Estudo de 1 Reis 16:7 – Comentado e Explicado

O oráculo do Senhor, transmitido pelo profeta Jeú, filho de Hanani, fora pronunciado contra Baasa e sua casa, não só por causa de todo o mal que ele tinha feito aos olhos do Senhor, irritando-o com o seu proceder e imitando a casa de Jeroboão, mas também porque Baasa tinha destruído essa casa.
1 Reis 16:7

Comentário de Albert Barnes

A posição natural deste versículo seria depois de 1 Reis 16: 4 e antes de 1 Reis 16: 5 . Mas pode ser considerado como acrescentado pelo escritor, de maneira irregular, como uma reflexão tardia; sendo sua força especial apontar que a sentença sobre Baasa foi destinada a punir, não apenas a adoração de bezerros, mas enfaticamente o assassinato de Jeroboão e sua família. Embora a destruição de Jeroboão tivesse sido predita, e apesar de Baasa ser corretamente considerado como instrumento de Deus para punir os pecados de Jeroboão, ainda assim, como ele não recebeu nenhum comando para executar a ira de Deus contra o ofensor, e foi instigado apenas por ambição e interesse próprio, sua culpa era tão grande como se nenhuma profecia tivesse sido proferida. Nem mesmo a comissão de Jeú 2 Reis 9: 5-10 foi justificada para justificar completamente o assassinato de Jeorão e Jezabel.

Comentário de Joseph Benson

1 Reis 16: 7 . E também pela mão do Profeta Jehu – A ordem da narrativa parece estar aqui muito confusa, para restaurar o que Houbigant coloca este sétimo verso antes do quinto e sexto. Veio a palavra do Senhor contra Baasa – O significado é que a mensagem que veio do Senhor a Jeú ( 1 Reis 16: 1-4 ) foi aqui entregue pela mão, ou seja, o ministério de Jeú a Baasa. Jeú fez o que Deus ordenou neste assunto, embora não fosse sem um risco aparente para si mesmo. E porque ele o matou – Ou seja, Nadab; quem, embora não se expresse, é suficientemente compreendido. Mas por que ele é punido por fazer a obra de Deus? Porque, 1º, embora Deus tenha ordenado que a família de Jeroboão fosse cortada, ele não deu a Baasa comissão para fazê-lo. 2d, Baasa não fez isso para cumprir a vontade de Deus, mas para suas próprias concupiscências. Veja em 1 Reis 16: 2 .

Comentário de Adam Clarke

E porque ele o matou – Isto a Vulgata entende de Jeú, o profeta, morto por Baasa: Ob hanc causam occidit eum, hoe est. Jehu filium Hanani prophetam ; “Por isso, ele o matou, ou seja, Jeú, o profeta, filho de Hanani.” Alguns acham que Baasa é intencional, outros Jeroboão e outros Nadabe, filho de Jeroboão. Este último é o sentimento de Rab. Sol. Jarchi, e de alguns bons críticos. A ordem está aqui confusa; e o sétimo verso provavelmente deve ser colocado entre o quarto e o quinto.

Comentário de John Wesley

E também pela mão do profeta Jeú, filho de Hanani, veio a palavra do SENHOR contra Baasa e contra sua casa, por todo o mal que ele fez aos olhos do SENHOR, provocando-o à ira com a obra das suas mãos, sendo como a casa de Jeroboão; e porque ele o matou.

Veio … – O significado é que a mensagem que veio do Senhor a Jeú, versículo 1, etc., foi aqui entregue pela mão, o ministério de Jeú, a Baasa. Jeú fez o que Deus lhe ordenou neste assunto, apesar de não ter aparente risco para si mesmo.

Referências Cruzadas

Exodo 20:5 – Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,

1 Reis 14:14 – “O Senhor levantará para si um rei sobre Israel que eliminará a família de Jeroboão. Este é o dia! Como? Sim, agora mesmo.

1 Reis 15:27 – Baasa, filho de Aías, da tribo de Issacar, conspirou contra ele, e o matou na cidade filistéia de Gibetom, enquanto Nadabe e todo o exército de Israel a sitiavam.

1 Reis 16:1 – Então a palavra do Senhor contra Baasa veio a Jeú, filho de Hanani:

1 Reis 16:13 – por causa de todos os pecados que Baasa e seu filho Elá haviam cometido e levado Israel a cometer, pois, com os seus ídolos inúteis, provocaram a ira do Senhor, o Deus de Israel.

2 Reis 10:30 – E o Senhor disse a Jeú: “Como você executou corretamente o que eu aprovo, fazendo com a família de Acabe tudo o que eu queria, seus descendentes ocuparão o trono de Israel até a quarta geração”.

Salmos 115:4 – Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas.

Isaías 2:8 – Sua terra está cheia de ídolos. Eles se inclinam diante da obra das suas mãos, diante do que os seus dedos fizeram.

Isaías 10:6 – Eu os envio contra uma nação ímpia, contra um povo que me enfurece, para saqueá-lo e arrancar-lhe os bens, e para pisoteá-lo como a lama das ruas.

Isaías 44:9 – Todos os que fazem imagens nada são, e as coisas que estimam são sem valor. As suas testemunhas nada vêem e nada sabem, para que sejam envergonhados.

Oséias 1:4 – Então o Senhor disse a Oséias: “Dê a ele o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel.

Atos dos Apóstolos 2:23 – Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Atos dos Apóstolos 4:27 – De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *