Estudo de 1 Samuel 10:12 – Comentado e Explicado

Dentre a multidão, alguém perguntou: Quem é o pai dele? De onde o provérbio: Porventura também Saul está entre os profetas?
1 Samuel 10:12

Comentário de Albert Barnes

Mas quem é o pai deles – esta é uma frase muito obscura. Se por “pai” se pretender o chefe ou o líder (compare 1 Crônicas 25: 6 ; 2 Reis 2:12 ) dos profetas, a pergunta significa: “Que tipo de líder eles podem ter para admitir uma pessoa como Saulo na igreja? companhia?” Algumas versões dizem “Quem é o pai dele?” no sentido: “Quem esperaria que Kish tivesse um filho entre os profetas?” (Compare Mateus 13: 54-55 .)

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 10:12 . Mas quem é o pai deles? Houbigant apresenta este versículo, mas um dos presentes disse assim: Pois quem é seu pai? Não é Kish? Portanto, veio o provérbio: Saul está entre os profetas? E ele observa que as edições siríaca, árabe, alexandrina, romana e completutense da LXX liam seu pai. O alexandrino acrescenta: não é Kish? que acrescentamos (continua ele), para que a sentença seja preenchida da maneira usual dos hebreus: e, conforme lemos no Evangelho, não é esse o filho de José?

REFLEXÕES. – Saulo e Samuel agora se separam. Saul volta para casa e sente uma mudança maravilhosa passada sobre ele; não se preocupa mais com o trabalho escravo nem com o trabalho servil; mas sentimentos elevados e elevados de se tornar rei, as queixas de Israel e as pesadas preocupações do estado, possuem sua alma. Os sinais aconteceram de acordo com a previsão, e o último deles é particularmente observado.

Assim que chegou à colina, conheceu os profetas e imediatamente se juntou a seus devotos exercícios. Como ele estava tão perto de casa, e bem conhecido lá, aqueles que o viram expressaram seu espanto, que um lavrador sem instrução, o filho de Kish, deveria estar assim envolvido; quando uma empresa bem observada, quem é o pai deles? Nem tudo é profecia de Deus? O que significa de quem ele é filho, ou qual era seu emprego, se Deus o chama e qualifica? Depois disso se tornou um provérbio: Saul também está entre os profetas? Nota; (1) Muitas dessas maravilhas têm a graça divina, onde os principais pecadores se tornaram mais eminentes entre os santos.

(2.) Não permita que grandes e repentinas mudanças sejam muito dependentes. Um homem pode ter uma nova língua, nova empresa, novas maneiras e, ainda assim, não se tornar verdadeiramente um novo homem.

Quando ele terminou de profetizar, o presente nem sempre continuou, ele veio ao alto para reconhecer as misericórdias que havia recebido e depois voltou. Seu tio, encontrando-o quando ele chegou, perguntou sua jornada, a causa da qual ele o informa, e a visita deles a Samuel; em que seu tio, talvez suspeitando de algo da expectativa universal criada por um rei, é solícito em saber o que passou. Saul, porém, prudentemente ocultou o que dizia respeito ao reino; como ainda não parecia uma ocasião apropriada para se declarar, e Samuel poderia tê-lo ordenado a manter sigilo até o momento em que sua eleição deveria ser notificada publicamente; e, portanto, ele apenas fala da resposta que Samuel lhe deu sobre os jumentos. Nota; (1) A arte da ocultação prudente é um pedaço da verdadeira sabedoria. (2.) Os herdeiros do reino de Deus se contentarão em serem desconhecidos no mundo, até que o próprio Deus proclame sua glória.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 10:12 . E alguém respondeu e disse: Mas quem é o pai deles? Essa maravilha foi presentemente satisfeita por uma pessoa prudente entre eles, perguntando: Quem é o pai de todos aqueles profetas entre os quais Saul era agora um? Quem é que os instrui e os inspira, exceto Deus? Eles não têm esse dom de seus pais, nem de sua educação, mas por inspiração de Deus, que, quando ele quiser, pode conceder a Saul ou a qualquer outro homem e, assim, torná-lo um profeta sem a ajuda de qualquer outro mestre; como fez Amós, que não era profeta, nem filho de profeta, mas um pastor e um coletor de frutos de sicômoro. E, portanto, não admira essa questão, mas dá a glória a Deus. Por isso, tornou-se um provérbio – Usado quando qualquer coisa estranha ou inesperada acontecia.

Comentário de E.W. Bullinger

do mesmo lugar = daí.

É Saul. . . ? Origem desta Parcemia. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Mas quem é o pai deles ? – A Septuaginta, em suas principais edições, acrescenta e- mail ; não é Kish? Isso torna o sentido mais completo.

Comentário de John Wesley

E um do mesmo lugar respondeu e disse: Mas quem é o pai deles? Portanto, tornou-se um provérbio: Saul também está entre os profetas?

Quem é … Quem é o pai de todos esses profetas, dentre os quais Saul agora é um? Quem é que os instrui e os inspira, exceto Deus? Eles o recebem não de seus pais, nem de sua educação, mas por inspiração de Deus, que, quando ele apraz, pode inspirar Saul ou qualquer outro homem com a mesma habilidade. E, portanto, não admira esse assunto, mas dá a Deus a glória dele.

Um provérbio – Usado quando algo estranho ou inesperado aconteceu.

Referências Cruzadas

Isaías 54:13 – Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.

João 6:45 – Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.

João 7:16 – Jesus respondeu: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *