Estudo de 1 Reis 13:24 – Comentado e Explicado

Enquanto caminhava, o homem de Deus encontrou no caminho um leão, que o matou. Seu cadáver ficou estendido no caminho, tendo ao seu lado o jumento e o leão.
1 Reis 13:24

Comentário de Thomas Coke

1 Reis 13:24 . Um leão encontrou-o pelo caminho e o matou . Havia uma floresta não muito longe de Betel, da qual as duas ursas vieram, mencionadas 2 Reis 2:24 ; e não é improvável que da mesma madeira saísse o leão que matou esse profeta. Temos nessa narrativa um conjunto de milagres: o leão, ao contrário de sua natureza, não come a carcaça, rasga a bunda, se intromete com os viajantes que passam, nem machuca o velho profeta e sua bunda. Nem isso é tudo: o jumento, sobre o qual o homem de Deus montou, permanece quieto, sem parecer considerar o leão, que fica de vigiar o corpo até que esse estranho relato seja levado à cidade, e o velho profeta chega ao local . Tudo isso foi feito, sem dúvida, para convencer o povo de que o homem de Deus não foi morto por acidente, mas que o leão havia sido dirigido por um poder sobrenatural. Veja Var de AElian. Hist. eu. vi. c. 5. Alguns pensaram que a ofensa deste profeta foi pequena e teve um castigo tão severo; mas o verdadeiro estado do caso é este: o profeta de Judá tinha evidência suficiente da verdade de sua própria revelação; tinha motivos suficientes para suspeitar de alguns fins corruptos no profeta que vieram para recalciá-lo; e tinha motivos suficientes para esperar uma interposição do mesmo poder que lhe deu a liminar de revogá-lo; e, portanto, seu crime era uma credulidade fácil, um cumprimento de uma oferta apenas para satisfazer um apetite petulante, que ele sabia ser repugnante a um mandamento divino. Argumentou uma grande leviandade, se não a infidelidade de sua própria revelação, de ouvir o fingido de outro homem. A lição que devemos aprender com a severidade de Deus neste caso é: não permitir que nossa fé seja pervertida por quaisquer sugestões feitas contra uma revelação de autoridade divina incontestada. Veja Gálatas 1: 8-9 . Scheuchzer e Origines Sacrae, de Stillingfleet.

REFLEXÕES.— Nada poderia ser mais nobre que o comportamento do profeta diante do rei; e não se pode deixar de lamentar vê-lo depois iludido e morto.

1. O instrumento de sua queda é chamado de profeta antigo, originalmente de Samaria, mas agora de Betel; cujo caráter duvidoso torna difícil determinar se ele era um homem bom ou mau. Ele é chamado de profeta; foi favorecido com revelações; não compareceu ao culto idólatra; creu e confirmou a palavra de Deus contra o altar em Betel; enterra o profeta em sua tumba; e deseja mentir ao seu lado. Por outro lado, sua residência em Betel; ele permitir que seus filhos frequentem o altar; e, especialmente, o engano básico aqui posto sobre um homem tão bom, preferiria induzir alguém a pensar que, como Balaão, embora falasse alguma verdade, ele era falso e sem fé. Tendo ouvido por seus filhos o que havia passado, ele segue o profeta e o convida a tomar um refresco. O profeta alega sua proibição expressa, mas ele finge dominar por uma revelação posterior feita a ele, que também se orgulha de ser um profeta, ordenando que ele traga seu irmão de volta. Enganado por essa pretensão, o bom profeta obedece e sofre por isso. Nota; (1) Os falsos profetas são os inimigos mais fatais do povo de Deus. (2.) Aqueles que procuram nos separar da vontade revelada de Deus, por mais plausíveis que sejam seus pretextos, são os emissários do inferno. (3) Podemos ser seduzidos a fazer o mal por aparências de piedade, quando não devemos ser levados a ela por quaisquer medos de sofrimento.

2. A desgraça denunciada no profeta desobediente. O instrumento de sua ilusão é feito o mensageiro de sua destruição. Ele o repreende com sua transgressão, retornando contrariamente às suas ordens, e prediz sua morte súbita e próxima. Se investigarmos uma transação tão estranha, estaremos perdidos. Mas sabemos que Deus é justo em todos os seus caminhos; o enganado e o enganador são dele; e devemos esperar até que o dia do julgamento esclareça toda providência misteriosa, e faça sua justiça clara como o meio dia.

Comentário de E.W. Bullinger

um leão. Para leões na Palestina, ver Juízes 14: 5 . 1 Samuel 17:34 . 2 Samuel 23:20 . 2 Samuel 20:36 .

Comentário de Adam Clarke

him – By permitting himself to be seduced by the old prophet, when he should have acted only on the expressly declared counsel of God, he committed the sin unto death; Um leão o encontroue matou – ao permitir-se ser seduzido pelo velho profeta, quando ele deveria ter agido apenas segundo o conselho expressamente declarado de Deus, ele cometeu o pecado até a morte; isto é, um pecado como Deus punirá com a morte do corpo, enquanto ele concede misericórdia à alma. Veja minhas anotações em 1 João 5:16 ; (nota), 1 João 5:17 ; (Nota).

A partir do exemplo aqui relatado, vemos, como em vários outros casos, que freqüentemente o julgamento começa na casa de Deus. O verdadeiro profeta, por receber isso como uma revelação de Deus que se opunha à revelação que ele próprio recebeu e que foi confirmada por tantos milagres, é morto por um leão, e seu corpo é privado do enterro de seus pais; enquanto o rei ímpio e o velho profeta caído têm permissão para viver! Se isso era severidade para o homem de Deus, era misericórdia para os outros, nenhum dos quais estava preparado para encontrar seu juiz. Aqui podemos dizer: “Se os justos mal são salvos, onde os ímpios e os pecadores aparecerão?”

Comentário de John Wesley

E quando ele se foi, um leão o encontrou pelo caminho e o matou; e sua carcaça foi lançada no caminho, e o jumento ficou ao lado dela, o leão também estava ao lado da carcaça.

Matou-o – “Mas por que Deus castiga um homem tão severo por uma ofensa tão pequena?” Seu pecado não foi pequeno, pois foi uma desobediência grosseira a um comando positivo. E não pode parecer estranho que Deus traga sua morte merecida sobre ele dessa maneira, para a realização de seus próprios desígnios gloriosos, para justificar sua própria justiça da imputação de parcialidade; assegurar a verdade de suas previsões e, assim, provocar Jeroboão e seus seguidores idólatras ao arrependimento; e justificar-se em todos os seus terríveis julgamentos que pretendia infligir à casa de Jeroboão e a todo o reino de Israel.

Referências Cruzadas

1 Reis 20:36 – Então o profeta disse: “Como você não obedeceu ao Senhor, assim que você sair daqui um leão o ferirá”. E, logo que o homem partiu, um leão o atacou e o feriu.

2 Reis 2:24 – Voltando-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois meninos.

Provérbios 22:13 – O preguiçoso diz: “Há um leão lá fora! ” “Serei morto na rua! “

Provérbios 26:13 – O preguiçoso diz: “Lá está um leão no caminho, um leão feroz rugindo nas ruas! “

Amós 5:19 – Será como se um homem fugisse de um leão, e encontrasse um urso; como alguém que entrasse em sua casa e, encostando a mão na parede, fosse picado por uma serpente.

1 Coríntios 11:31 – Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo.

1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *