Estudo de 1 Coríntios 15:6 – Comentado e Explicado

Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive {e alguns já são mortos};
1 Coríntios 15:6

Comentário de Albert Barnes


Acima de quinhentos irmãos de uma só vez – Mais de 500 cristãos ou seguidores de Jesus ao mesmo tempo. Provavelmente foi na Galiléia, onde o Senhor Jesus passou a maior parte de seu ministério público e onde fez muitos discípulos. O local, no entanto, não foi designado e, é claro, não pode ser conhecido. É notável que esse fato seja omitido por todos os evangelistas; mas por que eles deveriam ter omitido uma prova tão notável da ressurreição do Senhor Jesus, é desconhecido. Há uma pequena circunstância sugerida em Mateus 28:10 , que pode lançar alguma luz sobre essa passagem. Após sua ressurreição, Jesus disse às mulheres que estavam no sepulcro: “Diga aos meus irmãos que eles vão para a Galiléia, e ali me verão.” E em 1 Coríntios 15:16 é dito: “Os onze discípulos foram para a Galiléia, para um monte onde Jesus os havia designado”. Jesus passou a maior parte de sua vida pública na Galiléia. Ele havia feito a maioria de seus discípulos lá.

Era apropriado, portanto, que aqueles discípulos, que, é claro, ouvissem sua morte, tivessem alguma confirmação pública do fato de que ele havia ressuscitado. É muito provável, também, que os onze que desceram à Galiléia depois que ele ressuscitou, avisassem aos irmãos o que lhes havia sido dito, que Jesus os encontraria em um certo monte; e é moralmente certo que aqueles que o haviam seguido em tão grande número na Galiléia seriam reunidos pelo relato de que o Senhor Jesus, que havia sido morto, estava prestes a ser visto lá novamente vivo. Tal é a natureza humana, e tal foi o apego desses discípulos ao Senhor Jesus, que é moralmente certo que um grande concurso se reuniria com o menor boato de que tal ocorrência aconteceria. Nada mais seria necessário em lugar algum para atrair um concurso de pessoas do que um boato de que alguém que estivesse morto voltaria a aparecer; e nesse caso, onde eles o amavam ardentemente, e quando, talvez, muitos acreditassem que ele iria ressuscitar, eles se reuniam naturalmente em grande número para vê-lo mais uma vez. Uma coisa é comprovada por isso: o Senhor Jesus tinha muito mais discípulos do que geralmente se supõe. Se houvesse quinhentos que poderiam ser reunidos de uma só vez em uma única parte da terra onde ele havia pregado, há todas as razões para supor que havia muito mais em outras partes da Judéia.

A maior parte permanece até este presente – Estão agora vivos e podem ser recorridos, na prova de que o viram. Que argumento mais conclusivo para a verdade de sua ressurreição poderia haver do que 500 pessoas o viram, que o conheceram intimamente em sua vida e quem se tornou seu seguidor? Se o testemunho de 500 não valesse a pena provar sua ressurreição, nenhum número de testemunhas poderia. E se 500 pessoas pudessem ser enganadas, qualquer número poderia; e seria impossível comprovar qualquer simples fato através do testemunho de testemunhas oculares.

Mas alguns estão adormecidos – morreram. Esta é a expressão usual empregada nas Escrituras para descrever a morte dos santos. Denota:

(1) A calma e a paz com que morrem, como se afundassem em um sono suave;

(2) A esperança de uma ressurreição, quando adormecemos com a expectativa de acordar novamente; veja a nota de João 11:11 ; 1 Coríntios 11:30 nota.

Comentário de E.W. Bullinger

Depois disso . Grego. epeita.

de uma vez . Grego. ephapax. Veja Romanos 6:10 . Não há menção disso nos Evangelhos, a menos que seja Mateus 28: 16-20 , onde “alguns duvidam” podem implicar que outros que não os onze estavam presentes.

até este presente = até agora.

alguns . Grego. tin e s . App-124.

estão adormecidos . App-171.

Comentário de Adam Clarke

Acima de quinhentos irmãos de uma vez – Provavelmente foi na Galiléia, onde nosso Senhor teve muitos discípulos. Ver Mateus 28:16 . Que testemunho notável é esse da verdade da ressurreição de nosso Senhor! Quinhentas pessoas o viram de uma vez; a maior parte dos quais estava viva quando o apóstolo escreveu, e ele poderia ter sido confrontado por muitos se tivesse ousado afirmar uma falsidade.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15: 6 . Acima de quinhentos irmãos de uma só vez. Provavelmente foi na Galiléia, onde nosso Salvador tinha um número muito grande de discípulos; e embora não houvesse mais de cento e vinte reunidos em Jerusalém quando Matias foi escolhido, ainda não se segue que não existisse tal número na Galiléia, onde parece, de todo o teor do evangelho, que os discípulos de nosso Senhor eram abundantes. muitíssimo. Portanto, isso está longe de ser uma objeção à verdade da ressurreição de nosso Salvador (como Chubb e outros insistiriam), que é uma gloriosa prova do contrário. Se fosse uma impostura, tantos corações e línguas falsos nunca poderiam ter agido em conjunto; nem todos teriam guardado o segredo, que remorso, interesse e, talvez, muitas vezes tortura, os instariam a divulgar: principalmente porque havia um traidor entre os doze; por conta de quem, se eles estavam cientes de uma fraude, deve ter surgido uma suspeita geral do sigilo um do outro. Veja Ditton sobre a ressurreição e a carta de Prideaux a um deísta, p. 241

Comentário de John Wesley

Depois disso, ele foi visto acima de quinhentos irmãos de uma só vez; dos quais a maior parte permanece até este presente, mas alguns caem no sono.

Acima de quinhentos – Provavelmente na Galiléia. Uma prova gloriosa e incontestável! A maior parte permanece – viva.

Referências Cruzadas

Mateus 28:10 – Então Jesus lhes disse: “Não tenham medo. Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá eles me verão”.

Mateus 28:16 – Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara.

Marcos 16:7 – Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: ‘Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse’ “.

Atos dos Apóstolos 7:60 – Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, dizendo isso, adormeceu.

Atos dos Apóstolos 13:36 – “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs.

1 Coríntios 15:18 – Neste caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

1 Tessalonicenses 4:13 – Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.

1 Tessalonicenses 4:15 – Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.

2 Pedro 3:4 – Eles dirão: “O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *