Estudo de 2 Reis 23:25 – Comentado e Explicado

Não houve jamais, antes de Josias, um rei que se convertesse como ele ao Senhor, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças, seguindo em tudo a lei de Moisés; nem depois dele houve outro semelhante.
2 Reis 23:25

Comentário de Albert Barnes

E como ele … – Veja 2 Reis 18: 5 nota. Não devemos pressionar a letra de nenhuma das passagens, mas considerar os dois reis como colocados entre os melhores dos reis de Judá.

Comentário de Thomas Coke

2 Reis 23:25 . Como ele, não havia rei diante dele, etc. – Como é mencionado no louvor particular de Ezequias, cap. 2 Reis 18: 5. , Que não havia rei como ele que confiasse no Senhor Deus de Israel; portanto, a preferência dada a Josias é aqui limitada à sua volta ao Senhor de todo o coração, etc. com o que em parte significa que ele fez uma reforma mais completa e completa do que qualquer um de seus antecessores. Mas, por mais sincero que tenha sido nessa reforma, omitindo nada para restaurar a pureza da adoração de Deus, onde quer que seu poder se estendesse, ainda uma grande parte pelo menos do povo ainda estava ansiosa pela corrupção da parte anterior do reinado de Manassés. Eles realmente concordaram com a reforma atual, mas isso foi apenas pelo medo de provocar o descontentamento do rei ou de sentir a severidade de sua justiça. Seus corações não estavam certos para com Deus, como aparece completamente nos escritos dos profetas daqueles tempos; e, portanto, não vendo sinal de seu arrependimento, Deus não tinha motivos para reverter seu decreto, nem abandonar a ferocidade de sua grande ira; 2 Reis 23:26 .

Comentário de Joseph Benson

2 Reis 23:25 . Como ele, não havia rei diante dele – por seu diligente estudo da lei de Deus, e seu cuidado exato, e indústria indecisa e fervoroso zelo em expulsar idólatras e todos os tipos e aparências de idolatria, não apenas em Judá, mas em Israel também; e no estabelecimento da verdadeira religião em todos os seus domínios, e na conformação de sua própria vida, e de seu povo também, (tanto quanto ele pudesse) com a santa lei de Deus: embora Ezequias possa destacá-lo em alguns aspectos .

Comentário de E.W. Bullinger

como até. Observe a figura do discurso Epanadiplose , pela qual (para enfatizar) a afirmação começa e termina com as mesmas palavras.

alma. Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de Adam Clarke

king – Perhaps not one from the time of David; Como ele, não havia rei – talvez nenhum da época de Davi; e, moralmente considerado, incluindo o próprio Davi, ninguém jamais se sentou no trono judeu, tão verdadeiramente exemplar em sua própria conduta e tão zeloso na obra de Deus. Davi era um homem maior, mas não melhor que Josias.

Comentário de John Wesley

E como ele não havia rei diante dele, que se convertesse ao SENHOR com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força, conforme toda a lei de Moisés; nem depois dele surgiu alguém como ele.

Nenhum rei – por seu diligente estudo da lei de Deus, e seu cuidado exato, e indústria indecente e fervoroso zelo em expulsar idólatras e todos os tipos e aparências de idolatria, não apenas em Judá, mas também em Israel; e no estabelecimento da verdadeira religião em todos os seus domínios, e na conformação de sua própria vida, e de seus povos também (na medida do possível) à santa lei de Deus: embora Ezequias possa destacá-lo em alguns aspectos.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:29 – E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma.

Deuteronômio 6:5 – Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

1 Reis 2:4 – e o Senhor manterá a promessa que me fez: ‘Se os seus descendentes cuidarem de sua conduta, e se me seguirem fielmente de todo o coração e de toda a alma, você jamais ficará sem descendente no trono de Israel’.

1 Reis 8:48 – e se lá eles se voltarem para ti de todo o coração e de toda a sua alma, na terra dos inimigos que os levaram como prisioneiros, e orarem voltados para a terra que deste aos seus antepassados, para a cidade que escolheste e para o templo que construí em honra do teu nome,

1 Reis 15:5 – Pois Davi fizera o que o Senhor aprova e não deixara de obedecer a nenhum dos mandamentos do Senhor durante todos os dias da sua vida, exceto no caso de Urias, o hitita.

2 Reis 18:5 – Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele.

2 Reis 23:3 – O rei colocou-se junto à coluna real e, na presença do Senhor, fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, seus preceitos e seus decretos, confirmando assim as palavras da aliança escritas naquele livro. Então todo o povo se comprometeu com a aliança.

Neemias 10:29 – agora se unem aos seus irmãos, os nobres, e se obrigam sob maldição e sob juramento a seguir a Lei de Deus dada por meio do servo de Deus Moisés e a obedecer fielmente a todos os mandamentos, ordenanças e decretos do Senhor, o nosso Senhor.

Jeremias 29:13 – Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

Malaquias 4:4 – “Lembrem-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 7:19 – Moisés não lhes deu a lei? No entanto, nenhum de vocês lhe obedece. Por que vocês procuram matar-me? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *