Estudo de Neemias 10:29 – Comentado e Explicado

juntaram-se aos seus irmãos, às pessoas importantes, e se comprometeram com juramento a caminhar segundo a lei de Deus, dada por intermédio de Moisés, seu servo, a observar e a praticar todos os mandamentos do Senhor, nosso Deus, suas ordenações e leis.
Neemias 10:29

Comentário de Joseph Benson

Neemias 10:29 . Eles clamam a seus irmãos, seus nobres – A comunidade possuía e ratificava o que os nobres haviam feito em seus nomes, declarando seu consentimento por meio de suas palavras ou levantando suas mãos, como era o modo. Os grandes homens nunca parecem tão grandes como quando encorajam a religião, e são exemplos disso: e com isso, tanto quanto qualquer outra coisa, interessariam o mais valioso dos seus inferiores, que se apegariam a eles mais perto do que podem Imagine. Observem, seus nobres são chamados irmãos; pois nas coisas de Deus, ricos e pobres, altos e baixos, se reúnem. E entrou em maldição e juramento – Ou seja, juramento sob execração. Por juramento, obrigaram-se a andar na lei de Deus, com uma imprecação sobre si mesmos, se a violassem; desejando, provavelmente, que todas as maldições escritas na lei caiam sobre eles, se não a observarem em todas as coisas.

Comentário de E.W. Bullinger

dado. Veja App-47.

Moisés, servo de Deus. As quatro primeiras ocorrências dessa expressão na Bíblia Hebraica. Veja Daniel 9:11 . 1 Crônicas 6:49 , 2 Crônicas 24: 9 .

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

nosso Senhor. Hebraico, nosso Adonai. App-4. = nosso soberano Senhor. Compare os Salmos 8: 1 , Salmos 8: 9 .

estatutos. Veja nota em Deuteronômio 4: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Eles clamam a seus irmãos – Embora não tenham assinado este instrumento, ainda assim se comprometeram sob um juramento solene de que cumpririam as condições da aliança e andariam de acordo com a lei de Moisés.

Comentário de John Wesley

Eles clamam a seus irmãos, seus nobres, e juram e amaldiçoam, para andar na lei de Deus, que foi dada por Moisés, servo de Deus, e para observar e cumprir todos os mandamentos do Senhor nosso Senhor, e seus julgamentos e estatutos;

Seus nobres – A comunalidade concordada com os nobres nesta boa obra, grandes homens nunca parecem tão grandes, como quando encorajam a religião e são exemplos dela: e por isso, tanto quanto qualquer outra coisa, se interessariam mais valiosos de seus inferiores, que se apegariam a eles mais perto do que podem imaginar. Observe que seus nobres são chamados irmãos; pois nas coisas de Deus, ricos e pobres, altos e baixos se encontram.

Eles se apegam – Eles ratificaram o que os outros haviam feito em seus nomes, declarando seu consentimento.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 5:1 – Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse: Ouçam, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje lhes estou anunciando. Aprendam-nos e tenham o cuidado de cumpri-los.

Deuteronômio 5:32 – Por isso, tenham o cuidado de fazer tudo como o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou; não se desviem, nem para a direita, nem para a esquerda.

Deuteronômio 27:15 – “Maldito quem esculpir uma imagem ou fizer um ídolo fundido, obra de artesãos, detestável ao Senhor, e levantá-lo secretamente”. Todo o povo dirá: “Amém! “

Deuteronômio 29:12 – Vocês estão aqui presentes para entrar em aliança com o Senhor, o seu Deus, aliança que ele está fazendo com vocês hoje, selando-a sob juramento,

Deuteronômio 33:4 – a lei que Moisés nos deu, a herança da assembléia de Jacó.

2 Reis 10:31 – Entretanto, Jeú não se preocupou em obedecer de todo o coração à lei do Senhor, Deus de Israel, nem se afastou dos pecados que Jeroboão levou Israel a cometer.

2 Reis 23:3 – O rei colocou-se junto à coluna real e, na presença do Senhor, fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, seus preceitos e seus decretos, confirmando assim as palavras da aliança escritas naquele livro. Então todo o povo se comprometeu com a aliança.

2 Crônicas 6:16 – “Agora, Senhor, Deus de Israel, cumpre a outra promessa que fizeste a teu servo Davi, meu pai, quando disseste: ‘Você nunca deixará de ter, diante de mim, um descendente que se assente no trono de Israel, se tão-somente os seus descendentes tiverem o cuidado de, em tudo, andarem segundo a minha lei, como você tem feito’.

2 Crônicas 15:13 – Todo aquele que não buscasse o Senhor, o Deus de Israel, deveria ser morto, gente simples ou importante, homem ou mulher.

2 Crônicas 34:31 – Ele tomou o seu lugar e, na presença do Senhor, fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, seus testemunhos e seus decretos, cumprindo as palavras da aliança escritas naquele livro.

Neemias 5:12 – E eles responderam: “Nós devolveremos tudo o que você citou, e não exigiremos mais nada deles. Vamos fazer o que você está pedindo”. Então convoquei os sacerdotes e os fiz prometer sob juramento cumprirem o que haviam prometido.

Neemias 13:25 – Eu os repreendi e invoquei maldições sobre eles. Bati em alguns deles e arranquei os seus cabelos. Fiz com que jurassem em nome de Deus e disse-lhes: “Não consintam mais em dar suas filhas em casamento aos filhos deles, nem haja casamento das filhas deles com seus filhos ou com vocês.

Salmos 8:1 – Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus.

Salmos 8:9 – Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!

Salmos 105:45 – para que obedecessem aos seus decretos e guardassem as suas leis. Aleluia!

Salmos 119:106 – Prometi sob juramento e o cumprirei: vou obedecer às tuas justas ordenanças.

Isaías 14:1 – O Senhor terá compaixão de Jacó; tornará a escolher Israel e os estabelecerá em sua própria terra. Os estrangeiros se juntarão a eles e farão parte da descendência de Jacó.

Jeremias 26:4 – Diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor: Se vocês não me escutarem nem seguirem a minha lei, que dei a vocês,

Ezequiel 36:27 – Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.

Malaquias 4:4 – “Lembrem-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 7:19 – Moisés não lhes deu a lei? No entanto, nenhum de vocês lhe obedece. Por que vocês procuram matar-me? “

João 15:14 – Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

Atos dos Apóstolos 11:23 – Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Atos dos Apóstolos 17:34 – Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.

Atos dos Apóstolos 23:12 – Na manhã seguinte os judeus tramaram uma conspiração e juraram solenemente que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem Paulo.

Atos dos Apóstolos 23:21 – Não te deixes convencer, pois mais de quarenta deles estão preparando uma emboscada contra Paulo. Eles juraram solenemente não comer nem beber enquanto não o matarem. Estão preparados agora, esperando que prometas atender-lhes o pedido”.

Romanos 12:9 – O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *