Estudo de 1 Crônicas 21:1 – Comentado e Explicado

Levantou-se Satã contra Israel, e excitou Davi a fazer o recenseamento de Israel.
1 Crônicas 21:1

Comentário de Albert Barnes

Como os livros das Escrituras estão organizados em nossa Versão, Satanás está aqui pela primeira vez pelo nome que nos foi apresentado. Ele aparece não apenas como um “adversário” que procura ferir o homem de fora, mas como um tentador capaz de arruiná-lo, sugerindo atos e pensamentos pecaminosos de dentro. Nesse ponto de vista, a revelação dele feita aqui é a mais avançada que encontramos no Antigo Testamento.

A dificuldade de reconciliar a afirmação aqui: “Satanás provocou Davi”, etc. com a de Samuel, “o Senhor comoveu Davi”, etc. 2 Samuel 24: 1 não é sério. Toda tentação é permitida por Deus. Quando os espíritos malignos nos tentam, o fazem com permissão ( Jó 1:12 ; Jó 2: 6 ; Lucas 22:31 , etc.). Se Satanás provocou Davi a contar o número de pessoas, Deus o permitiu. E o que Deus permite, pode-se dizer que ele faz. (Outra visão é mantida na nota de 2 Samuel 24: 1 ).

Comentário de Thomas Coke

1 Crônicas 21: 1 . Satanás se levantou Um adversário se levantou. Le Clerc. Veja a nota em 2 Samuel 24: 1 ; 2 Samuel 24:25 . O bispo Warburton observa (talvez o leitor pense com muito refinamento) sobre esta passagem da seguinte maneira: “Este ser maligno [Satanás] era pouco conhecido pelo povo judeu até essa época: seu grande legislador, onde ele tantas vezes enumera e adverte-os das armadilhas e tentações que os levariam a transgredir a lei de Deus, nunca menciona esse inimigo capital do céu: mas à medida que a plenitude do tempo se aproximava, eles se tornavam cada vez mais familiarizados com esse seu inimigo capital. Acabe ficou apaixonado por estar apaixonado (veja 1 Reis 22:19 ; 1 Reis 22:53 .) Satanás não é registrado pelo nome.No retorno do cativeiro, o encontramos mais conhecido, e as coisas são atribuídas a ele como o autor imediato e apropriado, que antes era dado em sentido impróprio à causa primeira e última de todas as coisas.Portanto, em 2 Samuel 24: 1 parece ser dito que Deus levou Davi a contar o povo: a ira do Senhor foi incendiado – e ele se mudou, etc. Na passagem diante de nós, que foi escrita após o cativeiro, é dito que Satanás levou Davi a essa loucura: por sua história ter uma conexão inseparável com a redenção da humanidade, o conhecimento deles deveria ser transmitido juntos; e agora seus profetas posteriores haviam feito descrições muito vívidas do Redentor e de outras verdades correspondentes. ”Div. Perna.

Comentário de Joseph Benson

1 Crônicas 21: 1 . Satanás se levantou contra Israel – perante o Senhor e seu tribunal, para acusar Davi e Israel, e pedir a permissão de Deus para tentar Davi. Permanecer é a postura do acusador diante dos tribunais dos homens; e consequentemente as Sagradas Escrituras (que costumam falar das coisas de Deus segundo a maneira dos homens, para reduzi-las a nossas capacidades) em outros lugares representam Satanás nessa postura. Veja 1 Reis 22:21 ; Zacarias 3: 1 . Em 2 Samuel 24: 1 , diz-se: A ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele comoveu Davi, ou melhor, houve quem comoveu Davi; a saber, Satanás, como é afirmado aqui, pela permissão de Deus. Os justos julgamentos de Deus devem ser observados e reconhecidos mesmo nos pecados e injustiça dos homens. Mas temos certeza de que Deus não é o autor do pecado e que, estritamente falando, ele não tenta homem algum, Tiago 1:13 . Essa passagem, portanto, deve ser explicada por isso. Mas deste particular, e do conteúdo de todo este capítulo, e das variações e contradições aparentes entre essa narrativa e a de Samuel, veja as notas ali.

Comentário de E.W. Bullinger

Satanás. Veja a nota em 2 Samuel 24: 1 .

transgressão = culpa. Ver Êxodo 30: 11-16 . O Tabernáculo foi erguido com o resgate pago por 600.000. O local do templo foi obtido ao custo de 70.000 almas.

Comentário de Adam Clarke

– See the notes on the parallel place, 2 Samuel 24:1 ; E Satanás se levantou contra Israel – Veja as notas no lugar paralelo, 2 Samuel 24: 1 ; (nota) etc.

Comentário de John Wesley

E Satanás se levantou contra Israel, e provocou Davi a numerar Israel.

Satanás se levantou – Diante do Senhor e de seu tribunal para acusar Davi e Israel, e pedir a permissão de Deus para tentar Davi. Permanecer é a postura dos acusadores diante dos tribunais dos homens; e, conseqüentemente, a sagrada escritura (que costuma falar das coisas de Deus, à maneira dos homens, para reduzi-las a nossas capacidades) em outros lugares representa Satanás nessa postura.

Referências Cruzadas

2 Samuel 24:1 – Mais uma vez, irou-se o Senhor contra Israel. E incitou Davi contra o povo, levando-o a fazer um censo de Israel e de Judá.

1 Reis 22:20 – E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe para que ataque Ramote-Gileade e morra lá? ’ “E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra,

Jó 1:6 – Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles.

Jó 2:1 – Num outro dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles para apresentar-se.

Jó 2:4 – “Pele por pele! “, respondeu Satanás. “Um homem dará tudo o que tem por sua vida.

Zacarias 3:1 – Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.

Mateus 4:3 – O tentador aproximou-se dele e disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães”.

Lucas 11:53 – Quando Jesus saiu dali, os fariseus e os mestres da lei começaram a opor-se fortemente a ele e a interrogá-lo com muitas perguntas,

Lucas 22:31 – “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.

João 13:2 – Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus.

Atos dos Apóstolos 5:3 – Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?

Hebreus 10:24 – E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.

Tiago 1:13 – Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Apocalipse 12:10 – Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *