Estudo de 1 Samuel 29:6 – Comentado e Explicado

Aquis chamou Davi e disse-lhe: Viva Deus! Tu és um homem reto e teu proceder comigo no acampamento me parece justo. Até hoje nada tive a censurar-te desde que chegaste à minha casa. Mas não és bem visto pelos príncipes.
1 Samuel 29:6

Comentário de Albert Barnes

Como vive o Senhor – O juramento do Senhor parece estranho na boca de um filisteu. Mas provavelmente não são as próprias palavras, mas apenas o sentido disso e de outros discursos semelhantes é preservado.

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 29: 6 . Certamente, como o Senhor vive É observável que Achish nesta ocasião faça uso dessa forma de juramento que obteve entre os judeus, como o Senhor vive; pelo que alguns concluíram, que Achish havia aprendido uma parte da religião de Davi; e outros entram em grandes extremos do outro lado; pelo qual, possuo, não vejo motivos. Davi era um homem de endereço suficiente; ele sabia muito bem como conversar com reis; nem Aquis foi o primeiro cujo favor suas realizações o adquiriram. Com toda a probabilidade, ele estipulou o livre exercício de sua religião, antes de se lançar a seu serviço; e tal estipulação pode naturalmente ser atendida com um pedido de desculpas a seu favor. Tampouco o caráter de Davi nos fará supor que ele seja tão frio e despreocupado nesse ponto, a ponto de omitir qualquer oportunidade de recomendar sua religião para a melhor vantagem; pois certamente nenhum mortal jamais o teve mais no coração; especialmente depois daquela declaração, que ele próprio fez no 119º Salmo, seita. 6. ( vau ) Falarei dos teus testemunhos mesmo antes dos reis, e não me envergonharei. Que maravilha, então, se Davi deveria ter instruído, e Achish lucrou nesse ponto com a conversa de Davi? Afinal, possivelmente, Achish poderia ter jurado por Jeová nesta ocasião, como o judeu fez por Jesus, a quem o velho duque de Ormond (tão apropriadamente e com uma sátira tão fina sobre essa profanação muito comum entre os cristãos) reprovou por sua segurança, ao presumir jurar como um cristão.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 29: 6 . Achish disse: Certamente, como o Senhor vive – Ele jura por Jeová, a quem Davi adorava, para que ele fosse mais crido por ele. Ou talvez ele tenha aprendido algo com Davi do Deus verdadeiro, embora ele adorasse outros deuses com ele.

Comentário de E.W. Bullinger

o SENHOR . Hebraico. Jeová . App-4.

mal. Ra hebraico “a. App-44.

os senhores não te favorecem = “tu não és bom aos olhos dos príncipes” . Ver 1 Samuel 29: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Você está na posição vertical – assim ele pensou, pois ainda não tinha ouvido falar da transação acima; Davi, dando-lhe a entender que ele estava lutando contra Israel.

Referências Cruzadas

Gênesis 16:6 – Respondeu Abrão a Sarai: “Sua serva está em suas mãos. Faça com ela o que achar melhor”. Então Sarai tanto maltratou Hagar que esta acabou fugindo.

Números 27:17 – para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Senhor não seja como ovelhas sem pastor”.

Deuteronômio 10:20 – Temam o Senhor, o seu Deus, e sirvam-no. Apeguem-se a ele e façam os seus juramentos somente em nome dele.

Josué 22:30 – Quando o sacerdote Finéias e os líderes da comunidade, os chefes dos clãs dos israelitas, ouviram o que os homens de Rúben, de Gade e de Manassés disseram, deram-se por satisfeitos.

1 Samuel 20:3 – Davi, contudo, fez um juramento e disse: “Seu pai sabe muito bem que eu conto com a sua simpatia, e pensou: ‘Jônatas não deve saber disso para não se entristecer’. No entanto, eu juro pelo nome do Senhor e por sua vida que estou a um passo da morte”.

1 Samuel 28:10 – Saul jurou-lhe pelo Senhor: “Juro pelo nome do Senhor que você não será punida por isso”.

1 Samuel 29:3 – Os comandantes dos filisteus perguntaram: “O que estes hebreus fazem aqui? ” Aquis respondeu: “Este é Davi, que era oficial de Saul, rei de Israel. Ele já está comigo há mais de um ano, e desde o dia em que deixou Saul nada fez que mereça desconfiança”.

2 Samuel 3:25 – Conheces Abner, filho de Ner; ele veio para enganá-lo, observar os teus movimentos e descobrir tudo o que estás fazendo”.

2 Reis 19:27 – Eu, porém, sei onde você está, sei quando você sai e quando retorna; e como você se enfurece contra mim.

Salmos 121:8 – O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.

Isaías 65:16 – Quem pedir bênção para si na terra, que o faça pelo Deus da verdade; quem fizer juramento na terra, que o faça pelo Deus da verdade. Porquanto as aflições passadas serão esquecidas e estarão ocultas aos meus olhos.

Jeremias 12:16 – E se aprenderem a comportar-se como meu povo, e jurarem pelo nome do Senhor, dizendo: ‘Juro pelo nome do Senhor’ — como antes ensinaram o meu povo a jurar por Baal — então eles serão estabelecidos no meio do meu povo.

Mateus 5:16 – Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

1 Pedro 2:12 – Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

1 Pedro 3:16 – Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *