia do Senhor faça parte daquela revelação imediata com a qual nosso Senhor honrou este grande apóstolo; e fornece um forte argumento para a perpetuidade disso na igreja: pois outros apóstolos (como Barclay supõe insinuar) confundiram o que havia acontecido na última páscoa e fundaram a observação da Eucaristia sobre esse erro, certamente Cristo preferiria ter corrigido esse erro em sua nova revelação a São Paulo, do que ter administrado uma ocasião de confirmação de cristãos nela. Veja Locke, Doddridge, Apol de Barclay. suporte. 13 e as notas no plac paralelo

Comentário de John Wesley

O que? Não tendes casas para comer e beber? ou desprezardes a igreja de Deus, e envergonhes os que não têm O que direi a você? devo elogiá-lo nisso? Eu não te louvo.

Não tendes casas para comer e beber suas refeições comuns? ou desprezais a igreja de Deus – da qual os pobres são tanto a parte maior quanto a melhor. Você age assim com desdém planejado deles?

Referências Cruzadas

Provérbios 17:5 – Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

1 Coríntios 10:32 – Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus.

1 Coríntios 11:34 – Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for lhes darei instruções.

1 Coríntios 15:9 – Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.

1 Timóteo 3:5 – Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?

1 Timóteo 3:15 – mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *